Buscar

RESUMO ARTIGO NATACAO (PRONTO)

Prévia do material em texto

SUPLEMENTAÇÃO POR ATLETAS DE NATAÇÃO
Aluna: Cristiane Gomes Garcia
O treinamento intensivo exercido por atletas da natação constitui um processo, ao qual, leva o organismo a sofrer alterações fisiológicas e desgastes nutricionais significativos. De forma a enfatizar a necessidade de cuidados com a alimentação para evitar maiores prejuízos à saúde e atestar o desempenho esperado durante os treinos ou competições esportivas.
Segundo Bianco e colaboradores (2011, p. 04), O Brasil se encontra em 2º lugar entre os países com maior índice de uso de suplementos alimentares no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Podendo este, ser resultante do fato de alguns produtos, como bebidas energéticas, não necessitarem de pré-aprovação do FDA (Food and Drug Administration) para vendas, visto que substâncias encontradas nestes produtos como o guaraná, a taurina e multivitamínicos não são regulados pela instituição, facilitando o acesso aos mesmos.
Os suplementos mais utilizados por atletas da natação são compostos por carboidrato, proteína, creatina, BCAA, vitaminas e minerais. Todavia, é imprescindível o acompanhamento profissional com nutricionistas, os quais levam em consideração fatores como: o tipo de esforço, a intensidade e o tempo do exercício exercido pelo atleta, na prescrição da quantidade de suplementação a ser utilizada.
Adentrando as informações supracitadas o uso constante de suplementos ricos em carboidrato se dá devido ao mesmo constituir-se como combustível energético durante o exercício de alta intensidade como a natação. Portando, uma dieta com déficit em carboidratos esgota rapidamente o glicogênio muscular e hepático, afetando assim o desempenho no exercício máximo de curta duração (anaeróbio) e nas atividades de endurance (aeróbia), impedindo o processo de fadiga central.
As proteínas, por sua vez, garantem o aporte nutricional necessário para manter a composição de corpo, construção e reparação do tecido muscular para manter bom desempenho, além de evitar o catabolismo muscular e promove o aumento de massa muscular horas após o exercício. 
O uso da tríade proteína, BCAA e creatina está atrelado diretamente a busca por resultado efetivo para ganho de força e massa muscular, sendo associado ao trabalho de força. Por fim, a ingestão de vitaminas e antioxidantes se dá, em sua maioria, por deficiência no consumo de frutas, legumes e verduras nas refeições diárias.
Portanto, conclui-se que apesar do amplo uso de suplementos alimentares por atletas da natação, poucos buscam acompanhamento profissional. Sendo de suma importância a avaliação clínica propiciada pelo nutricionista no processo de adequar e reeducar hábitos alimentares antes, durante e após os treinos, preservando assim sua saúde e consequentemente resultando em performances desejadas durante as competições.
 	
Referência Bibliográfica:
Bianco, A.;e colaboradores. Protein supplementation in strength and conditioning adepts: knowledge, dietary behavior and practice in Palermo, Italy. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol.8 Núm. 25.2011. Disponível em: http://www.jissn.com/content/8/1/25. Acesso em: 10/04/2013

Continue navegando