Buscar

Formação Social, Histórica e Política do Brasil Avaliação Final (Objetiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação Social, Histórica e Política do Brasil – Avaliação Final (Objetiva) 22/04/2022 - 22/05/2022
01 – No período da história conhecida como “Primeira República”, ou “República Velha”, ou “República Oligárquica”, ou, ainda, em “República do Café com Leite”, houve vários exemplos de manifestações populares que resultaram em confronto com o governo republicano. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta algumas delas:
A) Revoltas regionais conhecidas como Cabanagem (1835-1840), Balaiada (1838-1841), Sabinada (1837-1838), Farrapos (1835-1845), entre outros.
B) Revolução Constitucionalista (1932), Intentona Comunista (1935), Levante Integralista (1938), Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (1938) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
C) Guerra de Canudos (1896-1897), Guerra do Contestado (1912-1915), Revolta da Vacina (1904), Revolta da Chibata (1910) e o movimento conhecido como “Tenentismo”, que deu origem a uma série de levantes militares durante a década de 1920.
D) Guerra da Cisplatina (1825-1828), entre Brasil e Argentina pela posso da Província de Cisplatina, conhecido hoje como Uruguai, e a Guerra do Paraguai (1864-1870), conflito armado travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai
02 – Os Atos Institucionais são peças extremamente importantes da dinâmica política do Regime Militar. Eles podiam ser baixados a qualquer hora e sem exposição de motivos, ainda que fossem justificados conforme a necessidade de cada governante general. Atropelando qualquer prerrogativa constitucional, os AIs, como eram chamados, expressavam o desequilíbrio entre os Três Poderes característico da ausência de normalidade jurídica, que concentrava excessivamente no Poder Executivo os processos decisórios. Qual Ato Institucional teve maior impacto na vida política e dos cidadãos?
A) AI-3.
B) AI-1.
C) AI-5.
D) AI-10.
03 – Mais corretamente denominados de “pacotes econômicos”, os planos pós-ditadura não visaram transformar as estruturas econômicas do país, mas ajustá-las dentro do contexto de crise global, utilizando-se de medidas recessivas (para desaquecer a economia e buscar a retomada de seu funcionamento numa dinâmica mais “natural”), mas tais pacotes não surtiram o efeito desejado, sendo necessário o lançamento de novas alternativas. Só no governo Sarney foram quatro planos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o Plano Cruzado:
A) Lançado em fevereiro de 1986, foi um conjunto de medidas de contenção da inflação, pelo qual os mercados funcionavam parcialmente e a União controlava preços, salários e câmbio.
B) Em junho de 1987, voltou-se ao congelamento de preços, salários e tarifas, para tentar debelar a inflação.
C) Foi anunciado em janeiro de 1989, como mais um choque econômico visando à desindexação da economia. Salários, aposentadorias e aluguéis foram corrigidos pela média real dos últimos doze meses e congelados. 
D) Foi uma série de mais de trinta medidas (decretos e decretos leis), adotadas em novembro de 1986, para corrigir os defeitos do primeiro plano. 
04 – Ao estudarmos sobre a Formação do Brasil, foi possível compreender um período denominado República, que refere-se ao momento histórico do nosso País em que o Regime Republicano foi instaurado, ou seja, desde a Proclamação da República, ocorrida em na data de 15 de Novembro de 1889. No que se refere a esse período, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O período da História do Brasil que conhecemos como Brasil República ou Brasil Republicano teve início com a Proclamação da República (1889) e vai até os dias atuais.
B) Sobre a Política do Café com Leite, a maioria dos presidentes dessa época eram políticos de Minas Gerais e São Paulo. Esses dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário político da República. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e do leite (mineiro).
C) É marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros que eram trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.
D) Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca tornou-se Chefe do Governo Provisório.
05 – Em novembro de 1931, ocorreu o primeiro movimento de pressão mais consistente pela convocação da Assembleia Constituinte, vindo das principais lideranças políticas do Rio Grande do Sul. Reunidos no interior, os dois partidos gaúchos, Republicano e Libertador – coligados na Frente Única Gaúcha desde 1929 durante a campanha presidencial de Getúlio Vargas –, exigiam a convocação das eleições. Em São Paulo, nessa altura, o cenário político era bastante tenso. O ano de1931 chegava ao final sob o governo do coronel Manuel Rabelo, o terceiro interventor estadual desde a vitória da Revolução de 1930. Quem participou da primeira interventoria? 
A) A última interventoria no Estado fora assumida por João Alberto, um dos principais comandantes da famosa Coluna Prestes (1924-26) e ligado aos “tenentes”. Isto empolgou os políticos paulistas do Partido Democrático, agremiação de apoio ao regime derrubado, oposição aos revolucionários desde o início da Campanha da Aliança Liberal, em 1929.
B) A primeira interventoria no Estado fora assumida por João Alberto, um dos principais comandantes da famosa Coluna Prestes (1924-26) e ligado aos “tenentes”. Isto empolgou os políticos paulistas do Partido Democrático, agremiação de apoio ao regime derrubado, oposição aos revolucionários desde o início da Campanha da Aliança Liberal, em 1929.
C) A primeira interventoria no Estado fora assumida por João Alberto, um dos principais comandantes da famosa Coluna Prestes (1924-26) e ligado aos “tenentes”. Isto frustrou os políticos paulistas do Partido Democrático, agremiação de oposição ao regime derrubado, também aliada dos revolucionários desde o início da Campanha da Aliança Liberal, em 1929.
D) A primeira interventoria no Estado fora assumida por João Gilberto, um dos principais comandantes da famosa Coluna do Meio (1925-26) e ligado aos “tenentes”. Isto frustrou os políticos paulistas do Partido Democrático, agremiação de oposição ao regime derrubado, também aliada dos revolucionários desde o início da Campanha da Aliança Liberal, em 1929.
06 – O Plano Real foi um programa de estabilização econômica cujo objetivo principal era o de controlar a inflação, área em que obteve êxito. Foi composto de três fases. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
A) 1ª fase – (ortodoxa) – contemplou um ajuste fiscal, para equacionar o desequilíbrio orçamentário da União. 2ª fase – (heterodoxa) – tentativa de eliminar a inércia inflacionária, através da introdução de uma nova unidade de conta, a Unidade Real de Valor (URV). 3ª fase – transforma-se a URV em Real.
B) 1ª fase – (heterodoxa) – Objetivou-se, nessa fase, promover todos os ajustes de preços relativos com base nesse índice, tornando previsível a participação dos diversos agentes na renda nacional, reduzindo conflitos agudos na distribuição de renda; 2ª fase – (heterodoxa) – tentativa de eliminar a inércia inflacionária, através da introdução de uma nova unidade de conta, a Unidade Real de Valor (URV). 3ª fase – Criou-se o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).
C) 1ª fase - todos os preços passaram a ser estabelecidos pela URV e transformados em real; 2ª Os valores continuaram a ser referenciadas e equivalente em Cruzeiro Real; 3ª fase – Criou-se o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).
D) 1ª fase – (heterodoxa) – Objetivou-se, nessa fase, promover todos os ajustes de preços relativos com base nesse índice, tornando previsível a participação dos diversos agentes na renda nacional, reduzindo conflitos agudos na distribuição de renda; 2ª fase – (heterodoxa) – tentativa de eliminar a inércia inflacionária,através da introdução de uma nova unidade de conta, a Unidade Real de Valor (URV). 3ª fase – Criou-se o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).
07 – (ENADE, 2010) A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado de 'desenvolvimentismo', que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado:
A) Realiza investimento em infraestrutura econômica, combinando-o a um esforço de enxugamento dos gastos públicos.
B) Assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
C) Atua menos no campo econômico e concentra-se em seu papel como agente político.
D) Enfatiza a construção de grandes monopólios e o saneamento da economia para reduzir a inflação e o déficit público.
08 – Esse marco histórico brasileiro ocorreu em 1964 e teve seu fim somente em 1985, com a primeira eleição direta para primeiro presidente civil. É caracterizado como período de execução de políticas desenvolvimentistas, porém, com estagnação de direitos sociais e ausência de participação popular em decisões políticas (democracia). Qual o nome desse processo histórico?
A) Ditadura Militar.
B) República das Oligarquias.
C) Diretas Já.
D) Oligarquia.
09 – Na segunda metade do século XX o país ingressou num período de profundas e rápidas transformações econômicas, quando suas estruturas foram se alterando, definitivamente, no sentido de uma transição, para o modelo urbano industrial, a crescente concentração de renda e a integração dependente em relação ao capitalismo internacional. Este projeto, denominado de desenvolvimentista, veio da necessidade de modernizar o Brasil. Considerando essa premissa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A política econômica dos governos militares foi toda voltada para a consolidação e expansão da produção industrial brasileira, modernizando o sistema econômico capitalista. Essa modernização se caracterizou como uma “modernização liberal”.
( ) O golpe de 1964 foi dado em meio a uma grave crise que acometeu a economia brasileira desde 1962. Uma das justificativas para a ação militar que resultou no golpe foi justamente a promessa de solucioná-la. No entanto, essa crise se estendeu até 1969, quando se iniciam as mostras de reação da economia e um rápido crescimento do Produto Interno Bruto – período do “milagre econômico” –, que durou, aproximadamente, de 1969 até 1974, ano em que estourou a crise mundial gerada pelo aumento dos preços do petróleo.
( ) O que ocorreu na economia brasileira no final da década de 1960 foi avaliado como um “milagre”, pois se combinou um elevado crescimento anual do PIB com a redução das taxas de inflação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – V.
B) V – F – V.
C) F – V – V.
D) V – V – F.
10 – Essa década foi se constituindo em um barril de pólvora. Enquanto o poder econômico das elites paulistas e mineiras era garantido pela rentabilidade do café, o estopim esteve longe de ser aceso, mas a eclosão de uma grave crise de alcance mundial balançou os alicerces da estrutura econômica vigente. De que década estamos falando?
A) 1950.
B) 1930.
C) 1920.
D) 1960.
11 – Promulgada em 4 de abril de 1935, definia crimes contra a ordem política e social. Sua principal finalidade era transferir para uma legislação especial os crimes contra a segurança do Estado, submetendo-os a um regime mais rigoroso, com abandono das garantias processuais. De que lei estamos falando?
A) Lei Trabalhista.
B) Lei da Anistia.
C) Lei da Imprensa.
D) Lei de Segurança Nacional.
12 – (ENADE, 2004) No processo de redemocratização da sociedade brasileira, visível já na segunda metade da década de 1970, surgiram ou se revitalizaram movimentos que demandavam desde direitos sociais (como eram os casos das associações de moradores das regiões metropolitanas) até direitos de caráter sociocultural (reivindicados por movimentos de negros e de mulheres). Tais movimentos foram designados, na literatura especializada, predominantemente, pela expressão:
A) Dessindicalização dos movimentos sociais.
B) Novos movimentos sociais.
C) Movimentos sociais reconceituados.
D) Pré-movimentos sociais.

Continue navegando