Buscar

USUCAPIÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno (a): Luana Mikaella D. Nunes
Matrícula: 26019293
Direito das coisas
Usucapião é um direito que o indivíduo adquire na aquisição da posse de um bem, tanto móvel como imóvel em decorrência do uso do tempo de forma contínua onde ninguém tenha contestado essa posse. Em caso de imóvel, qualquer bem que não seja público, pode ser adquirida através de usucapião.
Pré-requisitos comuns a todas as modalidades de usucapião, seguem: o possuidor que requer o usucapião tem que está no imóvel com interesse de posse, explorando-o bem sem subordinação a ninguém e de uso exclusivo como se realmente fosse proprietário do imóvel; posse não pode ser clandestina, precária ou mediante violência; posse deve ser mansa, pacífica e duradoura. Destarte que uma posse clandestina, precária ou mediante violência pode transformar-se em posse mansa, pacífica e duradoura.
A usucapião extraordinária: Posse de no mínimo 15 anos, de forma ininterrupta sem nenhuma oposição; independe de justo título (documento que comprove a legitimidade da posse) e boa-fé;
Comprovada que a moradia é de forma habitual (o requerente mora com sua família no imóvel) ou que naquele imóvel tenha sido realizado benfeitorias (obras e serviços) de caráter produtivo o prazo de 15 anos pode ser reduzido para 10 anos.
A usucapião ordinária: Posse durante 10 anos de forma contínua; Depende de justo título e boa fé; Prazo reduzido de 10 para 5 anos se houver aquisição onerosa da propriedade ou caso os possuidores estiverem estabelecido o imóvel como sua moradia habitual ou ainda quando estiver realizado investimentos de interesse econômico ou social.
A usucapião especial rural: Posse durante 5 anos ininterruptos em zona rural; Limite da propriedade de até 50 hectares; Estabelecer sua moradia e a área deve ser produtiva. ossuidor não pode ter outro bem imóvel.
A usucapião especial urbana: Posse durante 5 anos ininterruptos; Não pode ter outro imóvel (rural ou urbano); Bem usado como moradia habitual. Imóvel não pode ser superior a 200 metros quadrados.
A usucapião coletiva: Imóvel em área urbana superior a 250 metros quadrados; População que ocupa o bem deve ser de baixa renda; Posse durante 5 anos de forma ininterrupta; Possuidor não pode ter outro bem imóvel (rural ou urbano).
A usucapião especial familiar, tem-se como exemplo o cônjuge ou companheiro abandona o lar; Cônjuge ou companheiro (a) possuidora do imóvel adquire o direito ao usucapião com 2 anos ininterruptos e sem objeção que utiliza o imóvel de forma habitual; Imóvel não pode ser superior a 250 metros quadrados; possuidor não pode ter outro bem imóvel (rural ou urbano).
A usucapião de bens móveis, Tem-se o ordinário, caracteriza-se por: Possuidor passa 3 anos de forma ininterrupta e contínua; depende de justo título e boa fé.
A extraordinária caracteriza-se por: Posse durante 5 anos ininterrupta e contínua não depende de justo título e boa- fé;
A usucapião extrajudicial: A usucapião extrajudicial é um procedimento regulamentado pela Lei 6.015/73 (Lei de Registros Publicos), alterado o seu artigo 216-A pela Lei 13.105/2015 (Código de Processo Civil) e pela Lei 13.465/2017, pormenorizado pelo Provimento 65 do Conselho Nacional de Justiça. * Tema que será melhor aprofundado em outra oportunidade*
Por fim, as formas impeditivas de ingresso de usucapião, tem-se como exemplos,Cônjuges na constância do matrimônio (ainda casados) não podem ingressar com ação de usucapião na propriedade que residiam. Contra os ausentes do país em serviço público da União, Estado e Município fora do país; Contra os incapazes; Contra os que estiverem em serviço das forças armadas durante guerra.

Outros materiais