Buscar

A1 - Metodologia PORTUGUÊS

Prévia do material em texto

1. [Sobre as fases do desenvolvimento para Piaget] “Ao estudar o desenvolvimento cognitivo infantil, Piaget descobriu que esse desenvolvimento é caracterizado por construções e reconstruções, adquirindo, assim, um caráter sequencial e integrativo. ‘Sequencial porque pode-se distinguir, nos vários momentos evolutivos, certas características específicas que se manifestam tanto nos arranjos espontaneamente feitos pelas crianças com objetos diversos, como nas justificativas que elas fornecem’ [...] O caráter integrativo significa que as construções do estágio seguinte, como conteúdos necessários a novas formas de conhecimento. Com esse caráter de graduação sucessiva e integrada, o desenvolvimento infantil ocorre em quatro estágios.” (GARCIA, 1998, p. 20).  
 
Fonte: GARCIA, SMS. A construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Ensino em Re-Vista, vol 6, n 1, p. 17-28, 1998.  
 
 
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmações a seguir: 
 
1. O estágio pré-operatório se inicia junto com a linguagem e vai, mais ou menos,até os 7 anos, manifestando-se pela função simbólica e aparecimento intuitivo das operações.  
1. O estágio operatório concreto se dá no período entre 7 e 12 anos, com o início das operações lógicas, marcadas pelo pensamento reversível.  
1. O estágio formal acontece a partir dos 12 anos, quando o pensamento lógico alcança um nível maior de equilíbrio.  
 
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.  
I, II e III CORRETA 
Resposta correta. Piaget desenvolveu 4 fases do desenvolvimento das crianças, sendo que 3 delas estão reproduzidas nas afirmações:: a fase pré-operatório, operatório concreto e estágio formal. A fase pré-operatório é caracterizada pelo desenvolvimento da linguagem até os 7 anos de idade, em que há o desenvolvimento da função simbólica e o aparecimento intuitivo das operações. Já a fase operatório se caracteriza pelo início das operações lógicas. Por fim, o estágio formal é quando o desenvolvimento cognitivo atinge o seu auge.  Por isso, as 3 afirmações estão corretas. 
2. Piaget é um dos mais famosos estudiosos do construtivismo, responsável por desenvolver as fases do desenvolvimento cognitivo: fase sensório-motor, pré-operatório, operatório e estágio formal. No entanto, outros conceitos são necessários para compreender as fases de desenvolvimento cognitivo das crianças, como a equilibração e a assimilação.  
 
Segundo Garcia (1998), [esse processo] é o mecanismo interno de passagem progressiva de um patamar de equilíbrio a outro, cada vez mais estável.” (GARCIA, 1998, p. 19).  Para Mussen (1975), [esse processo] é tomado como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.  
 
Fonte: MUSSEN, PH. Psicologia da criança. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo:E.P.U. 1975. e 
GARCIA, SMS. A construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Ensino em Re-Vista, vol 6, n 1, p. 17-28, 1998.  
 
Assinale a alternativa correta. 
A primeira equilibração e a segunda assimilação. CORRETA 
Resposta correta. A primeira definição diz respeito ao processo de equilibração, que consiste na construção e na reorganização das estruturas desenvolvidas em determinada fase, a partir de novas solicitações,  em que ocorre na assimilação de novos objetos e esquemas já existentes, sendo um mecanismo de passagem de um patamar de equilíbrio para outro. A segunda definição faz referência ao processo de assimilação, que é o processo cognitivo que insere o sujeito em uma nova vivência se unindo às experiências já vividas e elaborando um novo esquema.  
3. ”[...] até o momento atual, em que os resultados do Censo têm sido frequentemente apresentados, sobretudo nos casos das Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNAD), pelo critério de anos de escolarização, em função dos quais se caracteriza o nível de alfabetização funcional da população, ficando implícito nesse critério que, após alguns anos de aprendizagem escolar, o indivíduo terá não só aprendido a ler e escrever, mas também a fazer uso da leitura e da escrita, verifica-se uma progressiva, embora cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento:do saber ler e escrever em direção ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita” (SOARES, 2004, p.7)  
Fonte: SOARES, M. Letramento e alfabetização: as múltiplas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2004. 
 
A partir da leitura do texto, podemos afirmar que, quanto o ensinamento da leitura e da escrita, houve modificações no sentido de: 
 
não só aprender um código para aprender a escrita, mas 
também saber fazer uso da leitura e da escrita nas diferentes esferas 
sociedade. CORRETA
Resposta correta. Segundo o texto, no Brasil os conceitos de letramento e alfabetização acabam se mesclando, principalmente quando nos referimos aos os indicadores do Censo. Por isso, o ensino da leitura e escrita deixou de ser somente o saber ler e escrever por meio da aprendizagem de um código, mas também saber fazer uso da leitura eda escrita, ou seja, o letramento. 
4. “É curioso que tenha ocorrido em um mesmo momento histórico, em sociedades distanciadas tanto geograficamente quanto socioeconomicamente e culturalmente, a necessidade de reconhecer e nomear práticas sociais de leitura e de escrita mais avançadas e complexas que as práticas do ler e do escrever resultantes da aprendizagem do sistema de escrita.” (SOARES, 2004, p.6)  
Fonte: SOARES, M. Letramento e alfabetização: as múltiplas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2004. 
 
Sobre o conceito de letramento, analise as afirmações a seguir. 
 
1. Letramento e alfabetização são conceitos iguais, já que ambos se relacionam com o processo de se aprender um código para fazer uso da leitura e da escrita.  
1. Letramento é o processo de contato com as práticas sociais de leitura e escrita, de forma que não é preciso ser alfabetizado para ser letrado.  
1. Letramento é um processo que se inicia antes mesmo da criança entrar na escola. Quando a mãe lê um livro para a criança pequena, essa criança está entrando em contato com práticas de leitura e escrita antes mesmo de ser alfabetizada.  
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. 
II e III. CORRETA 
Resposta correta. As alternativas II e III estão corretas, pois trazem o conceito de letramento com práticas sociais de leitura e escrita que podem acontecer separadamente da alfabetização. Uma criança que tem contato com a escrita desde muito cedo já está inserida nas práticas de letramento. Além disso, mesmo não sendo alfabetizada, uma pessoa pode ser letrada, como quando sabe o nome do ônibus, etc. 
5. Considerando o período escolar conhecido como ciclo de alfabetização, os currículos são documentos importantes para se assegurar o direito básico das crianças de serem alfabetizadas no tempo certo. Assim, espera-se que haja uma constante avaliação e possíveis revisões das propostas pedagógicas, materiais e investimentos fornecidos às crianças em fase de alfabetização. 
 
Assinale a alternativa que apresenta métodos adequados para alfabetização de crianças. 
Atividades pedagógicas lúdicas e multidisciplinares. CORRETA 
Resposta correta. Espera-se que o trabalho com a alfabetização nos 3 primeiros anos de escolarização seja feito por meio de atividades multidisciplinares, que mesclem oralidade e textos escritos do universo da criança  e de forma lúdica, por meio de jogos, música, teatro. 
6. “No método [...] começa-se ensinando a forma e o som das vogais. Depois, ensinam-se as consoantes, estabelecendo entre elas relações cada vez mais complexas. Cada letra (grafema) é aprendida como um fonema (som) que junto a outro fonema, pode formar sílabas e palavras. Para o ensino dos sons, há uma sequência que deve ser respeitada, segundo a escolha de sons mais fáceis para os mais complexos.” (FRADE, 2007, p. 23)  
 
FRADE, ICAS. Métodos de alfabetização, métodos de ensinoe conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação Santa Maria, v.32, n.01, p.21-40, 2007. 
 
A descrição acima faz referência ao método: 
Fônico CORRETA 
Resposta correta. A descrição faz referência ao método fônico, o qual ensina a escrita por meio da relação entre a forma e o som das palavras. Assim, começa-se pelos sons das vogais, depois das consoantes. Dessa forma, o aluno entende que cada letra (grafema) é aprendida como um fonema (som) que se juntam para formar sílabas e palavras.  
7. “No método global de contos [...] parte do reconhecimento global de um texto que é memorizado e “lido” durante um período, para o reconhecimento de sentenças,seguida do reconhecimento de expressões (porções de sentido), de palavras e,finalmente, das sílabas. [...] Tomando como foco o sentido,o professor encaminha o processo utilizando-se, por um período, de textos completos das várias lições seguidas. Somente após esse convívio maior com o texto é que viria uma forma de decomposição, mas com o cuidado de fragmentar o texto em parcelas maiores como primeiro a sentença e depois a palavra.” (FRADE, 2007, p. 28)  
 
FRADE, ICAS. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação Santa Maria, v.32, n.01, p.21-40, 2007. 
 
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir em verdadeiras ou falsas. 
 
I- O método global de contos é um método analítico, pois parte do todo para as partes. Nesse caso, a unidade inicial é o texto completo, que depois de entendido, é desmembrado em frases, palavras e sílabas. 
 
II- Apesar de ser um método analítico, o método global de contos, parte de pequenas sílabas para se chegar na formação de um texto completo, sem se preocupar com a questão das sentenças e das palavras. 
 
III- Assim como nos métodos analíticos, o método global do conto traz para o aluno o texto como um todo. Esse texto é trabalhado por um tempo, até que os alunos consigam desmembrá-lo em unidades menores, como as frases, expressões, palavras e, finalmente, sílabas.  
 
É correto o que se afirma em:  I e III CORRETA 
Resposta correta. A primeira afirmação está correta, pois o método global dos contos traz o texto como unidade inicial, desmembrando-o em unidades menores, como frases, expressões, palavras e sílabas. Já a segunda afirmação é incorreta, pois afirma que o método em questão parte das pequenas sílabas para formar um texto completo, quando na verdade o método, por ser analítico, parte do todo (o texto) para as partes (sílabas). Por fim, a terceira afirmação está correta, pois traz, mais uma vez, que o método global do conto trabalha com o conto como unidade inicial, desmembrando-o em pequenas partes.  
8. Os estudos sobre a alfabetização se desenvolveram ao longo dos anos, com foco, principalmente, na perspectiva construtivista. Hoje, considera-se o foco em apenas um método como retrocesso, pois os métodos - e as escolhas destes - devem ser flexíveis para atender os diferentes contextos escolares. 
 
A partir dessa afirmação, analise as afirmações a seguir.  
 
1. O método de alfabetização desenvolvido por Emilia Ferreiro é visto, pela grande maioria dos educadores, como o método ideal de alfabetização, não devendo sofrer alterações de acordo com o contexto educacional que está sendo empregado.  
1. Emilia Ferreiro é conhecida pelo seu método de alfabetização que propõe estágios para o desenvolvimento da escrita pela criança. No entanto, é importante que o professor tenha em mente que esses estágios não são fixos com todos os alunos, sendo necessário respeitar o tempo que cada aluno necessita para compreender cada estágio da alfabetização.  
1. Os métodos de alfabetização possuem um foco bem grande na perspectiva construtivista, tendo Emilia Ferreiro como a mais conhecida representante. Porém, é importante destacar que o processo de alfabetização deve estar ligado não só ao método em si, mas ao contexto educacional em que ele está inserido, sendo necessário adaptações.  
 
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. 
II e III apenas. CORRETA 
Resposta correta. A afirmação II está correta, pois o método de Emília Ferreira desenvolve estágios de desenvolvimento da escrita pela criança. No entanto, assim como afirmado na introdução da questão, os métodos de alfabetização devem ser flexíveis para se adequar ao contexto em que estão sendo utilizados. Assim, os estágios de desenvolvimento da escrita tratados por Emília Ferreiro não são fixos e devem respeitar o tempo de aprendizagem do aluno. Já a afirmação III, caminha para o mesmo pensamento, afirmando que, apesar dos métodos de alfabetização terem mais destaque na perspectiva construtivista, o processo não deve se prender somente ao método em si, mas também ao contexto educacional que este está inserido.   
9. ”A  implantação  do  CBA  surgiu  como  proposta  inovadora  na  área  da alfabetização,  pois  a  proposta  pedagógica  que  o  fundamentava  e  as  medidas  que  a partir dele seriam introduzidas distanciavam-se do que estava estabelecido, uma vez que a concepção mecanicista de alfabetização predominava tanto na prática docente, quanto no processo de capacitação docente.” (MAINARDES, 1995, p. 3).  
 
Fonte: MAINARDES, J. Ciclo Básico de Alfabetização: da intenção à realidade. Trajetos, Campinas, v. 2, n.7, p. 39-51, 1995. 
 
Sobre a concepção mecanicista da alfabetização, predominante muitos anos no Brasil, é correto afirmar que: 
Hoje no ciclo de alfabetização, acredita-se que trabalhar a leitura e a escrita de forma mecanizada, conhecendo apenas o código, não é o suficiente. É necessário aprender também e fazer uso da escrita. (letramento). CORRETA 
Resposta correta. Hoje, após muitos estudos da área, percebe-se que o ensino da alfabetização de forma mecanizada não traz muitos resultados na prática, pois os alunos, mais do que aprenderem a ler e a escrever por meio de um código, devem aprender a fazer um bom uso das práticas de leitura e escrita, ou seja, do letramento.  
10. “Os mais antigos testemunhos escritos encontrados são provenientes da região da Mesopotâmia (atual Iraque), feitos 3.300 anos antes de Cristo. Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme [...] os egípcios criaram os hieróglifos, a escrita das pirâmides. Nos seus primeiros tempos, a escrita no Egito era reservada a uma classe de especialistas, os escribas. Eles ocupavam uma posição de destaque, passavam por um processo de formação e eram o elo entre o faraó, outros funcionários do governo, os sacerdotes e o povo. Até a Idade Média, quando foi criada a imprensa, em 1450, as pessoas comuns ainda não aprendiam a ler e escrever.” (INVIVO - FIOCRUZ, 2015) 
Fonte: INVIVO.FIOCRUZ. Como se deu o desenvolvimento da escrita? Publicado em 2015. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/08/como-se-deu-o-desenvolvimento-da-escrita. Acesso em 24 de jul. de 2019 
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir: 
1. Na Antiguidade, a escrita era um direito de todos, pois estava profundamente ligada à religião. Assim, era necessário que o povo aprendesse a ler e escrever para seguir os mandamentos dos deuses.  
1. Enquanto os gregos nomeavam as letras - como Alpha, Beta e Gama - os romanos realizaram alterações como chamar as letras de acordo com o som que produziam, facilitando o uso do alfabeto e o processo de alfabetização em si.  
1. A escrita surgiu, principalmente, com a necessidade de comunicação. Assim, foi necessário que os povos criassem um sistema de códigos passados de geração em geração, facilitando a comunicação entre os povos.  
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. 
II e III apenas. CORRETA 
Resposta correta. A afirmação II está correta, pois os romanos se apropriaram do alfabeto e dos processos de escrita dos gregos, porém,realizaram modificações a fim de deixar o seu uso mais fácil. Entre as modificações estão a troca do nome das letras (Alpha, Beta) para o som que elas produziam (a, bê, cê). Já a afirmação III está correta, pois a escrita surgiu com a necessidade de comunicação, por isso, um sistema de códigos criado foi passado de geração em geração a fim de facilitar a comunicação entre os povos. Assim, as afirmações II e III são as corretas.

Continue navegando