Buscar

TEXTO DISSERTATIVO DE SOCIOLOGIA -IDEOLOGIA E CULTURA -MAIO 2022

Prévia do material em texto

DISCENTE: Marcileide 
Dissertação argumentativa com o tema
 “Ideologia X Cultura” e apresente um exemplo da atualidade.
IDEOLOGIA E CULTURA 
A ideologia possui a interpretação de ser a falsa consciência, mas não existe uma definição que podem identificar o seu significado. No que se refere ao estudo ou até mesmo ciência que possui como ideias como objeto de investigação foi desenvolvida por Destut Tracy no século XIX, causando a redução de forma explicativa as percepções que formavam as ideias, assim como todas as manifestações mentais cuja origem era a fisiologia. Desse modo, esse termo é usado como manipulador e enganoso, sendo que diversas vezes é também conhecido como mística em oposição aquilo que é verdadeiro e real. 
Porém, Marx afirma que essa falsa consciência é originada pelo sujeito social partindo-se da classe a que pertence, sendo que consiste em uma percepção distorcida das relações sociais, sendo que essa distorção é conveniente ao interesse da pessoa. Além disso, ela oculta a própria realidade, atingindo o ápice de que a ideia dos fatos como algo mais importante do que os próprios fatos, permitindo a compreensão distorcida da estrutura e da dinâmica da sociedade, podendo ser usado como instrumento de dominação. 
As práticas sociais que possuem semelhanças podem gerar ideologias distintas de consciência de classe, porém não ocorre, pois, a complexidade das relações de produção e a prática social dos detentores do poder interferem que oculta aquela evidência. 
Também pode ser compreendida como uma forma de crença, pois possui caráter subjetivo e apresentam-se aos indivíduos como objetivas e verdadeiras, promovendo a compreensão do indivíduo como objetivas e verdadeiras, causando o entendimento que os valores sociais se apresentam com caráter normativo e coercitivo. Desse modo, não existira uma ideologia, mas várias que perpassam as sociedades. 
Existe outra interpretação em que a ideologia é inclusa no sistema de crença, pois as crenças sociais possuem várias configurações e possuem compreensão como verdadeiras pelas pessoas e toda prática social possui vínculo a esse sistema de crenças. Tanto o fim como os meios determinados por elas aparentam-se como ações sociais validas. Pode ser apresentada pelos valores (caráter normativo), religiões (sagrado) e ideologia (devir social). 
Um exemplo de ideologia do nosso cotidiano é da cor, pois a pele que contém maior quantidade de melanina, a pessoa é vítima da exclusão social e se o cabelo for diferenciado, a pessoa possuirá pouco reconhecimento, isso causa a segregação e até mesmo preconceito contra aquela pessoa. 
Já a cultura possui vários significados sofrendo a influência de determinada vertente teórica como a antropologia, sociologia e filosofia, além do senso comum em relação ao que se entende por cultura. Essa noção do que é cultura partindo do senso comum possui as variantes de escolaridade, pois o grau de instrução acompanha a abrangência desse conhecimento. 
Ademais, a literatura antropológica divide a cultura em dois eixos: não material que consiste em produção cientifica, construção de crenças, à elaboração de valores, às normas de conduta etc. e a material, que elenca a construção efetiva dos objetos materiais. É importante ressaltar que esses dois eixos possuem relação, pois a cultura é um processo contínuo, está em constante transformação e possui submissão aos procedimentos de transmissão cuja função é das instituições que realizam a difusão dos componentes que integram cada sociedade em suas particularidades. Entretanto, essa transmissão de valores pode ocorrer de forma não uniforme e nem superar intencionalidade dos atores sociais. 
Por fim, as sociedades afluentes ao lado da industrialização e do correspondente financeiro que são um dos marcos da globalização econômica, sendo presente nas práticas culturais tradicionais, desse modo, o arcaico e o novo possuem uma convivência de uma forma que não é notada a incompatibilidade entre o social e o cultural. 
Um exemplo de cultura material são os prédios que estão localizados em cidades históricas como Ouro Preto, pois retrata o período do Brasil colonial e o estilo arquitetônico predominante naquela época. Já a cultura imaterial pode ser considerada os estilos musicais como o samba ou a Música Popular Brasileira (MPB) cuja composição de novas músicas e reprodução das primeiras composições desses estilos ocorrem atualmente.