Buscar

AV1 - Atividade Contextualizada Prática em Logística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS VANTAGENS BASEADAS NO TEMPO TÊM ORIGEM, QUAIS SÃO ESSAS ORIGENS E COMO ELAS SÃO CONSIDERADAS?
Aluno: Elton Cardoso Soares
Matrícula: 01401569
Curso: Superior Tecnológico em Logística
Existem vários tipos de vantagem competitiva, que podem ser particulares a cada segmento de negócio. Assim, para conhecer os pontos fortes da sua empresa, é necessário, além de olhar para os processos internos, olhar também para o mercado e analisar a concorrência, ou seja, externamente. Afinal o que é Vantagem Competitiva? Porter (1989) afirma que a vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue criar uma capacidade ou valor superior, que a diferencia das demais, para seus clientes.
Uma ferramenta de gestão muito útil na hora de definir pontos fortes e fracos da empresa é a análise SWOT. Como o nome já determina – Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) –, a ferramenta provê uma análise completa do cenário externo e interno, trazendo conhecimento para a organização, que resultará em um planejamento estratégico mais eficiente.
É notório que as empresas com maior capacidade de reagir pronta e rigorosamente às necessidades de seus clientes têm então maior probabilidade de atrair pedidos do que as que não o podem, dessa forma, se sobressaindo em um mundo cada vez mais competitivo. 
Assim sendo, o reconhecimento do “tempo” como variável-chave e a necessidade de minimizar s os gargalos na cadeia de suprimentos tem aumentado o grau de preocupação das empresas em anos recentes. Está então se dando atenção aos benefícios que podem surgir do aumento da responsividade em todos os estágios.
Os novos tempos exigem que as organizações sejam mais produtivas, enxutas, interligadas e ainda mais próximas do cliente. Assim, Chiavenato e Sapiro (2003) retrata que as vantagens baseadas no tempo podem ter origens externas ou internas no que se refere a organização, sendo:
· São consideradas vantagens externas à capacidade da organização em oferecer um serviço e atendimento de forma rápida a seus mercados. Isso acarreta sua aptidão em gerenciar as informações para obter imediatas percepções do ambiente de negócios para que assim possa haver uma aceleração no seu processo decisório, impactando de forma positiva no tempo de entrega do produto ou serviço ao mercado. O atendimento de qualidade ao cliente é uma estratégia de diferenciação e pode auxiliar na prospecção de novos consumidores, fidelização de clientes atuais e, por fim, no aumento de vendas.
· Já as vantagens internas são levadas em consideração a busca pela organização de vantagens competitivas tendo como base o tempo na diminuição do fluxo operacional, fazendo com que seu custo seja reduzido. Ao ser acelerado os processos, os obstáculos ficarão expostos, fazendo com que o processo decisório tenha maior qualidade. Quando a organização é bem sucedida na superação desse desafio, haverá um aumento da sua confiabilidade, tendo mais tempo para dedicar a atividade de planejamento e se tornará uma organização mais flexível.
Segundo Porter (1989) A estratégia competitiva é a busca de uma posição competidora favorável em uma indústria, o campo fundamental onde ocorre a concorrência. As estratégias competitivas são elementos criados para se tornar diferenciado no mercado atuante.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, 19° ed., Rio de Janeiro: Editora Campos.1989.
ROVINA, Jakcson. Vantagem competitiva: o que é, exemplo e como identificar na empresa? Euax, 2018. Disponível em: <https://www.euax.com.br/2018/01/vantagem-competitiva-como-identificar/>. Acesso em: 18 de fev. de 2022.
Tempo e Vantagem Competitiva. Portal Educação. Disponível em: < https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/tempo-e-vantagem-competitiva/21244#>. Acesso em 16 de fev. de 2022.
Vantagem Competitiva: Saiba como identificar a vantagem da sua empresa! Blog Zenvia, 2020. Disponível em: <https://www.zenvia.com/blog/vantagem-competitiva/>. Acesso em: 18 de fev. de 2022.

Outros materiais