Buscar

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Prévia do material em texto

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O conselho ainda enfatiza que o elenco de instrumentos psicológicos é bastante variado, incluindo testes psicológicos, questionários, entrevistas, observações situacionais, técnicas de dinâmica de grupo, dentre outros. Os instrumentos de avaliação psicológica mais conhecidos são os testes psicológicos e as entrevistas psicológicas.
Observação (a forma que se comporta, a forma que ele fala, aspectos possíveis de serem observados, interesse e relação definido pela avaliação), entrevistas (estruturadas ou semiestruturadas), testes psicológicos (inventários e escalas, como a personalidade, inteligência, psicomotricidade e a memória/ Psicométricos, Projetivos, Expressivos)
De acordo com o CFP, a AP é formada por 4 ETAPAS PRINCIPAIS:
1. Levantamento dos objetivos e das particularidades do indivíduo – Objetivo será avaliar algum aspecto da personalidade, inteligência, descobrir o funcionamento daquele indivíduo. Definir quais técnicas e instrumentos a serem utilizados.
2. Coletar as informações pelos meios escolhidos. Integrar essas informações e desenvolver as hipóteses iniciais que são as suposições sobre o funcionamento do indivíduo. Informações integradas para comparar com as demais fontes (inter-validação dessas informações)
3. Análise das respostas coletadas para fazer uma indicação das respostas a situações motivadoras da avaliação e os resultados. Sistematizar essas informações coletadas para poder encaminhar a uma fonte encaminhadora (a fonte que fez o enc.). 
4. A partir disso, vai se valer como um documento escrito e também dar uma devolutiva para o paciente a partir de uma entrevista, tendo uma ligação com o objetivo inicial.
SATEPSI – Ver se os testes estão na ativa 
Guardar 5 anos os laudos.
· Testes Psicométricos – Coeficiente intelectual/ compreensão da leitura/ memória/ atenção, dentre outros.
Resposta certa e errada.
INTELIGÊNCIA / MEMÓRIA / ATENÇÃO
· Testes Projetivos – Avaliar a PERSONALIDADE.
Alta liberdade de respostas.
· Escalas – Perguntas.(Autismo)
AP Pericial/Psicotécnico (Trânsito)
1. Construção dos OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO e a escolha de INSTRUMENTOS e ESTRATÉGIAS adequadas para conseguir alcançar esse objetivo.
2. Coleta de INFORMAÇÕES 
3. Integração das informações coletadas e o desenvolvimento das HIPÓTESES INICIAIS
4. Indicação das RESPOSTAS e a comunicação dos RESULTADOS (que podem ser APTOS, INAPTO TEMPORÁRIO ou INAPTO), tendo uma ligação com o objetivo inicial.
Primeira Habilidade: Tomada de Informação (Atenção Difusa, Vigilância, Atenção Concentrada, Atenção Sustentada, Atenção Distribuída, Dividida, Atenção Alternada) 
Entrevista e 01 instrumento padronizado.
Segunda Habilidade: Processamento de Informação e Tomada de Decisão. (Orientação Espacial, Identificação Significativa, Inteligência, Memória, Julgamento e Juízo Crítico).
Entrevista e os instrumentos padronizados
Terceira Habilidade: Comportamento. (Tempo de reação, Coordenação Visuo e Áudio Motora, Capacidade de perceberações no trânsito correspondem ou não a comportamentos adequados, sejam individuais ou coletivos).
Observação, Entrevista e 01 instrumento padronizado
Habilidade mínima: Traços de Personalidade (Equilíbrio, diversos aspectos de personalidade, Controle Emocional, Ansiedade, Impulsividade, Agressividade)
Instrumentos padronizados, questionário, entrevista.
· Entrevista Psicológica – até 30 minutos
Inicial do processo. Prover o avaliador os subsídios técnicos acerca da conduta. Dos COMPORTAMENTOS, CONCEITOS, VALORES, OPINIÕES DOS CANDIDATOS. Observar comportamentos dura
Identificação Pessoal
Motivo da AP
Histórico escolar, profissional, familiar
Indicadores de saúde e doença
Aspectos da conduta social
· ENTREVISTA DEVOLUTIVA – (POSICIONAMENTO ÉTICO P/INFORMAR AOS CANDIDATOS QUE FORAM CONSIDERADOS INAPTOS TEMPORÁRIO)
Psicólogo apresente de forma clara e objetiva o resultado dos exames.
Todo candidato tem direito a uma entrevista devolutiva gratuita
· DINÂMICA DE GRUPO
Informar, treinar, resolver um problema, tomar uma decisão e integrar o grupo. Melhorar a comunicação entre os participantes da avaliação. Identificar possíveis problemas para a tomada de decisão.
· TESTES PSICOLÓGICOS
Medida clara e objetiva de uma amostra do comportamento do candidato.
As técnicas vieram para auxiliar na identificação de adequações psicológicas mínimas.
Psicólogo no Trânsito serve... 1953/ 1962(CNH)
Vinculada ao DETRAN...
1) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (Baseada na prevenção, ou seja, diminuir as possibilidades do motorista se expor em situações de risco e consequentemente, se envolver em acidentes).
-Obtenção da CNH
-Adição ou Mudança de Categoria
-Renovação da CNH – Apenas para condutores que exercem atividade remunerada
2) EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
3) ATIVIDADE DOCENTE NA RELAÇÃO COM A MOBILIDADE URBANA E O TRÂNSITO
Outras áreas...
1) Trabalhar com pessoas com fobias de dirigir
2) Atuar com empresas de ônibus e outros veículos
3) Educação no trânsito em escolas e outras instituições

Continue navegando