Buscar

Gestão da Comunicação Integrada - Aula 11 (Novas Tecnologias)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de Comunicação Integrada
Aula 11
Novas FERRAMENTAS:
marketing viral
Marketing Viral 
d e f i n i ç ã o:
O termo “viral” está relacionado diretamente com a internet, como um vírus que infecta um usuário, que logo retransmite a outros;
Marketing Viral 
a p l i c a ç ã o:
Como toda ferramenta inovadora, deve ser utilizada com cuidado, com a ética e as orientações da boa educação no uso da internet.
Mensagens de novidades, principalmente relacionadas à prestação de serviços, por meio de sites ou incentivos a ações de relações públicas, tais como campanhas sociais e culturais, costumam gerar marketing viral, pois são interpretadas como o oferecimento de um benefíco a mais aos usuários da rede
Marketing Viral 
a p l i c a ç ã o:
Prepare-se para um tráfego gigantesco: no marketing viral, não há meio-termo. Ou sonhe alto ou falhe pesado. Se uma de suas campanha tiver 400 mil redirecionamentos ao seu website em um dia, mas o serviço de hospedagem não suportar o tráfego, isso promoverá o efeito contrário ao que você deseja. Portanto, esteja preparado!
Marketing Viral 
a p l i c a ç ã o:
Planeje a monetização: tráfego alto não significa grandes receitas. É preciso traçar um plano preciso de como a empresa irá converter isso em dinheiro.
Marketing Viral 
a p l i c a ç ã o:
A ideia é tudo: 
1. O conteúdo tem que ser interessante para as pessoas. Ninguém irá clicar em um link do Facebook se não houver algo que lhe chame a atenção. Você pode deixar seu conteúdo mais interessante ao colocar elementos como estatísticas e perguntas engraçadas, seguindo as sugestões do Google Trends. 
2. Trabalhe em cima de sentimentos. Pessoas compartilham conteúdos que as fizeram ter sentimentos e sensações. Elas se comunicam quando ficam emotivas.
Marketing Viral 
a p l i c a ç ã o:
Espere um pouco para monetizar: os usuários costumam detestar propagandas online. Antes de a sua campanha realmente se tornar viral, é preciso esperar para ter um volume de tráfego suficiente. Só após isso acontecer você deve começar a monetizar - mas não sature sua página com conteúdo que possa irritar seu visitante.
Marketing Viral 
a p l i c a ç ã o:
Estimule o compartilhamento: pode soar simples, mas convidar as pessoas a compartilhar causa uma grande interação entre os usuários.
Marketing Viral
E x e m p l o s:
https://www.youtube.com/watch?v=pyV57QlGUGI
https://www.youtube.com/watch?v=1DcsvzXfoZU
https://www.youtube.com/watch?v=b76yN4MrQQg
https://www.youtube.com/watch?v=aXxvB8SnmH8
Quiz
Quiz – Comunicação Integrada de MKT
Regras preliminares:
	4 grupos reunidos
	Os grupos devem conter JOR e MKT
	Cada grupo deve eleger um porta-voz
	A cada resposta 100% correta o grupo ganha 1 	ponto no quadro geral do quiz
	O grupo vencedor ganha 0,5 ponto extra na 	média de AV2
	
Regras do jogo:
	O grupo A sorteia uma questão que deve ser 	respondida pelo grupo B.
 O grupo B tem 1 minuto para rapidamente 	formular a sua resposta que deve ser 	pronunciada em voz alta pelo seu porta-voz.
 Em caso de acerto de 100% da questão, o ponto 	vai para a equipe. 
 Em caso de erro ou acerto parcial da questão, o 	grupo A tem a oportunidade de completar a 	resposta e reverter o ponto para si.
Quiz – Comunicação Integrada de MKT
 Os demais grupos não podem se manifestar 	durante as 4 primeiras etapas. Porém, caso	 	nenhuma das equipes competidoras consiga 	elaborar uma resposta 100% correta, os grupos 	de fora podem pedir para responder.
 Mas atenção: caso o grupo de fora (C ou D) que 	pediram a palavra, não responda de maneira 	100% correta, o grupo recebe a penalidade de 	menos 1 ponto no quadro geral do quiz.
 Concluídas as etapas anteriores, o mesmo 	processo recomeça entre os grupos B-C; C-D e 	D-A, sucessivamente.
Quiz – Comunicação Integrada de MKT
Outros casos:
Em caso de empate entre 2 ou mais equipes, os porta-vozes das equipes empatadas vão se dirigir até à frente do quadro branco e ler uma definição conceitual para os colegas de grupo. Estes terão apenas uma chance para responder à qual conceito a definição pertence. Cada definição 100% correta vale 2 pontos no quadro geral. Persistindo o empate, as equipes empatadas ganharam 0,5 pt extra na média de AV2.
Quiz – Comunicação Integrada de MKT
Vamos jogar?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais