Buscar

SUPPLY CHAIN NA ERA DIGITAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A empresa EM trabalha para ter interação entre os setores que planta a erva-mate, a indústria, o setor logístico que faz a distribuição dos produtos, o comercial que comercializa os produtos e por último o consumidor final. Contudo, para que esses processos possam se comunicar de maneira eficiente, é fundamental que os procedimentos estejam bem estruturados.
	E nesse tocante, a estratégia de Supply Chain[footnoteRef:1] é crucial para que todas as etapas sejam interligadas, desde os fornecedores até a entrega ao consumidor final, unindo todos os procedimentos envolvidos na fabricação, logística e distribuição. [1: Supply Chain – do Inglês, Cadeia de Suprimentos, abraça todos os processos pelos quais um produto passa, desde a captação de matérias-primas até a entrega para o consumidor final. São os métodos e operações que compõem a fabricação, logística e distribuição. Ou seja, a lógica que envolve todos os setores de um segmento e que afetam diretamente na entrega de um produto ou serviço ao cliente.
] 
	Sendo assim, a melhor opção para a EM, é estruturar todos os processos usando a estratégia do Supply Chain Management, planejando as vendas e operações, assim como todos os processos logísticos (controle de estoque, embalagem e empacotamento, frete, logística reversa, recepção e expedição de produtos e melhorar a exportação para o mercado uruguaio). Para Sacool, (2002) o SCM (Supply Chain Management):
“É um conjunto de atividades, ferramentas e sistema (software)que permite a uma empresa integrar a produção mais estreitamente entre vários parceiros de negócio em um sistema de valor.”
	O Supply Chain Management possibilita que a organização forneça treinamentos e cálculos precisos para avaliar sua capacidade operacional e logística. Dessa forma, é possível prever problemas ou falta de insumos no seu ramo, juntando os dados em cada etapa, é possível resolver problemas diferentes. 
	É neste ponto que entra a tecnologia, uma vez que a cadeia de suprimentos incentiva a modernização dos métodos da empresa, através da adoção de ferramentas e sistemas tecnológicos, como um software ERP[footnoteRef:2], que, além de permitir a conexão dos dados para diversos setores da empresa, criaria um ambiente virtual que facilitaria o alinhamento interno e preveniria possíveis problemas na cadeia em acordo com a definição de Chopra e Meindl (Supply Chain Management, 2001, p. 354): [2: ERP – do Inglês: “Enterprise Resource Planning” ou sistema de gestão integrado - Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.A partir da centralização das informações em uma única plataforma sistêmica, o fluxo de dados corporativos se torna mais fluido.] 
“Informação é essencial para tomar boas decisões de gerenciamento da cadeia de suprimentos porque ela proporciona o conhecimento do escopo global necessário para tomar boas decisões. 
		A tecnologia da informação proporciona as ferramentas para reunir estas informações e analisá-las objetivando tomar as melhores decisões sobre a cadeia de suprimentos”
	A escassez de matérias-primas na indústria está diretamente ligada à fabricação de produtos com defeitos ou qualidade inferior à esperada. Além de ter um impacto negativo no seu estoque, isso demonstra que o consumo do material está sendo feito de forma incorreta e pode aumentar os custos de produção, aumentar a mão de obra (com retrabalhos) e prejudicar a qualidade. Uma análise aprofundada desse tipo de problema é crucial para a melhoria da produtividade fabril.
	O conceito de SCM pode oferecer diversas maneiras de aprimorar a eficiência e contribuir significativamente para a diminuição de despesas, além de identificar maneiras de acrescentar valor aos produtos. Em primeiro lugar, agindo para reduzir os estoques em compras mais vantajosas, otimizando o transporte e eliminando o desperdício. E, por outro lado, tal valor seria criado por meio de prazos confiáveis, assistência em emergências, facilidade na colocação de pedidos e serviços de suporte pós-venda.
	Portanto, conclui-se que a má gestão de estoques pode ocasionar problemas, como diminuição do número de clientes, diminuição de credibilidade no mercado, além de problemas financeiros, pois a função do SCM compreende o atendimento ao cliente, entregando o produto certo, no preço correto, com qualidade, no local e na hora em que se requisita a fim de gerar lucro e valor para a cadeia de suprimentos.
Bibliografia: 
CHOPRA, Sumil e MEINDL, Peter. Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation. New Jersey: Prentice-Hall, Inc. 2001, p. 354.
SACOOL.: MARCADAR, LIBERALI, G; PEDRON, C; CAZELLA, S.- Como Grandes Empresas Avaliam o Impacto dos Sistemas ERP sobre suas Variáveis Estratégicas - 26º Encontro da ANPAD. Salvador (BA), Ocorrido em: Set 2002.
TOTVS – Blog: ERP – O que é ERP? (2023) – Diponível em: https://www.totvs.com/blog/erp/o-que-e-erp/ - Acesso em: 10 de dez 2023.
TOTVS – Blog: Gestão Industrial – Supply Chain (2023) – Diponível em: https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/supply-chain/ - Acesso em: 10 de dez 2023.

Outros materiais