Buscar

2735184_2426734_Projeto de pesquisa. (3)-4

Prévia do material em texto

REINVENTAR A EDUCAÇÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS)	Comment by -: Olá, Moema!Olá, Moema!Sou a professora Ana Rosa Massolin Albrecht e vou estar corrigindo seu Projeto de Pesquisa. Caso necessário, farei comentários ao longo do trabalho.
ANGELA MARIA PASSOS ANDRRADE
RU: 2671803
MOEMA CHIMENTO DE CARVALLHO
RU: 2735184
1. Tema
Reinventando a educação no período de pandemia. Um repensar sobre o fortalecimento e/ou as fraquezas da comunicação digital em escola pública municipal no extremo sul baiano, colocando como referência especificamente à prática pedagógica dos professores neste momento.
2. Problema
Quais as dificuldades enfrentadas com uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no contexto educacional nos tempos atuais, e quando a falta de recursos tecnológicos bem como a prática educacional se tornam empecilhos?
3. Justificativa 
Desde os tempos primórdios que utilizamos técnicas para enriquecimento da educação, desde livros, trabalhos artísticos, contação de histórias até a inserção da tecnologia como meio de contribuição no processo de ensino aprendizagem.
Em pleno século 21, estamos vivenciando o fortalecimento das comunicações digitais, sendo cada vez mais inserido na vida das pessoas de todas as idades e, principalmente por crianças menores, dominando as linguagens digitais.
As TICs são um dos fatores mais importantes para as profundas mudanças no mundo e, tornam-se imprescindíveis para o desenvolvimento educacional. Porém, precisamos estar atentos para promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades principalmente no âmbito regional.
Na pandemia do Covid-19 foi imposta a nós uma nova ordem, um novo ritmo para a humanidade e, a qual ainda muitos países, como o Brasil, devido a sua grande extensão territorial e desigualdade social, não está preparado.
A proposta de inserção das TICs foi de grande relevância, porém muitos desafios e possibilidades para o uso dessas tecnologias em rede foram observadas, causando alguns empecilhos na formação do contexto educacional de aprendizagem dos docentes/discentes.
Consideramos que as tecnologias da informação e comunicação, as plataformas virtuais de aprendizagem, as redes sociais interferem de forma peculiar e marcante nos rumos da educação, sendo necessária a reestruturação inovadora, compete tanto a sociedade quanto aos profissionais de educação e os setores públicos, ações didáticas para manipular as ferramentas tecnológicas e, principalmente um investimento financeiro para equipar escolas e capacitar os profissionais de educação.
4. Objetivos
· Objetivo geral:
Investigar as dificuldades do funcionamento das tecnologias de informações e comunicações como elementos facilitadores no processo de ensino aprendizagem.
 · Objetivos específico:
Reconhecer que as TICs são agentes de desenvolvimento importante para o processo de ensino aprendizagem; 
Compreender como ocorre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação por alunos do ensino fundamental;	Comment by -: Foram encontradas semelhanças do seu texto no link abaixo:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/computacao/a-pratica-docente-concernente-ao-uso-das-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-no-ensino-fundamental.htm
Identificar as práticas docentes concernentes ao uso das TICs e sua contribuição para aprendizagem.
5. Metodologia	Comment by -: Quando o trabalho envolve uma pesquisa de campo (realizada em algum local, seja ele público ou privado; envolvendo seres humanos), é necessário aprovação do Comitê de Ética da Uninter, conforme descrito no Manual do TCC e nos outros documentos que tratam do Comitê (disponíveis no AVA). 
Conforme descrito no documento “Informações Básicas sobre o Comitê de Ética em Pesquisa Uninter”, disponibilizado no AVA:
“O CEP UNINTER indica que todas as pesquisas que envolve seres humanos seja submetida a avaliação do CEP. Alguns exemplos do que se entende sobre “envolvimento de seres humanos”: - Entrevista;- Aplicação de questionário; - Análise documental; - Análise de prontuários; - Estudo observacional;- Análise de banco de dados;- Entre outros.”A aprovação deve ser descrita na metodologia. Como você já tem uma pesquisa iniciada e o Comitê de Ética aceita apenas projetos de pesquisa ainda não iniciados, a alternativa é tornar seu trabalho exclusivamente de cunho bibliográfico, contando apenas com textos de sites, livros, artigos e outros meios para embasamento científico. 
Este trabalho realizara-se através com de coleta de dados sobre a relação/ dificuldades entre a teoria e prática da inserção das novas tecnologias na educação no período pandêmico. 
Utilizaremos a abordagem direta, através de um questionário desenvolvidos noaplicativo Google Forms, para o corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Claudionora Nobre de Melo, onde iremos quantificar esses dados.
6. Revisão bibliográfica/ Estado da arte
		Este artigo cientifico tem como objetivo apresentar e discutir mudanças nas estruturas metodológica aplicadas no período na qual estamos vivendo, e observar a capacidade dos docentes de se reinventarem. Abordando o tema sobre os recursos tecnológicos usados pelos professores da Escola Claudionora Nobre de Melo, algumas leituras foram realizadas para aprofundar o conhecimento desse trabalho na qual uma delas sita (Sampaio; Leite,1999):
Devemos observar que vivemos em uma sociedade tecnológica: no cotidiano o indivíduo do campo ou da cidade grande, ocorre situações em que a tecnologia se faz presente e nesse período da Covid 19 se fez ainda mais necessária. Assumimos então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção de conhecimento preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção e tecnologia como ferramentas a construção de conhecimento.
	 Enricone (2006) comenta que o educador, enquanto agente Educacional, necessita, além de dominar o conhecimento de suas disciplinas, ser um facilitador/mediador da aprendizagem de seus alunos. “Aparece, então, a dimensão de aprendizagem do professor, que é mais do que aprender os conteúdos e as novidades de uma área. Cada vez mais se assume que o professor é um construtivista” (ENRICONE, 2006, p.53). 
	 TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. (OLIVEIRA E MOURA, 2013, p. 89).
	 As práticas pedagógicas quanto ao uso dos aparelhos tecnológicos, devem levar em conta as dificuldades e os desafios que o docente enfrenta quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, e de que forma as supera para que o ensino não seja afetado ou insatisfatório, levando em conta suas práticas e metodologias em sala de aula no que se refere o tema.
	 Desta forma é de suma importância compreender como o professor do ensino fundamental utiliza a tecnologia a favor do ensino aprendizagem dos alunos, como também quais as práticas e métodos são utilizados pelo docente na sala de aula, na orientação dos alunos enquanto ao uso das TICs em prol do desenvolvimento cognitivo, social e cultural da criança.
7. Referências	Comment by -: Moema, este é um momento singular em nossas vidas, você está no processo da formação tão almejada e eu tenho o privilégio de acompanhar sua atividade. Na perspectiva de aprendizagem, irei fazer alguns apontamentos sobre seu trabalho, conforme exposto a seguir:- Como comentado anteriormente, foram encontradas semelhanças do seu texto com sites disponibilizados na internet. Lembre-se que a ideia do trabalho de curso é construir um artigo sobre determinada temática. Claro, você pode e deve utilizar autores para embasar teoricamente o trabalho, contudo, sempre que o fizer deve-se citar e referenciar o autor. Mesmo em sites/documentos é possível identificar o autor de um texto disponívelpara consulta.- A METODOLOGIA precisa de ajustes! Leia com atenção o comentário inserido e realize as correções necessárias!Tenha certeza do nosso compromisso com a sua formação. Bons estudos!Profa. Ana Rosa Massolin Albrecht (Especialista em Gestão e Docência em Educação Infantil; Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial).
BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÂO, Irinélia. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. Curitiba: Ed. InterSaberes, 2015.
CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Person Prentice Hall, 2010.
ENRICONE, D. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ENRICONE, D. (orgs). A docência na educação superior- sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.
OLIVEIRA, Cláudio de, MOURA, Samuel Pedrosa. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. 2015.
 SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
1

Continue navegando