Buscar

AVA Prova da Disciplina Temas e Teorias da Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVA Prova da Disciplina Temas e Teorias da Filosofia - 01
Segundo Platão o filosofar tem seu início pelo espanto e admiração da alma, isso significa que qualquer pessoa pode alcançar um nível de conhecimento filosófico. Sabe-se que em cada área do conhecimento há um método de estudo, o método filosófico de investigação é a especulação, ou seja, as análises racional e abstrata. Analise as afirmativas a seguir: I - Para Heidegger, a filosofia é um dialogar entre os filósofos. Eles se dispõem para saber a partir do ser dos entes. II - O ponto de partida do conhecimento, segundo Platão e Aristóteles, é a admiração, e admirar para os gregos tinha o sentido de espanto. III - Platão considera a distinção filosófica do falso e verdadeiro como primordial para iniciar qualquer tentativa de compreender o conhecimento. IV - O filósofo é aquele que tem como função o parto das ideias ou o auxílio da difícil tarefa de despertar a reflexão crítica, determinação dos princípios e distinção do que é verdadeiro (ou seja, o conhecimento) e o falso. Assinale a alternativa com as afirmações CORRETAS:
A
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
 
B
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
 
C
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
 
D
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Ao sistematizar a lógica Aristóteles não a considera uma ciência, pois sua funcionalidade está ligada com a noção de Organon ou um instrumento para auxiliar as ciências. O raciocínio lógico leva em conta a relação entre as premissas, formado por um conjunto de juízos ligados entre si no processo cognitivo. Considerando o estudo sobre a lógica, assinale a premissa maior do seguinte argumento: “Nem tudo o que brilha é ouro, assim como o ouro não é o único metal precioso, porque somente os metais preciosos brilham”.
A
O ouro não é o único metal precioso.
 
B
Nem tudo o que brilha é ouro.
 
C
Nenhum ouro é metal precioso.
 
D
Somente os metais preciosos brilham.
Segundo Marilena Chauí (Convite a Filosofia. Volume Único. Ensino Médio: São Paulo, Ática, 2003.), “tornar o entendimento objeto para si próprio, tornar o sujeito do conhecimento objeto de conhecimento para si mesmo é a grande tarefa que a modernidade filosófica inaugura, ao desenvolver a teoria do conhecimento.” O Racionalismo e o Empirismo, correntes filosóficas do denominado pensamento moderno, tiveram um aspecto em comum. Assinale a alternativa CORRETA que o identifique:
A
 A preocupação com o problema do conhecimento acerca da realidade, embora por métodos distintos. 
 
B
 A sua filiação aos pressupostos fundamentais do pensamento grego original. 
 
C
 O interesse especulativo com vistas à elaboração da teologia católica. 
 
D
A compreensão da Filosofia como uma disciplina exata e resultante da experiência.
Para Marilena Chauí (Convite a Filosofia. Volume Único. Ensino Médio: São Paulo, Ática, 2003, pp. 65-66), “o interesse pela consciência reflexiva ou pelo sujeito do conhecimento deu surgimento a uma corrente filosófica conhecida como fenomenologia, iniciada pelo filósofo alemão Edmund Husserl.” Para o entendimento da fenomenologia, é necessário recorrer à compreensão de três correntes filosóficas. Assinale a única alternativa que não pertence a esse conjunto:
A
O idealismo: tem como base o próprio sujeito, ou seja, a mente ou os ideais estabelecem o entendimento como correspondência que se inicia nas ideias chegando às coisas. 
 
B
A filosofia de Kant: entende que o conhecimento se dá na relação sujeito e objeto, mas não mais com a disputa entre essas duas esferas. Avalia, dessa forma, a contribuição que cada parte oferece para o conhecimento. 
 
C
Realismo: vertente que sustenta o primado do objeto, sendo a representação que realiza a ligação aos próprios objetos, às coisas que são apreendidas e impressas na mente. Na corrente, o conhecimento tem como base o próprio objeto.
 
D
A filosofia política de Rousseau: entende que o homem em estado natural é bom, a sociedade é que o corrompe.
A programação neurolinguística (PNL) é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Ensina-se às pessoas algumas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam essa informação para se desenvolver. Sobre a programação neurolinguística (PNL), analise a seguinte asserção-razão: A programação neurolinguística (PNL) é a arte, porque cada pessoa imprime sua personalidade e seu estilo a tudo que é feito, por meio do processamento de imagens, sons e sensações registrados internamente. PORQUE Todos possuem os sistemas visual, auditivo e sinestésico, sendo comum que um deles seja mais desenvolvido do que os outros, tornando-se uma predominância sensorial. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A
A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda afirmativa é falsa.
B
A primeira afirmativa é falsa, e a segunda afirmativa é verdadeira.
C
As duas afirmativas são falsas.
D
As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma consequência da primeira.
Considerado o sistematizador da lógica, Aristóteles afirma que tal forma de conhecimento é um instrumento que tem a capacidade de anteceder o exercício do pensar e da linguagem, dando-lhes o necessário para que o conhecimento e o discurso sejam realizados. De acordo com o pensamento aristotélico, assinale a alternativa que melhor caracteriza a ideia da lógica proposta pelo filósofo:
A
 A lógica é uma ciência prática, pois investiga o objeto de pesquisa não somente com a teoria, mas também com o conhecimento prático 
B
 Aristóteles considera a lógica como parte da psicologia por ser o estudo das leis do pensamento humano.
C
 A lógica é apenas organon, por isso não se enquadra na divisão das ciências proposta por Aristóteles.
 
D
 A lógica tem como fundamento a justificativa empírica, portanto, os fatos devem ser considerados mais importantes do que a formalidade do pensamento silogístico
A história da filosofia teve início na Grécia Antiga por volta do século VI a.C e tem como traço característico a busca pela compreensão da realidade por intermédio da razão que é capaz de pensar o cosmos e o próprio homem não mais pela ótica mitológica, mas pelo puro logos. Compreendendo a filosofia grega a partir da divisão em quatro períodos históricos, escolha a alternativa que corresponde a eles.
A
Período Sofista, Pré-Socrático, Socrático e Pós-Socrático.
 
B
Período Pré-Socrático, Socrático, Platônico e Aristotélico.
 
C
Período Pré-Socrático, Socrático, Escolástico e Patrístico.
D
Período Pré-Socrático, Socrático, Pós-Socrático.
No contexto da sistematização da lógica na Grécia Antiga, Aristóteles define o processo de raciocínio, do pensamento filosófico-científico tendo como base o método argumentativo por meio de silogismos. O silogismo é caracterizado pela dedução na qual de duas premissas, deduz-se uma conclusão verdadeira. Tendo esclarecido isso, assinale a premissa maior do seguinte argumento silogístico: “Todos os homens são mortais, Sócrates é homem, logo, Sócrates é mortal”.
A
Todos os homens são mortais.
 
B
Nenhum ouro é metal precioso.
 
C
 Sócrates é mortal.
 
D
Sócrates é homem.
No contexto aristotélico de discussão sobre a virtude os homens não devem buscar a felicidade na honra, nos prazeres e nem nas riquezas para provarem ser bons, os homens sábios procuram praticar sempre suas virtudes. A virtude é uma disposição para agir de uma maneira deliberada, consistindo numa mediania relativa a nós, a qual é racionalmente determinada, também é uma mediania entre dois vícios, um pelo excesso, outro pela falta. A respeito da virtude, julgue as seguintes conclusões formuladas: I - A virtude é uma mediania. II - A mediania é um vício entre dois vícios. III - O homem prudente determina racionalmente a virtude. IV - Os vícios são excessos ou faltas. V - O homem prudente é voltado para o vício. Estão CORRETAS apenas as conclusões:
A
II, III e V.
 
B
II, III e IV.
 
C
I, IV e V.
 
D
I, III e IV.
Para que haja uma comunicação, é necessária a presença de alguns elementos, tais como: destino ou destinatário, emissor oufonte, canal de comunicação, entre outros. Diante disso, assinale a alternativa correta sobre o processo de comunicação:
A
O que importa é transmitir a informação e comunicar, pois não há necessidade que a outra pessoa entenda.
B
A informação transmitida foi comunicada, mesmo não sendo recebida ou compreendida.
C
Para que haja comunicação é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda.
D
Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e entendida pelo emissor.

Continue navegando