Buscar

Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso : Pedagogia
Disciplina: Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares
Professora Lilia Nantes
Acadêmico(a): Leliane Maria da Silva Lima RGM: 053.13072
Pólo: Lucas do Rio Verde-MT Data: 13/03/2022
 
Atividades das Aulas 05 a 08
1. Com os exemplos de oficinas, como propostas de educação não formal popular, cite de acordo com a “oficina dos direitos de cidadania”( (DOMBROWSKI et al., 2013)os quatro momentos importantes da oficina. 
R: primeiro momento: Sensibilização, a sensibilização é o começo para uma educação popular, em que é efetuada uma aproximação do aluno com a cidadania.
Segundo momento: Aprofundamento do tema, esse é o mais longo do tema, pois os alunos são incentivados a respeitar e pensar na sua realidade em que eles estão vivendo
Terceiro momento: Síntese, esse momento trata de um espaço em que os alunos, possam compartilhar as suas experiencias, dados a reflexão.
Quarto momento: Conclusão das atividades, esse tema deve se propor que os alunos, faça suas atividades em fóruns para debater assuntos relacionados a matéria.
2- O que você entendeu sobre o que uma Instituição Social?
R: instituição social, é qualquer lugar onde envolve convívio social como: internato, igreja, escola, presidio, essas instituições tem o papel de atuar na socialização, elas passam regras, estabelecem padrões, normas dentre outros, pois estabelecem relações culturais dentro da sociedade, aprendendo a seguir regras e como se comportar em sociedade.
3- O que você entendeu sobre “Terceiro Setor”? ( mínimo 5 linhas) 
R: terceiro setor é formado por uma organização muitas vezes sem nenhum objetivo de lucro, eles dedicam as questões sociais para ajudar pessoas, muitos deles não precisam de gestão externa, mas precisa de um líder para organizar a instituição, muitos deles são remunerados, pois, sem líder pode virar uma bagunça, entretanto, podemos dizer que o terceiro setor é a junção de uma instituição, onde o objetivo principal é a melhoria da qualidade de vida das pessoas que precisam de ajudar, ou seja pessoas necessitadas.
4 ) A educação é dividida em: 
I) EDUCAÇÃO FORMAL é desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. 
II) INFORMAL não está submetida a ordenamentos jurídicos do Estado, estabece toda atividade educativa organizada e sistemática, na qual acontece fora do sistema oficial de ensino, com o objetivo de facilitar determinados tipos de aprendizagem a certos grupos da população.
III) EDUCAÇÃO NÃO FORMAL é a que se aprende "no mundo da vida", por meio de processos de compartilhamento de experiências, especialmente em espaços e ações coletivos rotineiros (GOHN, 2012). 
5- Assinale a alternativa correta:
a) A afirmação II é falsa.
b) As afirmações I e II são verdadeiras.
c) A afirmação III é falsa.
d) As afirmações II e III são verdadeiras.
e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
6) Indique a alternativa incorreta. 
a) A gestão deve equilibrar o serviço oferecido em relação aos objetivos prioritários da organização e dos recursos disponíveis; coordenar os serviços estabelecendo critérios e prioridades, tanto para o trabalho individual como para o familiar.
b) A gestão deve encaminhar casos para outros serviços, trabalhá-los em conjunto ou buscar alternativas para as necessidades que se apresentam. 
c) A gestão deve realizar acompanhamentos e avaliar resultados com a equipe de profissionais quando tratar de processos de inclusão.
d) A gestão deve contatar com instituições e grupos facilitando o conhecimento de iniciativas e beneficiando o contato com grupos de pessoas com ideias comuns. 
e) A gestão deve afastar-se de grupos de trabalho e reforçar ao máximo o potencial humano.

Outros materiais