Buscar

Estagio I

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
“UNIVERSIDADE UNAMA”
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I –PEDAGOGOGIA 
Aluna: ELCIONE QUEIROZ DE SOUSA
 Matrícula: 04086418
RELATORIL PARCIAL
TÍTULO DO TRABALHO: Relatório de Observação das Atividades Desenvolvidas ma EMEIF. Santa Terezinha
CAMETÁ/PA
2022
ELCIONE QUEIROZ DE SOUSA
TÍTULO DO TRABALHO
Relatório Parcial apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da (nome da instituição), como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I.
CAMETA/PA
2022
1. INTRODUÇÃO	4
2. A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA	4
3. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA	4
3.1. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE	4
4. CONCLUSÃO	4
5. REFERÊNCIAS	4
6. ANEXO	5
1. INTRODUÇÃO 
 A importância da educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum. 
 A escola como principal instituição da educação formal é um ambiente social na qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e apredem a conviver em sociedade.
 E os alunos precisam desenvolver ao longo da Educação Básica a responsabilidade e a cidadania, segundo a (BNSS).
 Para adquirir essa competência, as escolas precisam promover as seguintes atitudes em sala de aula e no ambiente escolar.
“agir pessoal e coletivamente comautonomia, responsabilidade, flexibilidade, risilência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos inclusivos, sustentáveis e solidários.” 
(BNCC, 2018)
 
 Ao analisar o texto, pode contribuir nas experiencias vivenciadas no meu primeiro estágio supervisionado I na educação infantil, realizado na EMEIF Santa Terezinha no Município de Cametá estado do Pará, desenvolvimento durante o 3º período de graduação do curso de pedagogia da Universidade da Unama Polo Cametá/PA .
 Pela observação aprofundar-se a conhecer a veracidade da escola, seu recinto, sua utilidade, personalidades das turmas, o perfil do profissionais que trabalham na escola, o modelo, o dia a dia das crianças, a exploração dos assuntos a interação entre o educador e o educando e dos outros profissionais. 
 A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Terezinha, está localizada no Estado do Pará, município de Cametá, zona urbana no bairro Nova Cametá, fazendo frente com a travessa Fleurides Farias e fundo com a passagem Natal. Devido ao bairro se desenvolvido de um processo de “invasão”, seu nome a princípio era “Invasão”. Porém, o nome de Nova Cametá resultou de uma consulta popular entre moradores, nesta consulta foram ouvidas 120 famílias e os nomes apresentados foram: Nova Cametá, Nova Jerusalém, Cabanagem e Riozinho, saindo vitorioso o nome de “Nova Cametá”. A Escola hoje é muito procurada por pais que desejam matricular seus filhos, pois a escola ficou bem localizada e a maioria dos alunos residem próximo a escola. A instituição conta com 747 alunos regularmente matriculados. Pode se afirmar que a escola possui 944 alunos distribuídos em 11(onze) turmas pela manhã 08 (oito) turmas, no turno do 5 intermediário 11(onze) turmas, turno da tarde 11(onze) turmas e 03 ( três) turmas no turno da noite, sendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola conta com um quadro de funcionários sendo: 01 (uma) diretora, 02 vicesdiretoras, 01 (um) secretário, 07 (sete) agentes administrativos, 38 (trinta e oito) professores, 02 (dois) supervisores escolares, 06 (seis) agentes apoio e segurança, 02 (dois) agentes de portaria, 05 (cinco) agentes de serviços gerais 01 (um) manipulador de alimentos e 01(um) técnico em alimentação escolar. A estrutura da escola conta com 10 (dez) salas, 03 (três) banheiros masculino e feminino equipados com a estrutura para acessibilidade (próprio para pessoas 2 (duas) vicesdiretoras, 1 (um) secretário, 07(sete) agentes administrativos, 38(trinta e oito) professores, 02 (dois) supervisores escolares, 06 (seis) agentes apoio e segurança, 02 (dois) agentes de portaria, 05(cinco) agentes de serviços geraiturnos da manhã, intermediário, tarde e noite nas modalidades educação especial, educação infantil, ensino fundamental de nove anos e educação jovens, Com acessibilidade para deficiência físicas- cadeirantes e 01(um) banheiro para educação infantil, uma extensa área de lazer e recreação, uma sala de professores, uma sala de informática (equipada com 17(dezessete) computadores completos), 02 (duas) centrais de ar, 01 (uma) biblioteca adequada com livros didáticos, pedagógicos e diversificada, construção de uma quadra poliesportiva e uma caixa d’ água.
 O estágio supervisionado na educação infantil reflete na oportunidade de conhecer tanto na área da prática quanto a teoricamente, a vivência rotineira da escola, com os alunos e o aprendizado. A EMEIF Santa Terezinha permitiu-me essa experiência, a qual a princípio fui bem recepcionada pelos funcionários e particularmente ao chegar na sala para realização do estágio, a professora Cassia incentivou-me ainda mais, abrindo o caminho para que eu pudesse lhe ajudar no período de aula, mesmo estando no ato de observação. Diante disso, aprendi que o estágio revela que o conhecimento do estudante não está somente em cumprir suas obrigações acadêmicas, mas criar expectativas acima dessas elaborações sistemáticas. Visto que é com esse aspecto que aprimorar-se na preparação de um excelente profissional estando considerável apto para realização do processo de aprendizagem no ensino infantil. 
 Assim sendo convoco a você leitor a desvendar as minhas investigações contidas no meu primeiro estágio supervisionado na educação infantil. 
 
2. A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA 
 O estágio de observação foi realizado na EMEIF Santa Terezinha, a partir dessa apresentação, demonstrarei alguns fatos reais que vivenciei no decorre desse primeiro estagio de observação na educação infantil e tomando como aprimoramento de aprendizagem para minha vida profissional, tendo como base as contribuições estabelecidas nesse período e as adversidades encontradas durante o meu trajeto.
 Nesse estante verifiquei q a escola está localizada em uma zona urbana, a realidade em que a escola está inserida não é uma tarefa fácil de trabalhar, é necessário desempenhar esse papel de educar de uma maneira coletiva primando pela conscientização, por isso além da escola está inserida em um bairro periférico sua formação histórica vem de um processo de invasão, cuja origem dos habitantes é de diferentes áreas do município em que vivem basicamente do comércio (feirantes, lavradores, domésticos, etc.) assim percebem-se a carência do saber informal das famílias. A maioria das crianças matriculadas na escola são de baixa renda, muitas crianças chegam na escola, sem uniforme, as vezes sem fazer nem uma refeição e sem matérias. Um relato de um estudante que comoveu-me, foi quando uma mãe chegou com o seu filho na escola muito contente, pois era o primeiro ano de seu filho e ao deixar na sala, a professora pediu que todos apresentasse seus cadernos, e a ela percebeu-se que justamente este aluno não tinha o caderno apropriado para fazer suas atividades, por ser muito pequeno. E vendo a situação q se encontra-rá, se solidarizou e no outro dia lhe deu o caderno. A mais nesse dia pôde ver o olhar daquele aluno brilhar, ao recebe o caderno igual aos dos seus colegas. 
 A turma do jardim 2 foi a que realizei o estágio de observação, conta com (23)
 
 3. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA 
3.1. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
Nesse espaço você colocará as observações feitas durante a regência do professor supervisor. Aqui você pode dar a sua opinião sobre as observações feitas, acrescentando suas impressões, registros e fotografiassobre as experiências vividas durantes as atividades.
4. CONCLUSÃO
Redija um texto que apresente as suas considerações sobre a relevância da observação do trabalho docente e da gestão escolar na Educação Infantil para a sua formação acadêmica. Relate como essa experiência marcou a sua formação e que aprendizagens você construiu ao realizar esse estágio.
5. REFERÊNCIAS
Apresente as referências consultadas para a produção do relatório parcial de acordo com as normas da ABNT.
6. ANEXO
Escaneie e junte ao relatório a ficha de frequência individual.
OBSERVAÇÃO: Preencha o template corretamente. Observe as regras da ABNT exigidas. Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 em todo o Relatório, com exceção das citações com mais de 4 linhas; nesse caso, o espaço é simples e a fonte 10 ou 11, com recuo de 4 cm. As referências também devem seguir as normas da ABNT: espaço simples, alinhamento à esquerda, entre uma referência e outra um espaço simples em branco. Começa-se com o último sobrenome do autor em caixa alta, seguido do nome. Título da obra em itálico, negrito ou sublinhado. Cidade, editora. Observe-se também a pontuação. 
Ex: 
SILVA, José Armando. Normas para trabalhos de TCC. São Paulo: Ática, 2005.
No caso de citação de artigo ou material extraído da internet é necessário que haja a referenciação correta. Exemplo:
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Disponível em http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf. Acesso em fevereiro de 2018.

Continue navegando