Buscar

Atividade contextualizada de meteorologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada de meteorologia
Nome Completo:Gabriel Santos Rocha Bortolazo 
Matrícula:01354277
Curso:Ciências Aeronáuticas 
 Atualmente, graças aos recursos tecnológicos disponíveis e as constantes informações disponibilizadas pelos orgãos de previsões meteorológicas, a segurança em um voo expandiu-se enormemente se compararmos com a aviação de décadas atrás; porém devemos nos atentar ainda quanto as formações meteorológicas e os perigos em voar em uma região afetada.
 Mesmo com os recursos de previsões disponíveis atualmente, recomenda-se que os pilotos conheçam e respeitem as suas próprias limitações operacionais, pois voar em regiões com presença de formações meteorológicas põem-se em risco toda segurança operacional de um voo. Essas formações possuem diversas características nas quais dependem de seu tipo, podendo ocorrer em diversas altitudes; nesses casos podem ocorrer rajadas de ventos,nevoeiros,turbulência,trovadas,formação de gelo entre outras particularidades. 
 Na aviação podemos destacar as formações meteorológicas com a presença da nuvem cumulonimbus como sendo a mais preocupante e perigosa para os procedimentos aéreos, pois as características presentes nessa formação tornam muitos voos impraticáveis. Além de raios cujas descargas elétricas podem chegar a 1 bilhão de volts, trovões e muita água, a cúmulo-nimbo pode trazer partículas de gelo dentro dela, o choque da aeronave com as partículas de gelo pode desestabilizar a aeronave, resultando em acidentes graves. 
 Durante sua formação possuem correntes ascendentes que ajudam no desenvolvimento vertical da nuvem chegando até 55 mil pés de altitude, na fase de maturação as correntes de ar surgem de diversas direções e na fase de dissipação predominam as correntes descendentes nas quais são de alta periculosidade para o voo.
 Vale destacar inclusive que as regiões ao redor de um formação com a presença da cumulonimbus também sofrem alterações mesmo não sendo visívelmente perceptíveis, principalmente envolvendo turbulência e rajadas de vento. 
 Com essas informações, podemos constatar que antes de uma operação é de suma importância o planejamento de voo e definida a rota, cabe ao piloto atentar-se para as formações meteorológicas presentes na mesma, confirmando forte presença de formações e a presença de nuvem do tipo cumulonimbus, visando a segurança do voo o melhor a se fazer é adiar ou cancelar a operação prezando pela segurança da aeronave e seus passageiros e tripulação. 
Bibliografia
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/curiosidades/porque-os-pilotos-evitam-as-nuvens-chuva.htm
https://pt.frwiki.wiki/wiki/Cumulonimbus_et_aviation#:~:text=Assim%2C%20as%20nuvens%20cumulonimbus%20s%C3%A3o,um%20ar%20aparentemente%20absolutamente%20calmo.
https://aeroclubesc.com.br/meteorologia-e-a-seguranca-de-voo/

Continue navegando