Buscar

Conclusões do problema 2 de intermediária de nascimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conclusões do problema 2 de intermediária
Objetivo 1 – Alterações do mamilo na gestação 
ORDEM : QUARTO A FALAR ( DEPOIS DE ADONES ) 
Fonte : MANUAL DO ALEITAMENTO MATERNO 
Aumento da sensibilidade no mamilo é um dos primeiros sinais de gestação em muitas mulheres. Durante a gestação a aréola pode aumentar e os tubérculos ou glândulas de Montgomery crescem e passam a secretar uma substância sebácea com propriedades antibacterianas. 
As mudanças podem influir na eficiência da remoção de leite pelo bebê. Os mamilos aumentam e tornam-se mais protrácteis, o que pode ser medido pela compressão da aréola imediatamente posterior ao mamilo. Quanto mais protráctil o mamilo e o tecido mamário posterior a ele mais facilmente o bebê mamará.
 É a protractibilidade do tecido mamário (e não a forma ou tamanho do mamilo) que determina se o mamilo poderá adentrar suficientemente a boca do bebê para evitar trauma pela atividade oral infantil ou se sua boca conterá porção suficiente de mama para extrair leite eficientemente. O mamilo é o conduto através do qual flui o leite e provavelmente serve como estímulo oral para iniciar o comportamento alimentar. Mamilo invertido extremo, intratável, envolvendo frequentemente também espessamento e sinequia de tecido mamário, pode tornar a amamentação difícil e até impossível. Felizmente isto é muito raro. Todavia não é raro que se tome, erroneamente, mamilo chato, esmaecido pelo ingurgitamento mamário como mamilo invertido.
EXTRA : 
Quando um bebé mama, impulsos sensoriais vão do mamilo para o cérebro. Em resposta, a parte anterior da hipófise na base do cérebro segrega prolactina. A prolactina vai através do sangue para a mama, fazendo com que as células secretoras produzam leite.
A maior parte da prolactina está no sangue cerca de 30 minutos após a mamada – o que faz com que a mama produza leite para a mamada SEGUINTE. Para esta mamada, o bebé toma o leite que já está na mama. Ou seja, quanto mais o bebé suga, mais leite é produzido.
Mais prolactina é produzida à noite; portanto, amamentar durante a noite é especialmente importante para manter a produção de leite.
A dor no mamilo é uma das queixas mais comuns das mães que amamentam, durante o período de pós-parto imediato. O posicionamento incorreto do bebê e o encaixe inadequado ao mamilo são as causas mais comuns de dor no mamilo, além do leve desconforto sentido no início da amamentação. Se o problema persistir e o bebê recusar a amamentação, torna-se necessário considerar a possibilidade de candidíase no mamilo. Se presente, a mãe deverá ser tratada com um creme antifúngico que deverá ser removido antes da amamentação, e o bebê deverá ser tratado com medicação oral.
Objetivo 2- Fórmulas a base de aminoácidos _ Leite e outros líquidos 
ORDEM: ÚLTIMA A FALAR ( DEPOIS DE HANNA)
Fonte : Nelson, capitulo sobre lactentes 
As fórmulas à base de aminoácidos são isentas de peptídeos contendo misturas de aminoácidos essenciais e não essenciais. São destinadas a bebês com alergia às proteínas derivadas do leite, que apresentaram falha de crescimento com o consumo e fórmulas à base de proteínas extensivamente hidrolisadas.
Bebês amamentados e bebês alimentados com fórmulas não precisam de água adicional, exceto quando determinado por uma temperatura ambiental elevada. Vômitos e expectoração são comuns em bebês. Quando o ganho de peso e o bem-estar geral são notados, a modificação da fórmula se torna desnecessária.
O leite de vaca integral somente deve ser introduzido após os 12 meses de idade. Em crianças na faixa etária de 12 a 24 meses com problemas de sobrepeso ou obesidade, ou que tenham história familiar de obesidade, dislipidemia ou doença cardiovascular, o uso de leite com baixo teor de gordura é apropriado.
Seja qual for o tipo, todos os leites consumidos devem ser pasteurizados. Bebês e crianças pequenas são particularmente suscetíveis a infecções por patógenos encontrados no leite cru ou não pasteurizado. 
Por motivos culturais, entre outros, a fórmula é substituída pelo leite de cabra, ainda que isto não seja recomendado. Foi demonstrado que o leite de cabra causa perturbações eletrolíticas significativas e anemia, por ter baixa concentração de ácido fólico.
Objetivo 3- Proteção contra câncer de mama
ORDEM : NONA A FALAR- Ultima ( DEPOIS DE Ingrid ) 
Fonte : Revista ciência e saúde coletiva 
O câncer consiste em uma enfermidade crônica, caracterizada pelo crescimento celular desordenado, o qual é resultante de alterações no código genético. Entre 5% a 10% das neoplasias são resultados diretos da herança de genes relacionados ao câncer, mas grande parte envolve danos ao material genético, de origem física, química ou biológica, que se acumulam ao longo da vida.
Dentre os cânceres de maior incidência no mundo o carcinoma mamário é o mais freqüente diagnosticado em mulheres.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ele é o quinto maior causador de mortes por câncer no mundo.
A prevenção do câncer de mama inclui medidas de detecção precoce e controle de fatores de risco modificáveis relacionados aos hábitos de vida. Além disso, o conhecimento da existência de fatores de risco e fatores de proteção associados a ela pode facilitar a detecção precoce, contribuir no rastreamento da patologia além de prevenir o surgimento da patologia.
Dessa forma, visto que o câncer de mama é uma patologia hormônio dependente, neste caso o estrógeno, a amamentação torna-se um fator de proteção para essa doença diretamente associado ao tempo de amamentação e ao número de filhos. Além disso, a amamentação induz o amadurecimento das glândulas mamárias, tornando as células mais “estáveis”, menos suscetíveis ao desenvolvimento do câncer.
Amamentar por pelo menos um ano reduz os riscos de desenvolver o câncer de mama em 48%, sendo que os doze meses de amamentação não precisam ser contínuos — amamentar dois bebês durante seis meses, por exemplo, teria o mesmo efeito na saúde das mães.
Beneficios para a mae em relação a amamentação 
Os benefícios relacionados à mulher após a amamentação são vários: a forma física retorna ao peso pré-gestacional, menor risco de desenvolver artrite reumatóide, risco reduzido de osteoporose aos 65 anos e menor probabilidade de desenvolver esclerose múltipla
Beneficios para o bebe 
A icterícia precoce, por discreta imaturidade do fígado, pode ocorrer em neonatos, onde a alta concentração de leite e colostro ajuda eliminar o mecônio pelas primeiras fezes estimulando o desaparecimento da cor.
Objetivo 4 – Início da amamentação e comportamento normal do bebê
ORDEM : QUARTA A FALAR ( DEPOIS DE INGRID) 
Fonte : caderno do Ministério da saúde, sobre saúde da criança
Os primeiros dias após o parto são fundamentais para o sucesso da amamentação. É um período de intenso aprendizado para a mãe e o bebê.
O entendimento da mãe e das pessoas que vão conviver com o bebê sobre as necessidades dele é fundamental para a tranquilidade de todos os membros da família.
O comportamento dos recém-nascidos é muito variável e depende de vários fatores, como idade gestacional, personalidade e sensibilidade do bebê, experiências intrauterinas, vivências do parto e diversos fatores ambientais, incluindo estado emocional da mãe. É importante lembrar à mãe que cada bebê é único, respondendo de maneiras diferentes às diversas experiências. Comparações com filhos anteriores ou com outras crianças podem atrapalhar a interação entre a mãe e o bebê.
Uma importante causa de desmame é o choro do bebê. As mães, com frequência, o interpretam como fome ou cólicas. Elas devem ser esclarecidas que existem muitas razões para o choro, incluindo adaptação à vida extrauterina e tensão no ambiente. Na maioria das vezes, os bebês se acalmam se aconchegados ou se colocados no peito, o que reforça a sua necessidade de se sentirem seguros e protegidos. As mães que ficam tensas, frustradas e ansiosas com o choro dos bebês tendem a transmitir esses sentimentos a eles, causando mais choro, podendo instalar se um ciclo vicioso.
Muitas mães queixam-se deque os seus bebês “trocam o dia pela noite”. Os recém- nascidos costumam manter, nos primeiros dias, o ritmo ao qual estavam acostumados dentro do útero. Assim, as crianças que no útero costumavam ser mais ativas à noite vão necessitar de alguns dias para se adaptarem ao ciclo dia/noite. Portanto, as mães devem ser tranquilizadas quanto a esse eventual comportamento do bebê.
O que falar na abertura do problema 2 de fechamento : 
Hiperemia é uma alteração na circulação sanguínea do paciente, que faz com que haja um aumento na quantidade de sangue circulando em um determinado órgão e/ou região do corpo do paciente.
Reações alérgicas, que causam dermatites,e infecções fúngicas (micoses) estão entre as principais causas de prurido testicular.
Papel da creche na orientação nutricional : 
O nutricionista, na creche, desempenha um papel de proteção à desnutrição.
A recomendação é clara: o ideal é manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e, se possível, até os dois anos ou mais. Mas como fazer isso quando muitas mães precisam deixar os seus bebês de quatro, cinco ou seis meses na creche? É aí que o nutricionista desempenha um papel fundamental.
Com a presença de um lactário, ou uma sala separada, no local, é possível armazenar e manipular o leite materno. O nutricionista pode orientar as mães sobre como fazer a ordenha manual, congelar e estocar esse leite para deixá-lo na creche depois.

Outros materiais