Buscar

Petição Inicial 8

Prévia do material em texto

Excelentíssimo (a) Doutor (a) Juiz (a) da (...) Vara Cível da Comarca de Fortaleza/CE
Sara, brasileira, solteira, designer de interiores, Rg nº 00.698. 000-0, CPF 000.937.000.789.09, endereço eletrônico saradesignerartunica@hotmail.com, domiciliada e residente na Av. Maria do Bairro, nº 090, bairro zona 1, Fortaleza/CE, por seu advogado (a) (doc.1), vem a este juízo, propor
Abertura de inventário dos bens deixados pelo falecimento de seu genitor “de cujus”, João, [qualifica ou não] com fulcro nos artigos 615 e seguintes do CPC, pelos seguintes fatos e fundamentos:
FATOS
A requerente é herdeira, do “de cujus”, falecido no dia 10 de Janeiro de 2022, nesta cidade, conforme certidões de nascimento e de óbito anexas (documento 2). Na época do falecimento o “de cujus” era casado deixando os seguintes herdeiros: Sara e Madalena (doc. anexo 2). Consta que não deixou testamento conforme faz prova a certidão anexa (doc. 3).
DO DIREITO
Nos termos do art. 611 do Código de Processo Civil: “O processo de inventário e de partilha deve ser instaurado dentro de 2 (dois) meses a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar esses prazos, de ofício ou a requerimento de parte”. Exposta a questão, tendo em vista que a requerente é parte legítima para pleitear a abertura do inventário, o que se infere do art. 616 do CPC, requer-se a instauração.
NOMEAÇÃO DE INVENTARIANTE
A requerente é herdeira do falecido e, portanto, nos termos do art. 617 do CPC, está apto a exercer a função de inventariante, e encontra-se desde a abertura da sucessão na posse e administração dos bens. Nesses termos, requer-se a nomeação da requerente como inventariante dos bens do “de cujus”, prestando compromisso para o exercício da tarefa.
DOS PEDIDOS
Diante do exposto, respeitado o prazo do art. 611 do Código de Processo Civil, requer:
1. a abertura do inventário;
2. seja o requerente nomeado Inventariante, prestando compromisso, protestando para, com a nomeação, oferecer as primeiras declarações.
3. Requer ainda, provar o alegado por todos os meios documentais, notadamente pela juntada destes.
Termos em que, atribuindo à causa o valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) conforme levantamento dos bens e documento anexo (doc.4).
Pede deferimento.
Fortaleza, 24 de Março de 2022.
Advogado
OAB/CE

Continue navegando