Logo Passei Direto
Buscar

Desenvolvimento do pensamento lógico-matemático

User badge image
Gelson Luz

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Kamii (1990), ao mencionar sobre como as crianças adquirem o conceito de número, enfatiza que este é um conceito em que cada ser humano constrói através da criação de todos os tipos e coordenação de relações entre os objetos, passando por diferentes níveis.
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(1) A criança não estabelece a igualdade e nem faz conjuntos de elementos com a mesma quantidade.
(2) A criança forma conjuntos usando a mesma quantidade, mas não conserva a igualdade numérica entre os elementos dos conjuntos ou não consegue responder de forma correta todas as perguntas, mudando sempre de opinião.
(3) A criança conserva as quantidades, pois consegue entender que mesmo que mude a disposição dos elementos no espaço, a quantidade não modifica.
a. 2, 3, 1.
b. 3, 2, 1.
c. 1, 2, 3.
d. 1, 3, 2.
e. 2, 1, 3.

Jean Piaget (Dolle, 1981) em seus estudos sobre o desenvolvimento humano e o processo através do qual as crianças aprendem identificou três tipos de conhecimento. Em seus estudos está a diferenciação dos três tipos de conhecimentos, classificados conforme suas fontes - externas e internas - e modos de estruturação final.
Neste sentido, assinale a alternativa que indique quais são os 3 tipos de conhecimento, segundo Piaget:
a. Conhecimento Físico, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.
b. Conhecimento Físico, Conhecimento Científico e Conhecimento Lógico-matemático.
c. Conhecimento Cultural, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.
d. Conhecimento Físico, Conhecimento Filosófico e Conhecimento Lógico-matemático.
e. Conhecimento Empírico, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.

Leia o trecho a seguir sobre alfabetização matemática refletidos por Lopes (2014) no artigo Fundamentos da Educação matemática que nos possibilita refletir a respeito de como a matemática pode ser considerada uma linguagem que requer interpretação e compreensão.
Em relação à alfabetização matemática, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando falamos de alfabetização matemática nos referimos à memorização, interpretação e comunicação dos conteúdos matemáticos ensinados na educação infantil ao construir conhecimento matemático.
II. Alfabetização matemática se relaciona à compreensão do que se lê e escreve e compreende a respeito das noções de lógica, de aritmética e geometria, bem como a escrita e a leitura das primeiras ideias matemáticas do contexto de alfabetização.
III. A Alfabetização Matemática está associada ao constante diálogo com outras áreas do conhecimento e práticas sociais, como os jogos e brincadeiras.
IV. A Alfabetização Matemática é compreendida como um instrumento para a leitura do mundo, numa perspectiva que vai além da simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.
V. Alfabetização matemática é o trabalho realizado a partir da repetição e da memorização, onde se organizar um sequência linear de conteúdos respeitando a lógica do mais fácil para o mais difícil.
a. II, III e IV apenas.
b. I, II, III e IV apenas.
c. I, III e IV apenas.
d. I, II, IV e V apenas.
e. II, III e V apenas.

Leia o excerto a seguir: "É sabido, por exemplo, que o conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados; que aprender números é mais do que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número; que as ideias matemáticas que as crianças aprendem na Educação Infantil serão de grande importância em toda a sua vida escolar e cotidiana."
Sobre princípios que orientam a organização de uma proposta de trabalho para construção do raciocínio lógico matemático, analise as afirmativas a seguir assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) O planejamento de uma atividade de matemática na Educação Infantil precisa possibilitar a exploração de diversas ideias matemáticas.
II. As atividades precisam despertar nas crianças o desenvolvimento da curiosidade sobre a matemática encorajando a criar diferentes formas de compreender.
III. ( ) A aprendizagem da matemática precisa ser significativa, exigindo que as ações de ensino se direcionem para que os alunos aprofundem e ampliem os significados que elaboram mediante suas participações nas atividades.
IV. ( ) Pensar desse modo é compreender que é um processo de interpretação e estabelecimento de relações permanentes na busca de soluções para os problemas para desenvolver noções matemática cada vez mais complexas.
V. ( ) A escola precisa compreender como a criança pensa, que conhecimentos traz de sua experiência no mundo e fazer vários exercícios para as crianças memorizarem os números e ampliar progressivamente suas noções matemáticas.
a. V, V, F, V, V.
b. F, F, F, F, F.

Analise a situação a seguir: "A professora dividiu a classe em grupos de quatro, cinco ou seis alunos, deu um punhado de feijões para os grupos e disse: - Vocês vão fazer os feijões falarem! As crianças ficaram espantadas, mas a professora continuou: - Os feijões têm que dizer quantas crianças tem neste grupo. Vocês não devem falar. Em vez disso, devem me mostrar os feijões. E eu, vendo os feijões tenho que saber quantas crianças estão no grupo."
Neste sentido, assinale a alternativa que apresente qual o princípio de contagem evidenciado nesse exemplo:
a. Cardinalidade.
b. Ordem fixa.
c. Correspondência biunívoca.
d. Abstração.
e. Conservação.

Leia o excerto a seguir que descreve uma situação vivenciada por uma criança e assinala um dos tipos de conhecimentos classificados por Piaget em seus estudos sobre o desenvolvimento humano: "Por exemplo, ao entregarmos um giz a uma criança que nunca o observou e o manipulou, ela irá agir sobre ele e descobrir que ele suja suas mãos, que é possível riscar com ele, que apertando-o ele amassa e vira pó, é macio e leve e voa quando se assopra, etc."
Assinale a alternativa que faça referência a este tipo de conhecimento apresentado nesta experiência:
a. Conhecimento Cultural.
b. Conhecimento Científico.
c. Conhecimento Físico.
d. Conhecimento Lógico-matemático.
e. Conhecimento Social.

Leia o excerto a seguir: "Possuir senso numérico permite que o indivíduo possa alcançar: desde a compreensão do significado dos números até o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas complexos de matemática; desde as comparações simples de magnitudes até a invenção de procedimentos para a realização de operações numéricas; desde o reconhecimento de erros numéricos grosseiros até o uso de métodos quantitativos para comunicar, processar e interpretar informação."
Neste sentido, em relação à noção de número, está correto o que se afirma em:
a. Apenas memorizar os números não indicam que a criança compreenda a noção de número. Precisamos ajudar a criança nessa compreensão de ideia de número, através de experiências de contagem que permitam a descoberta de relações matemáticas.
b. Um senso numérico com desenvolvido precário pode ser devido uma representação e/ou processamento imaturo dos números.
c. O aluno não interage de forma significativa com o número ao quantificar, relacionar e comparar, o que acaba por acentuar suas dificuldades iniciais porque apresenta dificuldade no senso numérico.
d. Um senso numérico pouco desenvolvido causa problemas na compreensão e no uso do sistema numérico e acarreta problemas para o desenvolvimento de habilidades do tipo contagem.
e. É preciso enfatizar o cálculo para o desenvolvimento de conhecimentos conceituais necessários para a resolução aritmética.

Leia o trecho a seguir: Ao classificar e ordenar objetos, comparando e relacionando quantidades no tratamento de informações, pensamos sobre as relações de ordem numérica e correspondência entre tamanhos de conjuntos, estabelecendo a síntese entre os aspectos ordinais e cardinais do número, determinando, ao mesmo tempo, a ordem de um elemento numa série, assim como quantos elementos compõem o todo da série. Para desenvolver tais conclusões a criança precisa entender as relações de ___________ e ____________.
a. Conservação e abstração.
b. Correspondência biunívoca e Classificação.
c. Ordem e classe.
d. Conservação e Inclusão hierárquica.
e. Classificação e Seriação.

Analisando o conceito de número conforme os pressupostos da teoria psicogenética de Jean Piaget e refletindo suas implicações na organização do trabalho pedagógico relacionado a construção do conceito de número.
Conforme os pressupostos da teoria psicogenética proposta por Jean Piaget nos estudos sobre o desenvolvimento humano analise suas implicações para a organização do trabalho pedagógico envolvendo o desenvolvimento do pensamento numérico e a construção do número e acordo com o proposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A construção de habilidades de contagem, leitura e escrita de numerais é suficiente para construir o conceito de número.
II. A ideia de número resulta da construção da humanidade na busca pela representação de quantidades, da necessidade de medidas, na medida do tempo etc.
III. O conceito de número está associado a outros conceitos adquiridos na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental.
IV. O numeral e os algarismos são conceitos adquiridos pela informação social, por isso se diferenciam conforme a língua e o sistema de numeração utilizado. Já, o número se dá na construção de um conhecimento lógico-matemático e é o mesmo em qualquer lugar do mundo.
V. O conceito de número se dá na construção das estruturas lógicas de classificação, ordem e conservação.
a. I e V apenas.
b. I, II, III e V.
c. I, IV e V apenas.
d. II, IV e V apenas.
e. II, III e V apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Kamii (1990), ao mencionar sobre como as crianças adquirem o conceito de número, enfatiza que este é um conceito em que cada ser humano constrói através da criação de todos os tipos e coordenação de relações entre os objetos, passando por diferentes níveis.
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(1) A criança não estabelece a igualdade e nem faz conjuntos de elementos com a mesma quantidade.
(2) A criança forma conjuntos usando a mesma quantidade, mas não conserva a igualdade numérica entre os elementos dos conjuntos ou não consegue responder de forma correta todas as perguntas, mudando sempre de opinião.
(3) A criança conserva as quantidades, pois consegue entender que mesmo que mude a disposição dos elementos no espaço, a quantidade não modifica.
a. 2, 3, 1.
b. 3, 2, 1.
c. 1, 2, 3.
d. 1, 3, 2.
e. 2, 1, 3.

Jean Piaget (Dolle, 1981) em seus estudos sobre o desenvolvimento humano e o processo através do qual as crianças aprendem identificou três tipos de conhecimento. Em seus estudos está a diferenciação dos três tipos de conhecimentos, classificados conforme suas fontes - externas e internas - e modos de estruturação final.
Neste sentido, assinale a alternativa que indique quais são os 3 tipos de conhecimento, segundo Piaget:
a. Conhecimento Físico, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.
b. Conhecimento Físico, Conhecimento Científico e Conhecimento Lógico-matemático.
c. Conhecimento Cultural, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.
d. Conhecimento Físico, Conhecimento Filosófico e Conhecimento Lógico-matemático.
e. Conhecimento Empírico, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.

Leia o trecho a seguir sobre alfabetização matemática refletidos por Lopes (2014) no artigo Fundamentos da Educação matemática que nos possibilita refletir a respeito de como a matemática pode ser considerada uma linguagem que requer interpretação e compreensão.
Em relação à alfabetização matemática, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando falamos de alfabetização matemática nos referimos à memorização, interpretação e comunicação dos conteúdos matemáticos ensinados na educação infantil ao construir conhecimento matemático.
II. Alfabetização matemática se relaciona à compreensão do que se lê e escreve e compreende a respeito das noções de lógica, de aritmética e geometria, bem como a escrita e a leitura das primeiras ideias matemáticas do contexto de alfabetização.
III. A Alfabetização Matemática está associada ao constante diálogo com outras áreas do conhecimento e práticas sociais, como os jogos e brincadeiras.
IV. A Alfabetização Matemática é compreendida como um instrumento para a leitura do mundo, numa perspectiva que vai além da simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.
V. Alfabetização matemática é o trabalho realizado a partir da repetição e da memorização, onde se organizar um sequência linear de conteúdos respeitando a lógica do mais fácil para o mais difícil.
a. II, III e IV apenas.
b. I, II, III e IV apenas.
c. I, III e IV apenas.
d. I, II, IV e V apenas.
e. II, III e V apenas.

Leia o excerto a seguir: "É sabido, por exemplo, que o conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados; que aprender números é mais do que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número; que as ideias matemáticas que as crianças aprendem na Educação Infantil serão de grande importância em toda a sua vida escolar e cotidiana."
Sobre princípios que orientam a organização de uma proposta de trabalho para construção do raciocínio lógico matemático, analise as afirmativas a seguir assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) O planejamento de uma atividade de matemática na Educação Infantil precisa possibilitar a exploração de diversas ideias matemáticas.
II. As atividades precisam despertar nas crianças o desenvolvimento da curiosidade sobre a matemática encorajando a criar diferentes formas de compreender.
III. ( ) A aprendizagem da matemática precisa ser significativa, exigindo que as ações de ensino se direcionem para que os alunos aprofundem e ampliem os significados que elaboram mediante suas participações nas atividades.
IV. ( ) Pensar desse modo é compreender que é um processo de interpretação e estabelecimento de relações permanentes na busca de soluções para os problemas para desenvolver noções matemática cada vez mais complexas.
V. ( ) A escola precisa compreender como a criança pensa, que conhecimentos traz de sua experiência no mundo e fazer vários exercícios para as crianças memorizarem os números e ampliar progressivamente suas noções matemáticas.
a. V, V, F, V, V.
b. F, F, F, F, F.

Analise a situação a seguir: "A professora dividiu a classe em grupos de quatro, cinco ou seis alunos, deu um punhado de feijões para os grupos e disse: - Vocês vão fazer os feijões falarem! As crianças ficaram espantadas, mas a professora continuou: - Os feijões têm que dizer quantas crianças tem neste grupo. Vocês não devem falar. Em vez disso, devem me mostrar os feijões. E eu, vendo os feijões tenho que saber quantas crianças estão no grupo."
Neste sentido, assinale a alternativa que apresente qual o princípio de contagem evidenciado nesse exemplo:
a. Cardinalidade.
b. Ordem fixa.
c. Correspondência biunívoca.
d. Abstração.
e. Conservação.

Leia o excerto a seguir que descreve uma situação vivenciada por uma criança e assinala um dos tipos de conhecimentos classificados por Piaget em seus estudos sobre o desenvolvimento humano: "Por exemplo, ao entregarmos um giz a uma criança que nunca o observou e o manipulou, ela irá agir sobre ele e descobrir que ele suja suas mãos, que é possível riscar com ele, que apertando-o ele amassa e vira pó, é macio e leve e voa quando se assopra, etc."
Assinale a alternativa que faça referência a este tipo de conhecimento apresentado nesta experiência:
a. Conhecimento Cultural.
b. Conhecimento Científico.
c. Conhecimento Físico.
d. Conhecimento Lógico-matemático.
e. Conhecimento Social.

Leia o excerto a seguir: "Possuir senso numérico permite que o indivíduo possa alcançar: desde a compreensão do significado dos números até o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas complexos de matemática; desde as comparações simples de magnitudes até a invenção de procedimentos para a realização de operações numéricas; desde o reconhecimento de erros numéricos grosseiros até o uso de métodos quantitativos para comunicar, processar e interpretar informação."
Neste sentido, em relação à noção de número, está correto o que se afirma em:
a. Apenas memorizar os números não indicam que a criança compreenda a noção de número. Precisamos ajudar a criança nessa compreensão de ideia de número, através de experiências de contagem que permitam a descoberta de relações matemáticas.
b. Um senso numérico com desenvolvido precário pode ser devido uma representação e/ou processamento imaturo dos números.
c. O aluno não interage de forma significativa com o número ao quantificar, relacionar e comparar, o que acaba por acentuar suas dificuldades iniciais porque apresenta dificuldade no senso numérico.
d. Um senso numérico pouco desenvolvido causa problemas na compreensão e no uso do sistema numérico e acarreta problemas para o desenvolvimento de habilidades do tipo contagem.
e. É preciso enfatizar o cálculo para o desenvolvimento de conhecimentos conceituais necessários para a resolução aritmética.

Leia o trecho a seguir: Ao classificar e ordenar objetos, comparando e relacionando quantidades no tratamento de informações, pensamos sobre as relações de ordem numérica e correspondência entre tamanhos de conjuntos, estabelecendo a síntese entre os aspectos ordinais e cardinais do número, determinando, ao mesmo tempo, a ordem de um elemento numa série, assim como quantos elementos compõem o todo da série. Para desenvolver tais conclusões a criança precisa entender as relações de ___________ e ____________.
a. Conservação e abstração.
b. Correspondência biunívoca e Classificação.
c. Ordem e classe.
d. Conservação e Inclusão hierárquica.
e. Classificação e Seriação.

Analisando o conceito de número conforme os pressupostos da teoria psicogenética de Jean Piaget e refletindo suas implicações na organização do trabalho pedagógico relacionado a construção do conceito de número.
Conforme os pressupostos da teoria psicogenética proposta por Jean Piaget nos estudos sobre o desenvolvimento humano analise suas implicações para a organização do trabalho pedagógico envolvendo o desenvolvimento do pensamento numérico e a construção do número e acordo com o proposto, analise as afirmativas a seguir:
I. A construção de habilidades de contagem, leitura e escrita de numerais é suficiente para construir o conceito de número.
II. A ideia de número resulta da construção da humanidade na busca pela representação de quantidades, da necessidade de medidas, na medida do tempo etc.
III. O conceito de número está associado a outros conceitos adquiridos na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental.
IV. O numeral e os algarismos são conceitos adquiridos pela informação social, por isso se diferenciam conforme a língua e o sistema de numeração utilizado. Já, o número se dá na construção de um conhecimento lógico-matemático e é o mesmo em qualquer lugar do mundo.
V. O conceito de número se dá na construção das estruturas lógicas de classificação, ordem e conservação.
a. I e V apenas.
b. I, II, III e V.
c. I, IV e V apenas.
d. II, IV e V apenas.
e. II, III e V apenas.

Prévia do material em texto

202212.ead-29782434.06 - A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO - PG0002
1. Minhas Disciplinas
2. 202212.ead-29782434.06 - A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO - PG0002
3. MATERIAL DE AULA
4. Teste Final (N2)
	Iniciado em
	quarta, 18 mai 2022, 13:18
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 18 mai 2022, 14:40
	Tempo empregado
	1 hora 22 minutos
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Kamii (1990), ao mencionar sobre como as crianças adquirem o conceito de número, enfatiza que este é um conceito em que cada ser humano constrói através da criação de todos os tipos e coordenação de relações entre os objetos, passando por diferentes níveis.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1990.
A partir do exposto, associe cada nível às características:
 
(1) A criança não estabelece a igualdade e nem faz conjuntos de elementos com a mesma quantidade.
(2) A criança forma conjuntos usando a mesma quantidade, mas não conserva a igualdade numérica entre os elementos dos conjuntos ou não consegue responder de forma correta todas as perguntas, mudando sempre de opinião.
(3) A criança conserva as quantidades, pois consegue entender que mesmo que mude a disposição dos elementos no espaço, a quantidade não modifica.
 
(  ) As crianças fazem as duas fileiras (fileira vermelha e fileira branca) observando o mesma quantidade número, porém quando questionada sobre qual dos conjuntos tem mais, podem responder que tem mais fichas brancas ou as vermelhas porque ta mais afastada ou mesmo espremidas.
(  ) As crianças conseguem executar uma fileira com a mesma quantidade da outra e não se perturbam com perguntas. Sabem que existe a mesma quantidade de fichas vermelhas e brancas, pois a quantidade não muda porque mudou a disposição da fichas.
(  ) as crianças colocam tantas fichas vermelhas quantas são as brancas, dispondo as fichas até acabar ou respeitando os limites espaciais da fileira dada para afirmar a igualdade.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
2, 3, 1.
b.
3, 2, 1.  
 
c.
1, 2, 3.
d.
1, 3, 2.
e.
2, 1, 3.
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Jean Piaget (Dolle, 1981) em seus estudos sobre o desenvolvimento humano e o processo através do qual as crianças aprendem identificou três tipos de conhecimento.Em seus estudos está a diferenciação dos três tipos de conhecimentos, classificados conforme suas fontes - externas e internas - e modos de estruturação final.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique quais são os 3 tipos de conhecimento, segundo Piaget:
 
DOLLE, Jean-Marie. Para compreender Jean Piaget: uma iniciação à Psicologia Genética Piagetiana. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1981
a.
Conhecimento Físico, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.
b.
Conhecimento Físico, Conhecimento Científico e Conhecimento Lógico-matemático.
c.
Conhecimento Cultural, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.
d.
Conhecimento Físico, Conhecimento Filosófico e Conhecimento Lógico-matemático.
 
e.
Conhecimento Empírico, Conhecimento Social e Conhecimento Lógico-matemático.
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir sobre alfabetização matemática refletidos por Lopes (2014) no artigo Fundamentos da Educação matemática que nos possibilita refletir a respeito de como a matemática pode ser considerada uma linguagem que requer interpretação e compreensão.
 
Conforme Lopes (2014, p.17), "a matemática é uma linguagem que pode ser lida, compreendida e interpretada e que, não é somente leitura e escrita de algarismos, pois possui um significado, assim como a linguagem materna, por exemplo.".
 
LOPES, G.D. Fundamentos da alfabetização matemática. In: SILVA, João Alberto da.(org).. Alfabetização matemática nos anos inicias do ensino fundamental. Curitiba: Editora CRV, 2014.
 
Em relação à alfabetização matemática, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Quando falamos de alfabetização matemática nos referimos à memorização, interpretação e comunicação dos conteúdos matemáticos ensinados na educação infantil ao construir conhecimento matemático.
II. Alfabetização matemática se relaciona à compreensão do que se lê e escreve e compreende a respeito das noções de lógica, de aritmética e geometria, bem como a escrita e a leitura das primeiras ideias matemáticas do contexto de alfabetização.
III. A Alfabetização Matemática está associada ao constante diálogo com outras áreas do conhecimento e práticas sociais, como os jogos e brincadeiras.
IV. A Alfabetização Matemática é compreendida como um instrumento para a leitura do mundo, numa perspectiva que vai além da simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.
V. Alfabetização matemática é o trabalho realizado a partir da repetição e  da memorização, onde se organizar um sequência linear de conteúdos respeitando a lógica do mais fácil para o mais difícil.
 
Está correto o que se afirma em:
a.
II, III e IV apenas.
b.
I, II, III e IV apenas.
c.
I, III e IV apenas.
d.
I, II, IV e V apenas.
 
e.
II, III e V apenas.
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto a seguir:
 
“É sabido, por exemplo, que o conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados; que aprender números é mais do que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número; que as ideias matemáticas que as crianças aprendem na Educação Infantil serão de grande importância em toda a sua vida escolar e cotidiana.”
 
SMOLE, K. S.; DINIZ, M.I.; CÂNDIDO, P. Brincadeiras Infantis nas Aulas de Matemática. Coleção Matemática de 0 a 6. Volume 1. Porto Alegre: Penso, 2014, p.8.
 
Sobre princípios que orientam a organização de uma proposta de trabalho para construção do raciocínio lógico matemático, analise as afirmativas a seguir assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) O planejamento de uma atividade de matemática na Educação Infantil precisa possibilitar a exploração de diversas ideias matemáticas.
II.  As atividades precisam despertar nas crianças o desenvolvimento da curiosidade sobre a matemática encorajando a criar diferentes formas de compreender.
III. (  ) A aprendizagem da matemática precisa ser significativa, exigindo que as ações de ensino se direcionem para que os alunos aprofundem e ampliem os significados que elaboram mediante suas participações nas atividades.
IV. (  ) Pensar desse modo é compreender que é um processo de interpretação e estabelecimento de relações permanentes na busca de soluções para os problemas para desenvolver noções matemática cada vez mais complexas.
V. (  ) A escola precisa compreender como a criança pensa, que conhecimentos traz de sua experiência no mundo e fazer vários exercícios para as crianças memorizarem os números e ampliar progressivamente suas noções matemáticas.
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
V, V, F, V, V.
b.
F, F, F, F, F.
c.
F, V, F, V, F .
d.
V, V, V, V, V.
 
e.
V, V, V, V, F.
Questão 5
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o proposto na Base Nacional Comum Curricular   (2017), as crianças se deparam frequentemente  com conhecimentos matemáticos relacionados à contagem, a ordenação, a relações entre quantidades, conhecimento e reconhecimento de numerais que despertam a curiosidade.
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>.
 
De acordo com o apresentado analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I.  A construção de conceitos tem que acontecer a partir de aprendizagens práticas e lúdicas, relacionar o dia a dia com o cotidiano da sala de aula é vantajoso para a aprendizagem.
II.  A aprendizagem da matemática não necessita de planejamento,o professor só precisa observar, na espontaneidade das crianças, a potencialidade e a adequação de uma dada situação para a aprendizagem.
III.  O professor tem que observar o tempo todo e aprender com a criança as diversas possibilidades de desenvolver estratégias e procedimentos para resolver suas questões envolvendo o raciocínio lógico.
IV.  Os jogos auxiliam para que a criança desenvolva aspectos sociais, como esperar a vez de jogar, trocar informações, auxiliar o colega, mas também entrar em discussão, onde pode emitir posições, opiniões, acertos e erros e sejam compreendidos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
a.
F, V, F, V.
b.
F, V, V, F.
 
c.
F, V, F, F.
d.
V, F, V, V.
e.
V, V, F, F.
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise a situação a seguir:
 
"A professora dividiu a classe em grupos de quatro, cinco ou seis alunos, deu um punhado de feijões para os grupos e disse:
- Vocês vão fazer os feijões falarem!
As crianças ficaram espantadas, mas a professora continuou:
- Os feijões têm que dizer quantas crianças tem neste grupo. Vocês não devem falar. Em vez disso, devem me mostrar os feijões. E eu, vendo os feijões tenho que saber quantas crianças estão no grupo.
A professora ficou esperando. As crianças tinham dúvidas e fizeram perguntas. A professora repetiu a explicação com outras palavras.
De repente, uma aluna, que estava em um grupo de cinco, teve uma idéia. E logo mostrou cinco feijões para a professora.
- Como você descobriu? Perguntou a professora.
A menina colocou um feijão na frente de cada criança, isto é, "casou" um feijão com cada criança. Seus colegas logo entenderam a ideia."
 
Texto adaptado de Crianças e números e Senso numérico, do Programa Educar, da Universidade de São Paulo (Campus São Carlos). Textos: Crianças e números: http://metodologiademate.blogspot.com/2012/09/experiencia-com-quantidades-classe-todo.html   
Neste sentido, assinale a alternativa que apresente qual o princípio de contagem evidenciado nesse exemplo:
 
a.
Cardinalidade.
b.
Ordem fixa.
c.
Correspondência biunívoca.
d.
Abstração.
e.
Conservação;
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto a seguir que descreve uma situação vivenciada por uma criança e assinala um dos tipos de conhecimentos classificados por Piaget em seus estudos sobre o desenvolvimento humano:
 
"Por exemplo, ao entregarmos um giz a uma criança que nunca o observou e o manipulou, ela irá agir sobre ele e descobrir que ele suja suas mãos, que é possível riscar com ele, que apertando-o ele amassa e vira pó, é macio e leve e voa quando se assopra, etc."
 
RANGEL, A.C.S. Educação matemática e a construção do número pela criança: uma experiência em diferentes contextos socio-econômicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992, p.22.
 
Assinale a alternativa que faça referência a este tipo de conhecimento apresentado nesta experiência:  
a.
Conhecimento Cultural.
b.
Conhecimento Científico
c.
Conhecimento Físico.
d.
Conhecimento Lógico-matemático.
e.
Conhecimento Social.
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto a seguir:
 
"Possuir senso numérico permite que o indivíduo possa alcançar: desde a compreensão do significado dos números até o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas complexos de matemática; desde as comparações simples de magnitudes até a invenção de procedimentos para a realização de operações numéricas; desde o reconhecimento de erros numéricos grosseiros até o uso de métodos quantitativos para comunicar, processar e interpretar informação".
 
CORSO, L. V.; DORNELES, B. V. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagógica. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 298-309. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000200015>. Acesso em 30 dez. 2019.
 
Neste sentido, em relação à noção de número, está correto o que se afirma em:
a.
Apenas memorizar os números não indicam que a criança compreenda a noção de número. Precisamos ajudar a criança nessa compreensão de ideia de número, através de experiências de contagem que permitam a descoberta de relações matemáticas.
b.
Um senso numérico com desenvolvido precário pode ser devido uma representação e/ou processamento imaturo dos números.
c.
O aluno não interage de forma significativa com o  número ao quantificar, relacionar e comparar, o que acaba por acentuar suas dificuldades iniciais porque apresenta dificuldade no senso numérico.
d.
Um senso numérico pouco desenvolvido causa  problemas na compreensão e no uso do sistema numérico e acarreta problemas para o desenvolvimento de habilidades do tipo contagem.
e.
É preciso enfatizar o cálculo para o desenvolvimento de conhecimentos conceituais necessários para a resolução aritmética.
 
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
 
Ao classificar e ordenar objetos, comparando e relacionando quantidades no tratamento de informações, pensamos sobre as relações de ordem numérica e correspondência entre tamanhos de conjuntos, estabelecendo a síntese entre os aspectos ordinais e cardinais do número, determinando, ao mesmo tempo, a ordem de um elemento numa série, assim como quantos elementos compõem o todo da série. Para desenvolver tais conclusões a criança precisa entender as relações de ___________ e _____________.
 
Assinale a alternativa que preencha correta e sequencialmente a lacuna:
a.
Conservação e abstração.
b.
Correspondência biunívoca e Classificação.
 
c.
Ordem e classe.
d.
Conservação e Inclusão hierárquica.
e.
Classificação e Seriação.
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analisando o conceito de número conforme os pressupostos da teoria psicogenética de Jean Piaget e refletindo suas implicações na organização do trabalho pedagógico relacionado a construção do conceito de número.
Conforme os pressupostos da teoria psicogenética proposta por Jean Piaget nos estudos sobre o desenvolvimento humano analise suas implicações para a organização do trabalho pedagógico envolvendo o desenvolvimento do pensamento numérico e a construção do número e acordo com o proposto ,  analise as afirmativas a seguir:
 
I. A construção de habilidades de contagem, leitura e escrita de numerais é suficiente para construir o conceito de número.
II. A ideia de número resulta da construção da humanidade na busca pela representação de quantidades, da necessidade de medidas, na medida do tempo etc.
III. O conceito de número está associado a outros conceitos adquiridos na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental.
IV. O numeral e os algarismos são conceitos adquiridos pela informação social, por isso se diferenciam conforme a língua e o sistema de numeração utilizado. Já, o  número se dá na construção de um conhecimento lógico-matemático e é o mesmo em qualquer lugar do mundo.
V. O conceito de número se dá na construção das estruturas lógicas de classificação, ordem e conservação.
 
Está correto o que se afirma em:
 
a.
I e V apenas.
b.
I, II, III e V.
c.
I, IV e V apenas.
d.
II, IV e V apenas.
e.
II, III e V apenas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina