Buscar

apresentacao do projeto keisel

Prévia do material em texto

Universidade Wutivi – UniTiva
Faculdade de Engenharia, Arquitectura e Planeamento Físico
Engenharia de Minas “A”
Cadeira: Mineração a céu aberto
ANÁLISE DOS IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO DESMONTE COM O USO DE EXPLOSIVOS NA PEDREIRA HAILIFEI 
Discente: Keisel Filipe Chin Lone 321247
Introdução 
Entre as diversas actividades humanas e económicas, a mineração tem sido uma das que mais têm gerado alterações não somente ao meio ambiente, mas também na própria vida do homem, muitos dos quais de difícil resolução ou às vezes de solução socioeconómica inviável, ou insustentável. 
30/11/2021
2
Apresentação do problema 
A actividade de extracção mineral produz significativa degradação ao meio ambiente tais como, poluição do ar através de partículas, geração de ruídos, poluição das águas danos a fauna e flora e destruição da paisagem local.
30/11/2021
3
Problema de pesquisa 
A quando da visita de estudos a Pedreira Hailifei, localizada no distrito de Namaacha na Província de Maputo, foi possível identificar alguns impactos ambientais advindos da operação de desmonte de rochas, sendo eles vibrações de terreno, emissão de poeiras e altos níveis de ruídos.
Diante a problemática acima levantada coloca-se a seguinte pergunta de partida:
De que forma o plano de fogo pode ser feito para redução de impactos ambientais resultantes do desmonte de rochas com o uso de explosivos na pedreira Hailifei?
30/11/2021
4
Hipóteses 
H1: Elaboração de um plano de fogo adequado para maciço rochoso explorado na pedreira.
H2: A redução da malha de perfuração e do diâmetro dos furos.
30/11/2021
5
Relevância do tema
A pesquisa surge no âmbito de elaboração de trabalhos de campo para a criação dos relatórios onde fazia em fase as etapas de extracção: Desmonte, carregamento e transporte.
No que diz respeito a escolha do tema em causa, a ideia surge durantes as pesquisas de estudo na pedreira Hailifei localizada na província de Maputo, no distrito de Namaacha, posto administrativo de Mafuiane e a uma distancia de 60km da Cidade de Maputo.
30/11/2021
6
Objectivos 
Objectivos específicos 
Propor um plano de fogo para a Pedreira Hailifei com vista a redução dos impactos ambientais resultantes do desmonte de rochas com o uso de explosivos.
Objectivos gerais 
Caracterizar o empreendimento e as técnicas utilizadas no desmonte de rocha;
Avaliar a vulnerabilidade socioeconómica das populações do entorno da mineração;
Analisar a inter-relação de causa e efeito provenientes da interacção entre a actividade de desmonte de rochas e os aspectos sociais, económicos e ambientais;
Comparar o plano de fogo aplicado pela empresa com o proposto pelo autor.
30/11/2021
7
Fundamentos da teoria 
30/11/2021
8
Impactos ambientais 
Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, provocadas por acção humana (MOREIRA,1993). Na década de 70 a preocupação com a problemática ambiental ganha destaque em virtude das repercussões internacionais dos impactos ambientais ocasionados por grandes projectos de desenvolvimento implantados nesta década, e a consequente superexploração dos recursos naturais; surgem, então, uma conscientização e difusão mundial acerca desse tema e no Brasil esta temática é incorporada em meados dos anos 80.
30/11/2021
9
Plano de fogo
Segundo Geraldi (2011), Plano de Fogo é o projecto executivo para o desmonte de rocha com uso sistemático de explosivos, onde serão definidos e apresentados preliminarmente: O plano de perfuração, a qualificação e quantificação de explosivos, os esquemas de ligação e iniciação entre os furos que serão detonados.
30/11/2021
10
Desmonte de rocha 
Segundo Geraldi (2011), tomados estes cuidados para a elaboração do projecto, parte-se então para a etapa de execução, em que para seu perfeito funcionamento, é necessária em campo a preparação das frentes livres de escavação. Estas frentes devem ser bem definidas para se obter os melhores resultados possíveis nas operações de perfuração, detonação, carga e transporte do material detonado. O melhor procedimento é dividir o perfil topográfico do maciço rochoso em praças de serviços, criando inicialmente duas ou mais frentes independentes de ataque. 
30/11/2021
11
Plano de fogo
Segundo Ricardo e Catalani (2007), existem vantagens em se adoptar, em determinados casos, face inclinada para a bancada, porque:
Redução da sobre furação no pé da bancada;
Economia de explosivo, reduzindo-se o consumo por metro cúbico escavado;
A face da bancada torna-se mais segura, talude inclinado, sempre mais seguro que o vertical. 
30/11/2021
12
Perfuração da rocha
Segundo Silva (2009), a perfuração da rocha é a primeira das operações a realizar no campo mineiro. O objectivo consiste em abrir espaços, neste caso furos, com distribuição espacial adequada ao maciço, onde posteriormente se irá alojar o explosivo e os acessórios que facultaria a detonação e consequentemente a fragmentação de rocha. 
30/11/2021
13
Equipamentos de perfuração 
Tipos de Perfuratrizes
Segundo Ricardo e Catalani (2007), os furos feitos a distâncias predeterminadas, em diâmetros que no Brasil varia de 33 mm a 100 mm, requerem a utilização da perfuratriz, sistemas de avanço, apoio e locomoção e fonte de ar comprimido. As perfuratrizes usadas na escavação de rocha são classificadas em: percussivas, rotativas, percussivo-rotativas e de furo-abaixo (DTH).
Percussivas
A perfuratriz percussiva reproduz um giro na broca, imediatamente após cada golpe. Esse giro, sempre de um pequeno arco de círculo, é, portanto, descontínuo. Assim, ocorre a perfuração manual, caracterizada por dois movimentos distintos e independentes: golpeamento da broca, seguido de rotação da broca. O accionamento geralmente é por ar comprimido, mas também à gasolina (para pequenos trabalhos) ou hidráulica (muito pesadas) (RICARDO E CATALANI, 2007).
30/11/2021
14
Equipamentos de perfuração 
Rotopercursiva 
O equipamento é montado sobre uma plataforma, permitindo uma maior facilidade de locomoção e não há percussões, pois a perfuratriz transmite à broca somente movimento de rotação, podendo demolir a rocha por corte, abrasão e esmagamento. São utilizadas para furos de grandes profundidades, como prospecções geológicas, poços artesianos, prospecção e exploração de poços petrolíferos. Também utilizados para perfuração das rochas para a introdução de explosivos (RICARDO E CATALANI, 2007).
Percussivo-rotativas
Ao contrário da perfuratriz percussiva que apresenta porte menor e tem rotação da broca descontínua, as perfuratrizes percussivo-rotativas possuem percussões sobre a broca, além da rotação contínua. Geralmente utilizada para perfuração de diâmetro maior (38 mm a 89 mm), podendo chegar a 125 mm. O movimento da rotação pode ser produzido por motor de pistões, colocado no cabeçote do equipamento ou por motor independente. Ambos a rotação é reversível, facilitando, assim, o alongamento da broca e a retirada da perfuração (RICARDO E CATALANI, 2007).
30/11/2021
15
Equipamentos de perfuração 
Furo-baixo
Ao se atingir profundidades razoavelmente grandes para o avanço do furo, o esforço percussivo produzido na superfície é transmitido por meio das hastes até a extremidade do furo, acarretando uma dissipação de energia prejudicando o avanço da perfuração. A perfuratriz furo-abaixo evita essa dissipação de energia, uma vez que o mecanismo de percussão está na extremidade da broca, junto à coroa, parte mais extrema da broca e que efectivamente trabalha contra a rocha. Geralmente é aplicada em pedreiras de bancadas altas, acima de 20 m e possui um diâmetro de 75 mm a 225 mm. As vantagens é que a limpeza do furo é mais eficiente e o rendimento em metros de furo é maior para a mesma quantidade de ar comprimido, e, as desvantagens, em que a velocidade de perfuração e a vida útil das pastilhas são menores, não trabalham muito bem em rochas fracturadas ou na presença de água (RICARDO E CATALANI, 2007).
30/11/202116
Dimensionamento e selecção das perfuratrizes
Para seleccionar e dimensionar as perfuratrizes deve-se seguir alguns parâmetros, como:
Velocidade de perfuração dos equipamentos;
Litologia dos maciços rochosos – tipo de rocha a perfurar;
Condições estruturais dos maciços rochosos.
30/11/2021
17
Explosivos e Acessórios de Detonação 
Explosivo é uma substância que sofre transformações rápidas e violentas ao ser iniciada, passando para o estado gasoso em um curto espaço de tempo, gerando grande quantidade de energia na forma de calor e de altas pressões (GERALDI, 2011).
30/11/2021
18
Propriedades dos Explosivos
É importante conhecer as propriedades dos explosivos, pois, com os diferentes tipos do mesmo, cada um será utilizado para um tipo de serviço. Do ponto de vista da escavação a céu aberto, as propriedades são classificadas em (RICARDO E CATALANI, 2007):
Forca;
Velocidade; 
Sensibilidade;
Resistência à água;
Densidade Segurança no manuseio. 
30/11/2021
19
Tipos de Explosivos 
Segundo Ricardo e Catalani (2007), os explosivos usados em operações minerais são do tipo: Pólvoras negras, Dinamites, ANFO, Granulados, Lamas explosivas, Emulsão encartuchada, Emulsão Bombeável, etc. 
30/11/2021
20
Escolha de explosivos 
Segundo Ricardo e Catalani (2007), para que se possa escolher o tipo de explosivo certo, é necessário levar em consideração alguns factores, como:
Dureza da rocha (dura, média, branda);
Tipo de rocha (ígnea, metamórfica, sedimentar);
Natureza da rocha (homogénea fracturada);
Presença de água;
Região a que se destina (carga de fundo, carga de coluna); 
Diâmetro dos furos;
Custo.
30/11/2021
21
Carregamento dos Explosivos
O carregamento é a introdução dos explosivos nas perfurações e deve ser feito com bastante cuidado, pois além dos riscos gerados, depende do carregamento a eficiência do fogo (RICARDO E CATALANI, 2007). 
Segundo Correia (2011), o carregamento dos furos é o processo de introdução do explosivo dentro dos furos, esse processo de carregamento deve ser cuidadosamente executado, realizando primeiramente a limpeza dos furos, eliminando os detritos de perfuração e a água.
30/11/2021
22
Plano de Fogo
Denomina-se Plano de Fogo, o projecto executivo para o desmonte de rocha com uso sistemático de explosivos, onde serão definidos e apresentados preliminarmente (GERALDI, 2006): 
O plano de perfuração;
A qualificação e quantificação de explosivos;
Os esquemas de ligação e iniciação entre os furos que serão detonados
30/11/2021
23
Escolha do Plano de Fogo
O plano de fogo considerado o mais adequado para um determinado trabalho de desmonte de rocha, dependerá, em primeiro lugar, do equipamento disponível para sua execução. Atendidas as limitações do equipamento, é possível mais de um plano de fogo 31 factível. Opta-se pelo mais económico, desde que seja eficiente, desmontando a rocha em blocos de dimensões compatíveis com a finalidade do desmonte. 
30/11/2021
24
Área de estudo 
30/11/2021
25
Enquadramento geográfico
A pedreira Hailifei localiza-se a sul de Moçambique, sudoeste da província de Maputo, no distrito de Namaacha, posto administrativo de Mafuiane a uma distância de 60km da cidade de Maputo. 
30/11/2021
26
Enquadramento geológico 
Geologia regional
Do ponto de vista geológico, a área em estudo faz parte do distrito de Namaacha que insere-se na bacia sedimentar de Moçambique, sul de save. 
Geologia local
A área em estudo insere-se nas rochas ígneas da série Stronberg pertencente ao Karoo Superior. É caracterizada por uma sequência alternada de basaltos e riolitos que são mais resistentes a meteorização, com relação aos basaltos formam cadeias montanhosas e os basaltos formam vales que intercalam os riolitos.
30/11/2021
27
Descrição da empresa
A empresa Hailifei é uma pedreira que extrair riolitos a céu aberto, para produção de brita para a venda.
Em termos de equipamentos de perfuração é uma perfuratriz roto-percursiva que é acoplada a seis hastes que são usadas para fazer os furos para posterior carregamento e transporte, e usam o explosivo ANFO para a sua detonação.
30/11/2021
28
Metodologia 
Para a materialização do presente trabalho, foram definidos como métodos e técnicas de pesquisa, os seguintes:
Métodos 
De procedimentos 
Técnicas 
Recolha de dados 
Técnica de Observação Directa
Revisão bibliográfica
30/11/2021
29

Continue navegando