Buscar

Atividade 1 - Desenvolvimento Humano na vida adulta e env

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o caso a seguir:
 
Marta, do sexo feminino, 40 anos, técnica de enfermagem da organização na qual trabalha há 10 anos, foi encaminhada pela chefia para conversar com a psicóloga por estar tendo dificuldades na realização de suas atividades, com diminuição dos pacientes acompanhados e reclamações por parte dos pacientes, sendo negligente e ríspida. A trabalhadora tem se submetido a longas jornadas de trabalho, com plantões sucessivos e ultimamente vem tendo dificuldades em se relacionar com os colegas, isolando-se. Tem faltado e chegado atrasada ao trabalho, pois acorda “sem energia para nada”, sem ânimo. Tem se sentido esgotada e sente que a organização a tem explorado de todas as formas, não a retribuindo por seu esforço.
 
A partir das informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir:
1. Indique em qual estágio de desenvolvimento psicossocial, proposto por E. Erikson, Marta se encontra.
Marta se encontra no estágio de Generatividade x Estagnação. Que ocorre na idade adulta média, ou maturidade – entre os 40 e os 60 anos. Nesse estágio segundo (BERGER, 2017) “No auge da vida adulta, surge o interesse em estabelecer e orientar as próximas gerações, uma vez que passamos a nos dedicar à sociedade à nossa volta e a nos preocupar com a formação dos mais novos – seja decidindo ter filhos ou assumindo o papel de professor ou tutor. A impossibilidade de desenvolvermos essa fase pode gerar um senso de estagnação, de incapacidade de zelar pelos outros, de fazer algo que seja útil e que promova transformação na realidade da qual fazemos parte (BERGER, 2017)”.O papel profissional requer tanto reconhecimento quanto influência em seu meio, inclusive além das recompensas meramente utilitárias. Se os projetos frustram ou sua autoavaliação não é satisfatória, há um estagnação e autossabotagem.”
2. A partir da caracterização proposta para o estágio de desenvolvimento psicossocial em que Marta se enquadra, que ações de cuidado poderiam ser pensadas, considerando os conflitos pelos quais a profissional está passando?
No estágio onde Marta se enquadra, o papel profissional requer reconhecimento, influência, e recompensa para que não se desenvolva o sentimento de incapacidade e estagnação. Procurando buscar um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal de Marta, a organização poderia propor remanejar a profissional para uma função de liderança onde ela possa supervisionar e auxiliar, e/ou ser responsável pela capacitação de outros funcionários. Agregando toda sua experiencia e estimulando a se sentir produtiva e mantenedor de algo.

Continue navegando