Buscar

Litispendência, conexão, continência, perempção, coisa julgada e pressupostos processuais

Prévia do material em texto

· Litispendência: Revela a multiplicidade de ações idênticas, ou seja, mais de uma ação com as mesmas partes, mesma causa de pedir e mesmo pedido, a conseqüência disso é apenas uma ação ativa e as demais são extintas, na qual a ativa será a do juízo prevento.
OBS: Juiz prevendo é aquele da primeira ação distribuída, o critério será a data da distribuição, ou seja, a que distribuiu primeiro será o juízo prevento.
· Continência: Também tem mais de uma ação, com as mesmas partes, causas de pedir e pedido, porém uma causa é mais abrangente que outra, ou seja, as ações são semelhantes, mas não idênticas. Com isso devemos ter como conseqüência a reunião das ações para um único juiz. O juiz prevento, para que ele profira sentença de forma harmoniosa.
· Conexão: Existência de mais de uma ação com as mesmas causa de pedir OU pedido, as partes não necessariamente precisam ser as mesma, tendo como conseqüência a reunião dessas ações pelo juiz prevento.
· Perempção: Quando a parte de forma injustificada der causa ao arquivamento do processo, por pelo menos três vezes, ela perde o direito de judicializar essa questão.
· Coisa julgada: Se já houver transito em julgado de uma ação, a partes não podem inaugurar um novo processo pra discutir novamente o mesmo assunto. É necessário analisar os elementos identificados, se já há um processo com as mesmas partes, causa de pedir e pedido, com sentença transitava em julgado, a ação nova esta afrontando a coisa julgada.
Pressupostos processuais
1- Positivos (DEVEM estar presentes)
1.1 Existência
· Jurisdição: Aquela atividade do Estado consistente em intervir na relação para resolve-la promovendo justiça e faz social.
· Petição inicial: peça inaugural.
· Capacidade postulatória: Apenas quem está escrito na OAB possui.
· Juízo natural: Todos que propuserem uma ação no poder judiciário, será remetida a um juízo de distribuição e haverá a eleição natural de um juízo para apreciar o seu caso.
1.2 Validade
· Competência: Valida a jurisdição, para isso é necessário que o juiz seja competente para o caso.
· Petição inicial apta: Adequada para validar o processo. 
· Procuração: Outorga de procuração pela parte ao advogado, proporcionando que o mesmo a represente.
· Juiz de direito: Presença física de um juiz de direito togado.
2- Negativos (não devem estar presentes)
· Litispendência
· Coisa julgada
· Convenção de arbitragem (combinação das partes para levar o debate á arbitragem)
· Sentença arbitral.

Continue navegando