Buscar

Inovando a Tecnologia da Asesp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inovando a Tecnologia da Asesp.
Para a empresa ASESP (Associação dos Servidores do Estado de São Paulo) conseguir implementar novos processos de controle de TI na empresa ela irá necessitar de um modelo de gestão que busque um alinhamento entre a governança corporativa e governança de TI. 
A ASESP é a maior instituição nacional voltada a servidores públicos, que possui uma proposta de oferecer pacote de benefícios para desconto aos associados. A equipe de TI realizou uma tarefa de compilar a documentação existente em uma base de dados dos associados, para que novos associados sejam incluídos de forma digital. Contudo, diversos outros serviços ainda dependem de o associado ir a uma unidade administrativa presencial, que demanda muito tempo e pode ocorrer falhas. Para estabelecer um fluxo completamente digital para os associados, foi definido que será necessário a implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning).
Para essa migração a ASESP necessitou planejar a migração focando e avaliando os processos existentes, as normas e políticas a Associação, as estratégias de atendimento aos associados, para posterior desenhar, junto com a equipe de TI, alógica e arquitetura de um ERP que faria a integração de todas essas informações, atendimentos, processos, garantindo retorno otimizado e uma base de dados mais preciosas para a equipe de marketing e gestão. 
Com a reunião convocada, será necessário apresentar o plano de implementação do projeto aos membros da equipe. A implementação será realizada de acordo com o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que mediante a Espinha (2020), é um guia com diretrizes a respeito da gestão de projetos em qualquer ambiente, que pode ser agrupado em cinco etapas: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento. Ainda de acordo com Espinha (2020), o principal objetivo é conseguir estabelecer fluxos eficientes de informações e de ações dentro da organização, o que acarreta maior produtividade, redução de custos e satisfação dos profissionais envolvidos no processo produtivo.
Com a utilização do PMBOK, também será possível realizar o a definição do escopo do projeto e a equipe, gerenciamento de riscos, aquisições, custos, qualidade, recursos humanos, stakeholders, comunicação e gestão do tempo de implementação. (ROCKCONTENT, 2015)
Para Correa (2018), o a governança de TI é um mecanismo de controle que garante que a área de tecnologia da informação esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e que os recursos estejam sendo aplicados corretamente, reduzindo assim os riscos para o negócio. O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca de boas práticas que estrutura a gestão de serviços de TI, elencando as regras e os processos para o atendimento às demandas e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) é um conjunto de boas práticas para gestão e governança de TI. Esse framework é baseado em 4 pilares: planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, 
monitoramento e avaliação.
Dados os aspectos apresentados na dissertativa, com a utilização do PMBOK em conjunto com as boas práticas de Governança de TI de COBIT e ITIL, é possível realizar um planejamento de implementação assertivo de um ERP para a ASESP, respeitando prazos, otimização de recursos e sempre estar alinhado com o objetivo de negócio da ASESP, afim de garantir a evolução nos fluxos de informações da empresa e agregar valor ao associado.
Referências:
ESPINHA, Roberto Gil. Por que vale a pena usar o PMBOK?. 2022. Disponível em: <
https://artia.com/blog/por-que-vale-a-pena-usar-o-pmbok/>
CORREA, Rafael Murilo. Qual o papel do ITIL® e do COBIT® na governança de TI. 2018. Disponível
em: < https://www.euax.com.br/2018/06/papel-itil-cobit-governanca-de-ti/>

Continue navegando