Buscar

1 Intercorrências agudas no domicílio III



Continue navegando


Prévia do material em texto

Intercorrências agudas no domicílio III
Questão 1Incorreto Atingiu 0.00 de 10.00 ponto(s)
Durante a visita domiciliar da equipe de saúde, Luzia relatou que seu esposo, Arnaldo (ambos idosos), passou o dia oscilando momentos de sonolência e lucidez, mas quando anoiteceu ficou agitado, querendo levantar-se toda hora, confuso e dizendo coisas que não faziam sentido, permanecendo assim durante toda a madrugada. Ele apresenta história prévia de tabagismo (parou há 5 anos) e nega história de alcoolismo. Durante a avaliação de Arnaldo, qual seria a hipótese diagnóstica mais provável? 
Estado subsindrômico do delirium.
Delirium hipoativo.
Delirium do tipo misto. 
Delirium hiperativo.
Delirium tremens.
Sua resposta está incorreta. Feedback: O estado subsindrômico do delirium é caracterizado apenas por sintomas menores ou isolados, tais como diminuição da concentração, ansiedade, irritabilidade, agitação, hipersensibilidade a estímulos ou pesadelos, sem, contudo, preencher todos os critérios diagnósticos para o delirium.
Questão 2 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Como é realizada a avaliação do Sinal de Godet durante o exame físico nos casos de edema de membros inferiores?
Esse procedimento é realizado, comprimindo-se a região pré-tibial com o polegar por cerca de 10 segundos e observando-se a formação de uma depressão.
Sua resposta está correta. Feedback: 
Uma segunda informação pode ser obtida, observando-se o tempo necessário para o desaparecimento da depressão após a remoção da compressão digital. Caso a depressão desapareça em um tempo menor que 15 segundos, suspeita-se de baixa pressão oncótica, ou seja, hipoalbuminemia. Tempos maiores sugerem edema secundário ao aumento da pressão hidrostática.
Questão 3 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
O choque do tipo distributivo caracteriza-se pela redução significativa de perfusão tecidual, ocasionada por:
 Queda do tônus vasomotor, com expansão do leito vascular (vasodilatação) e hipovolemia relativa.
Sua resposta está correta. Feedback:  O choque do tipo distributivo ocorre em consequência de múltiplas situações que ocasionam uma vasodilatação disseminada, como síndrome da resposta inflamatória sistêmica, choque séptico, síndrome de choque tóxico, reações anafiláticas, dentre outras.
Questão 4 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
O estado fisiológico de choque é caracterizado por uma redução significativa de perfusão tecidual, o que resulta em alterações como o desequilíbrio entre a oferta e a utilização de oxigênio. Sobre isso pode-se afirmar que:
O manejo inicial dos diferentes tipos de choque em Atenção Domiciliar (AD) deve ser diferenciado e específico de acordo com as causas.
Sua resposta está correta. Feedback: 
O manejo inicial em AD, independente de qual for o tipo de choque, relaciona-se à aplicação do ABCDE do suporte básico de vida, que deve ser realizado até a chegada do suporte intermediário para garantir a manutenção da vida até o atendimento hospitalar.
Questão 5 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Os familiares/cuidadores de paciente em risco de apresentar crise convulsiva, devem ser orientados a atuar em momento de crise:
 Tentando afastar os móveis ou outros objetos que possam ferir a pessoa durante a convulsão.
Sua resposta está correta. Feedback: Deve-se acomodar o paciente em local sem objetos dos quais ela pode se debater e se machucar; podendo ainda utilizar material macio para acomodar a cabeça do mesmo, como, por exemplo, com um travesseiro ou outro material disponível que seja macio.
Questão 6 Incorreto Atingiu 0.00 de 10.00 ponto(s)
Durante a visita da equipe de Atenção Domiciliar, Matilde, esposa de Hamilton (65 anos), explica que, no dia anterior, durante os exercícios de fisioterapia indicados, ele referiu sentir-se tonto, acabou caindo no chão e teve uma “crise” de tremores por todo o corpo, durante mais ou menos 1 minuto. A crise parou, Hamilton acordou e ficou sonolento por cerca de 30 minutos, recuperando-se totalmente depois. Ele teve um AVE isquêmico há dois meses, e, desde então, vem sendo cuidado pela esposa em domicílio e acompanhado por uma equipe de Atenção Domiciliar. Diante disso, pode-se inferir, EXCETO, que:
** É importante investigar a ocorrência de eventos semelhantes em outros momentos da vida, mesmo antes da ocorrência do AVE.
** Não há necessidade de investigar consumo de álcool, medicamentos não prescritos ou hipoglicemia, no caso descrito. 
** Exames de laboratório poderão ser indicados para investigar causas da crise apresentada pelo paciente Hamiton
 **Causas possíveis para a “crise” apresentada pelo Hamilton podem ser neoplasias de sistema nervoso central, trauma e doença cerebrovascular.
Para melhor avaliação deste caso, pode-se solicitar que a esposa imite com mímicas os movimentos que o paciente apresentou no momento da crise.
Sua resposta está incorreta. Feedback: O relato da esposa será útil na definição do caso, pois presença de testemunhas das crises pode ser fundamental para o esclarecimento de evento convulsivo ou não convulsivo, sendo indicado manter o paciente sempre acompanhado nesses momentos.
Questão 7 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
A avaliação multifatorial para risco de quedas, instrumento que pode ser adotado na rotina da Atenção Domiciliar, inclui os seguintes itens:
Comprometimento da visão, avaliação de marcha e risco de osteoporose.
Sua resposta está correta. Feedback: Outros itens também estão incluídos na avaliação multifatorial para risco de quedas, como avaliação da força muscular, equilíbrio, histórico de quedas, auto percepção do idoso sobre funcionalidade e medo de queda, comprometimento cognitivo, uso de medicamentos, riscos domiciliares, dentre outros.
Questão 8 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Identifique as características clínicas da cefaleia secundária ocasionada por acidente vascular cerebral isquêmico.
Cefaleia acompanhada por sinais neurológicos focais e/ou alteração de consciência súbita e progressiva.
Sua resposta está correta. Feedback: As características expostas são secundárias nos casos de acidente vascular cerebral isquêmico.
Questão 9 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Entre as opções abaixo, identifique a sentença verdadeira sobre Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS) e sepse.
Sepse é a detecção clínica de SRIS associada a um processo infeccioso evidente ou presumido.
Sua resposta está correta. Feedback: Sepse é uma síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SRIS) desencadeada por infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.
Questão 10 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Identifique as características clínicas da cefaleia secundária ocasionada por acidente vascular cerebral isquêmico.
Cefaleia acompanhada por sinais neurológicos focais e/ou alteração de consciência súbita e progressiva.
Sua resposta está correta. Feedback: As características expostas são secundárias nos casos de acidente vascular cerebral isquêmico.