Buscar

Publicidade e multimeios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Kellogs realizou, em 2006, sua primeira promoção Mobile. Por meio dela, a marca buscou divulgar seus produtos Coco Pops e Nutrigrain para seus públicos de, respectivamente, 10 a 14 e 14 a 25 anos. Foram impressos 2 milhões pin codes dentro de suas embalagens promocionais que deveriam ser encaminhadas para Kellogs como inscrinção para participar da promoção. Considerando a promoção da Kellogs , qual das opções abaixo é a mais apropriada para o recebimento dos Pin Codes para a empresa promotora da promoção.
		
	
	Carta Registrada
	
	Sedex
	
	Click to Download
	
	Publicação em Diário Oficial
	 
	SMS
	De acordo com pesquisa realizada pela DM2 Media Anda Jumptap, empresa especializada na medição de serviços online, 85% dos publicitários brasileiros estão envolvidos com algum tipo de ação de Marketing Mobile. Além disso, 60% estão reservando seu orçamento de publicidade online para investir nesse tipo de campanha. Dentre os 350 entrevistados, a metade estava envolvida em campanhas de resposta direta e a outra metade, em campanhas de branding. Mesmo com um cenário tão positivo para as ações de Marketing Mobile no Brasil, nosso mercado encontra-se um pouco defasado em relação a outros países, onde o mercado se encontra maduro. Das opções abaixo, qual pode ser indicada como um motivo para essa defasagem.
		
	
	Falta de investimento das agências de publicidade nas ferramentas.
	
	Falta de ferramentas disponíveis no mercado para implementar as idéias dos criativos.
	 
	Limitação tecnológica e de velocidade na rede de dados disponível para aparelhos móveis em território Brasileiro.
	
	Falta de criatividade das agencias brasileiras para a utilização das ferramentas.
	
	Falta de percepção de valor dos grandes anunciantes no potencial desse novo meio de comunicação.
	
	
	Indique a seguir a única alternativa que apresenta o termo usado para o formato de publicidade que trata de narrar histórias ficcionais ou não, no intuito de atribuir valores e sentimentos por meio de um contexto a marcas, produtos ou serviços. Utiliza de múltiplas plataformas num cruzamento contínuo de informações. é quando você usa o raciocínio de levar trechos diferentes e complementares de uma história para diversas mídias. Os objetivos são encantar o consumidor pela história da marca ou do produto.
		
	
	Transmedia
	
	Inteligência coletiva
	
	Hipertexto
	
	Crossmedia
	 
	Storytelling
	
	
	Das opções abaixo, qual não é uma vantagem do uso de tecnologia Bluetooth nas ações de publicidade?
		
	 
	Todas as pessoas podem ser atingidas independente de limitações de tecnologia.
	
	Gratuidade da transferência de dados.
	
	As informações podem ser armazenadas no dipositivo móvel para posterior consulta.
	
	Próximidade com o consumidor.
	
	Transmissão suporta inúmero tipos de arquivos.
	
	
	Das opções de estratégias de Mobile, qual das situações descritas abaixo se caracteriza única e exclusivamente como uma ação de Click to Coupon?
		
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para o usuário entrar para uma rede social.
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para obter informações sobre uma promoção.
	 
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para obter algum tipo de desconto ou benefício.
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique autorizar o usuário a ser cadastrado em um banco de dados.
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário de um mobile recebe um SMS solicitando um clique para executar o download de diversos conteúdos.
	R7 comemora cinco anos no ar. Portal celebra a data e reforça investimento em conteúdo transmídia. Segundo a ComScore, o R7 ultrapassou neste ano a marca dos 50 milhões de visitantes únicos por mês. Dessa forma, subiu no ranking da própria Comscore e se tornou o segundo portal horizontal mais visto no País, atrás do UOL. De acordo com Antonio Guerreiro, diretor-geral do R7 e diretor-geral de novas mídias da Record, o apoio irrestrito do grupo ao projeto foi fundamental para que esse crescimento fosse possível. Para os próximos anos, a expectativa é ampliar o foco em vídeos e no conteúdo transmídia, que ganham força com o lançamento do R7TV e com o Social TV, da Rede Record, respectivamente. ¿Investimentos em novas plataformas e devices, como smartTV, gamenetworks e app wearable, já estão sendo desenvolvidos¿, explica. Com base no texto acima é correto afirmar:
I) Toda a linguagem transmidia, nada mais é do que a construção de relacionamento entre o usuário e a marca pela relação B2B (business to Business).
II) O conteito de transmidia partiu da teoria da cultura de convergência, representada pelo autor Henry Jenkys, onde se constrói uma presença multimídia ampla e variada para um projeto em questão.
III) A ferramenta de transmídia é direcionada para estabelecer uma relação entre a marca e o consumidor, potencializada através do consumo de informações centrais e periféricas.
Estão corretas:
		
	 
	As afirmativas II e III são corretas e a I incorreta.
	
	Todas as alternativas estão corretas, mas não fazem relação com o texto.
	
	Todas as afirmativas estão corretas e fazem relação com o texto
	
	Nenhuma das alternativas esta correta e não fazem relação com texto
	
	As afirmativas I e II são incorretas e a III correta.
	[ENADE] A ideia de meios de comunicação estanques foi erodida pelas tecnologias de comunicação e suas apropriações. Na cultura da convergência, velhas e novas mídias colidem, mídia corporativa e mídia alternativa se cruzam, o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis. 
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009 (adaptado).
Considerando o comentário apresentado acima, qual das seguintes situações seria adequada como orientadora da publicidade de uma pequena padaria em um bairro de classe média emergente de uma grande cidade brasileira? 
		
	 
	A publicidade deve reforçar a marca da padaria em relação às demais e considerar as práticas de comunicação dos clientes.
	
	Essa publicidade deve envolver redes sociais digitais, mensagens de texto para celulares e planos de fidelização.
	
	A publicidade para a padaria é secundária; importando a qualidade do produto e a do serviço e, portanto, é suficiente a propaganda boca-a-boca.
	
	Essa publicidade deve contar com um programa de televisão que, veiculado por um canal comunitário, seja retransmitido, posteriormente, na Internet.
	
	Como se trata de publicidade de uma commodity, devem ser enfatizados o preço e a proximidade entre o local de venda e o consumidor.
	 
"...Pode me chamar de ultrapassado. Algumas semanas atrás quis comprar um telefone celular ¿ você sabe, para fazer ligações telefônicas. Não queria câmera de vídeo, câmera fotográfica, acesso à Internet, mp3 player ou games. Também não estava interessado em nenhum recurso que pudesse exibir trailers de filmes, que tivesse toques personalizáveis ou que me permitisse ler romances. Não queria o equivalente eletrônico do canivete suíço. Quando o telefone tocar, não quero ter de descobrir qual botão apertar. Só queria um telefone. Os vendedores me olharam com escárnio; riram de mim pelas costas. Fui informado, loja após loja, de que não fazem mais celulares de função única. Ninguém os quer. Foi uma poderosa demonstração de como os celulares se tornaram fundamentais no processo de convergência das mídias."
JENKINS, Henry Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação / Henry Jenkins; tradução Susana Alexandria. São Paulo : Aleph, 2009.
 
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Henry Jenkis pegra com o texto apresentado acima que os celulares atuais apresentam uma evolução tecnológica impar possibilitando que os seus usuários se familiarizem com a tecnologia e esqueçam o passado analógico.
PORQUE
II) O autoraponta que o salto tecnológico dos aparelhos de celulares para a tecnologia smartphone, possibilitou um processo -presença midiática- que pode ser traduzido nas convergências dos meios de comunicação para múltiplos periféricos, mas sendo o smartphone o maior símbolo desta nova cultura.
III) A convergência dos processos midiáticos tem se alimentado do salto tecnológico, e consequentemente se tornou a grande estrela da revolução digital, dando margem para novos hábitos de consumo e rotinas dos indivíduos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	 
	As asserções II e III são complementares e corretas, e a I falsa.
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	Somente a asserção II esta correta, e a I e III Falsas.
	
	As asserções I, II e III estão corretas
	
	As asserções I e II são complementares e corretas, e a III falsa.
	Comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma forma de transação comercial realizada especialmente por meio de equipamentos e sistemas de comunicação eletrônica, como computadores, terminais, cartões magnéticos, etc. Assinale a alternativa que define o conceito de "B2B" utilizada no âmbito do comércio eletrônico
		
	 
	São transações comerciais realizadas entre empresas, com o uso da Internet
	
	Forma de conexão remota entre dois computadores, também conhecida por Peer-topeer
	
	Conjunto de redes e sub-redes de alta velocidade usado para o comércio eletrônico
	
	Modelo de negócio baseado na Web para venda direta de produtos entre pessoas físicas.
	
	Forma de comércio eletrônico em que empresas vendem produtos diretamente aos consumidores finais.
	Das opções de estratégias de Mobile, qual das situações descritas abaixo se caracteriza única e exclusivamente como uma ação Click to Optin?
		
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário do mobile recebe um SMS de origem desconhecida, não identificada.s
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário do mobile recebe um SMS de origem préviamente conhecida.
	 
	Aquelas que ocorrem quando o usuário do mobilie recebe um SMS após ter autorizado esse recebimento.
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário do mobilie recebe um SMS sem ter autorizado esse recebimento.
	
	Aquelas que ocorrem quando o usuário do mobile recebe um SMS totalmente pertinente ao seus interesses.

Outros materiais