Buscar

Avaliação Final de Fisioterapia Cardiovascular (DISCURSIVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A espirometria é um exame muito importante utilizado na fisioterapia. Durante o exame, o paciente insere a boca no tubo, que está conectado ao aparelho que permite medir o volume de ar inspirado e expirado, além dos fluxos respiratórios. Para a avaliação do exame, é preciso ter conhecimentos de fisiologia, mecânica respiratória e patologias pulmonares (SARMENTO, 2009).
Descreva em quais casos é indicado o uso de espirometria.
 
FONTE: SARMENTO, G. J. V. O abc da fisioterapia respiratória. Barueri: Editora Manole, 2009.
Resposta esperada
A espirometria é indicada em vários casos como a medida da extensão da redução da função pulmonar, auxílio na determinação do tipo de patologia, se é restritiva, obstrutiva ou mista, acompanhamento da progressão da doença nos pacientes, estabelecimento da linha de base na função respiratória e etc. Este exame é solicitado também para auxiliar no diagnóstico de problemas respiratórios como asma, doença pulmonar obstrutiva brônquica, bronquite entre outros.
2 Em uma reabilitação cardíaca, todos os exercícios devem ser baseados quanto ao tipo, intensidade e número de repetições. Além disso, a sua prescrição deve ser sempre individualizada, o tratamento desses pacientes é realizado em três fases, a primeira é o início do atendimento no leito hospitalar, na fase 2 o atendimento é ambulatorial, ainda na dependência hospitalar, e a terceira fase é em clínicas externas. 
Levando em consideração a reabilitação cardíaca na fase 3, disserte sobre qual linha de tratamento o fisioterapeuta pode utilizar.
Resposta esperada
A fase III começa quando o paciente apresenta uma estabilização do quadro e está preparado para continuar os exercícios físicos, mas com mais intensidade. Os exercícios devem ser elaborados de forma individualizada, de acordo com o perfil de cada paciente. Além dos exercícios físicos, através de pesos ou aparelhos de musculação, pode ser utilizado o método pilates, buscando a união das atividades de resistência com flexibilidade e respiração, o método proporciona uma elevação da capacidade funcional, força muscular periférica e respiratória, além de trabalhar o alongamento e o alinhamento postural.

Continue navegando