Buscar

atividade contextualizada teoria da administraçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A abordagem burocrática nas organizações 
 
 Nome Completo: Lidiana Gomes Pereira
 Matrícula: 01489991
 Curso: Administração
Teoria burocrática teve início em 1940, criada pelo sociólogo Max Weber e auxilia no processo de ferramentas que contribui a manutenção de controle das empresas com os funcionários, Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo dessa forma organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns a longo prazo. Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações. A palavra burocracia é vista como uma expressão negativa, é vista como um empreendimento cuja papelada não para de se amontoar na mesa de um funcionário, dificultando soluções rápidas e eficazes de serem realizadas com destreza. Antes de desesperar, a boa notícia é que esse fundamento é eficiente por excelência, de acordo com Weber. A Teoria da Burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alçando com organização e rapidez e eficiente até os dias de hoje. Ela contribui para a organização das tarefas, a padronização dos processos e a garantia do padrão de qualidade. Sobre o ponto de vista das empresas, portanto a burocracia tem dois lados basta saber como aproveitar os seus benefícios e evitar seus pontos negativos. 
As dificuldades da burocracia que podem ocorre em algumas empresas são elas; desperdício de tempo, segundo uma pesquisa realizada pelo Bando Mundial, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com a burocracia tributária. Prejuízo financeiro, no Brasil, é estimado que cerca 1,5% do faturamento anual de uma empresa é dedicado a estrutura de tecnologia e recursos humanos para lidar com toda a burocracia. Perda de eficiência, o tempo gasto com a burocracia pode chegar a 135 dias por ano em uma empresa, segundo um estudo encomendado pela multinacional Sage consultoria Plum. Aumento da desmotivação por que essa estratégia precisa passar por um longo processo burocrático e se você desperdiçar o tempo, a conta não fecha. Falta de inovação e competitividade, inovar pede por agilidade. Agilidade para pensar muito, errar muito, prototipar, recalcular rota e fazer tudo de novo. Lentidão de processos mata qualquer tipo de inovação. Abertura à corrupção, segundo uma pesquisa realizada pela Amcham Brasil, câmara de comércio Brasil e EUA, o excesso de impostos e processos complexos são os principais fatores para ocorrerem crimes éticos e financeiros. Onde há caminhos longos, há quem queira encurta-los. 
	
REFERÊNCIAS: 
https://www.google.com/amp/s/www.infoescola.com/administracao_/teoria-burocratica-da-administracao/amp/
http://mundocarreira.com.br/sem-categoria/teoria-da-burocracia-aplicada-na-administracao-2/
https://vocepergunta.com/library/artigo/read/22541-quais-as-contribuicoes-que-a-burocracia-proporciona-para-o-sucesso-da-organizacao?msclkid=75e86430c31f11ec850f30890f24d242#question-0
https://www.ticket.com.br/blog/gestao-do-negocio/impactos-negativos-burocracia-nas-empresas/

Continue navegando