Buscar

Condicionamento respondente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Condicionamento respondente
Respostas incondicionadas (RI): respostas (reflexos) provocadas por estímulos incondicionados (EI), não aprendidas e involuntárias. Ex: contração da pupila quando exposta a luz intensa; tossir; salivar.
Estímulo condicionado: quando um estímulo neutro é associado a um estímulo incondicionado. EN+EI=EC
Condicionamento respondente: pode ser chamado de condicionamento clássico ou condicionamento pavloviano. O experimento realizado por Pavlov mostrava que quando o cachorro recebia carne (EI), ele salivava logo em seguida (RI). EI→RI. Depois disso, um metrônomo foi colocado e toda vez que a carne (EI) ia ser entregue, o metrônomo fazia barulho e só de ouvir o barulho (EN), o cachorro já salivava (RC). EN+EI=RC.
Condicionamento de ordem superior: acontece quando um EN é associado a um EC. Se Pavlov, depois de associar o som do metrônomo com a comida, associasse algum outro estímulo, provavelmente o cachorro salivaria só de ver esse outro estímulo, mesmo sem ouvir o metrônomo. 
EI→RI
EN+EI=EC→RC
EN+EC→RC
Respostas emocionais condicionadas: “a resposta emocional condicionada pode ser referida como reação emocional aprendida ou resposta a determinado estímulo condicionado”. 
Extinção de respostas condicionadas: apresentação repetida do estímulo condicionado sem apresentar o estímulo incondicionado. “Processo de se enfraquecer a associação entre um Estimulo Condicionado e um incondicionado a qual ele foi pareado anteriormente. Com isso se espera que o produto do pareamento (a resposta condicionada) deixe de ser emitido”. Antes, a associação de um EN com um EI, gerou um EC que só continua ocorrendo na presença desse mesmo EI. Se o EI para de ser apresentado, o EC volta a ser um EN e para de influenciar a resposta. 
Recuperação espontânea: depois da extinção, se o EC for apresentado novamente na presença do EI, a RC pode voltar a ocorrer. 
Discriminação do comportamento respondente: quando a RC é evocada por um único EC. Ex: ser atacado por um pastor alemão e sentir medo dos cães que são dessa raça. 
Generalização do comportamento respondente: quando estímulos semelhantes ao EI são apresentados sem que ele esteja presente e mesmo assim induzem uma RC. Ex: sentir medo de todos os cachorros porque foi atacado por um uma vez.
Distinção entre condicionamento respondente e operante
Condicionamento clássico: 
· Descrito pela primeira vez por Ivan Pavlov, um fisiologista russo;
· Envolve a colocação de um sinal neutro antes de um reflexo;
· Concentra-se em comportamentos automáticos e involuntários. 
Condicionamento operante:
· Descrito pela primeira vez por BF Skinner, um psicólogo americano;
· Envolve aplicação de reforço ou punição após um comportamento;
· Concentra-se no fortalecimento ou enfraquecimento dos comportamentos voluntários.

Continue navegando