Buscar

AVA1 Gestão Empresarial UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema de gestão ambiental nas empresas é um processo focado na sustentabilidade, ou seja, solucionar problemas ambientais e/ou prevenir possíveis consequências negativas relacionadas ao processo produtivo. Dentre os maiores problemas ambientais do mundo atualmente, destacam-se a degradação de áreas naturais e o descarte indevido de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente.
 A gestão ambiental comtempla um conjunto de atividades administrativas que permite o controle permanente da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente. Com essa preocupação, a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vem, desde o ano de 2004, requerendo aos seus centros de pesquisa que iniciem o processo, buscando principalmente o enquadramento da empresa às normas legais de qualidade ambiental.
 Para que a empresa evite o impacto ambiental dos resíduos, é necessário ter um plano de gestão e medidas em vigor. Essas medidas tem como objetivo minimizar a geração dos resíduos, orientando o acondicionamento, a coleta, o armazenamento, o transporte e a disposição final. 
 Sendo responsável pela área de sustentabilidade, será feito o uso das seguintes medidas:
· Seguir a norma NBR ISO 14001 corretamente, que tem como objetivo estabelecer um padrão de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que possa trazer o equilíbrio da proteção ambiental e a prevenção da poluição advinda da atividade econômica. A fim de estabelecer ações para a prevenção de poluição, pode-se através do uso de processos, práticas, técnicas, materiais, produtos, serviços ou energia para evitar, reduzir ou controlar (de forma separada ou combinada) a geração, emissão ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos.
· Mapear a geração de resíduos por fonte geradora: O mapeamento é uma ferramenta importantíssima na gestão de resíduos e contribui para evitar os seus impactos ambientais.
· Entender o tipo de resíduo que é gerado: A caracterização e classificação do resíduo é adequada para que as empresas possam evitar o impacto ambiental de resíduos. A organização precisa conhecer o tipo de resíduo gerado para dar a destinação final adequada.
· Reciclar os resíduos: Reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo. A técnica de reciclagem consiste na mudança do estado físico, físico-químico ou biológico do resíduo, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto. 
· Destinar a um aterro sanitário legalizado: Quando não é possível reciclar ou reutilizar o resíduo gerado dentro da empresa a opção ambientalmente correta é destiná-lo a um aterro sanitário legalizado.
· Reduzir a geração de resíduos: O 5 R’s da política, conforme Ministério do Meio Ambiente, são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Cada uma destas ações irá definir o sucesso das iniciativas ambientais no local de trabalho.
· Consultar se há a necessidade de se contratar uma consultoria em gestão de resíduo: para fazer a gestão correta dos resíduos evitando, assim os impactos ambientais causados por eles, a contratação de uma consultoria pode ser fundamental.
 Referencias: VGR: https://www.vgresiduos.com.br/blog/7-dicas-para-sua-empresa-evitar-o-impacto-ambiental-de-residuos/ 
AMBIPAR VG: https://www.verdeghaia.com.br/iso-14001-sistema-de-gestao-ambiental/ 
Gestão ambiental na Embrapa Cerrados: guia de termos e siglas

Outros materiais