Buscar

Aula nº. 10. Contratos afins

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO DO TRABALHO I
 PROFESSOR:
 Francisco Valdece Ferreira de Sousa
 valdece@fvadvogados.adv.br
 DIREITO DO TRABALHO I
Aula nº. 10
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
01 - Introdução.
“Há, no mundo sócio-jurídico, inúmeros contratos que têm como elemento central ou relevante de seu objeto a prestação de serviços por uma pessoa a outrem. O enfoque nesse elemento central permite a classificação de tais pactos em um grupo próprio e distintivo, o grupo dos “contratos de atividade”.
“Em distintos segmentos do direito há exemplos marcantes de contratos de atividade. No Direito Civil, as figuras contratuais da prestação de serviços (locação de serviços), da empreitada e ainda do mandato; no Direito Agrário/Direito Civil, as variadas figuras de parceria agrícola e pecuária; no Direito Comercial, a figura da representação mercantil. No plano do Direito Civil e Comercial, em conjunto, pode- se ainda mencionar a figura contratual da sociedade.
…
Aula nº. 10
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
01 - Introdução.
…
“A área jurídica trabalhista apresentaria, ainda, contratos de atividade diferenciados entre si: o mais relevante é o contrato empregatício, embora se possa mencionar também o contrato de trabalho avulso.
“Os contratos de atividade situam-se, pela semelhança do objeto, em uma fronteira próxima à seara do contrato empregatício. Embora seja evidente que com ele não se confundem, guardando pelo menos uma ou algumas distinções essenciais, essa diferenciação nem sempre é claramente visível no plano do cotidiano sócio-jurídico concreto”.
 Mauricio Delgado Godinho
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
02 - Contrato de prestação de serviços.
…é o contrato mediante o qual uma ou mais pessoas compromete(m)-se a realizar ou mandar realizar uma ou mais tarefas para outrem, sob imediata direção do próprio prestador e mediante uma contraprestação especificada. O contrato de prestação de serviços corresponde ao tipo legal previsto para a pactuação da grande maioria das relações de prestação autônoma de serviços.
O trabalho autônomo é modalidade de relação de trabalho em que não há subordinação jurídica entre o trabalhador e o tomador de serviços.
O autônomo não disponibiliza sua energia de trabalho para terceiros. É sempre dono da própria energia de trabalho. Os contratos de prestação de serviços que firma com terceiros são contratos de resultado, e não contratos de atividade.
Exemplos: Contrato de empreitada, contrato de representação comercial, contra de prestação de serviços de profissional liberal, contratos de meação ou parceria. 
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
03 - Contrato de trabalho avulso.
Avulso é o trabalhador eventual que oferece sua energia de trabalho, por curtos períodos de tempo, a distintos tomadores, sem se fixar especificamente a nenhum deles, contando, sempre, com a intermediação de um OGMO ou de um Sindicato Profissional.
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
03 - Contrato de trabalho avulso.
A Lei nº. 8.212/91 define o trabalhador avulso nos seguintes termos:
Art. 12. São segurados da Previdência Social as seguintes pessoas;
…
VI - como trabalhador avulso: quem presta, a diversas pessoas, sem vínculo empregatício, serviços de natureza urbana ou rural definidos no regulamento.
A Lei 12.023/2009 regulamentou a atividade dos avulsos movimentadores de mercadorias em geral, os quais necessariamente serão intermediados pelo sindicato respectivo, nos seguintes termos:
Art. 1º. As atividades de movimentação de mercadorias em geral exercidas por trabalhadores avulsos, para os fins desta lei, são aquelas desenvolvidas em áreas urbanas ou rurais sem vínculo empregatício, mediante intermediação obrigatória do sindicato da categoria, por meio de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho para execução das atividades.
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
03 - Contrato de trabalho avulso.
O trabalho portuário, antes monopolizado pelos sindicatos profissionais dos estivadores, que escalavam avulsos que operariam nos portos, é hoje realizado tanto por empregados celetistas quanto por trabalhadores avulsos, nos termos da Lei 12.815/2013.
Art. 40. O trabalho portuário de capatazia, estiva, conferências de carga, conserto de carga, bloco e vigilância de embarcações, nos portos organizados, será realizado por trabalhadores portuários com vínculo empregatício por prazo indeterminado e por trabalhadores portuários avulsos.
O operador portuário deverá, então, criar o chamado Órgão Gestor de Mão de Obra - OGMO, o qual será encarregado do fornecimento e controle da mão de obra necessária ao funcionamento dos portos, conforme o art. 32.
Art. 32. Os operadores portuários devem constituir em cada porto organizado um órgão de gestão de mao de obra do trabalho portuário, destinado a:
I- administrar o fornecimento da mão de obra do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso;
II- Manter com exclusividade, o cadastro do trabalhador portuário e o registro do trabalhador avulso;
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
04 - Contrato de empreitada.
…é o contato mediante o qual uma ou mais pessoas compromete(m)-se a realizar ou mandar realizar uma obra certa e especificada para outrem, sob a imediata direção do próprio prestado, mediante uma contraprestação predeterminada ou proporcional aos serviços concretizados.
A empreitada pode abranger apenas o fornecimento, pelo empreiteiro, que pode ser pessoa física ou jurídica, do trabalho (Mão de obra), como também o material necessário à execução da obra contratada.
Vale destacar que a inocorrência de subordi-
nação do empreiteiro em relação ao toma- 
dor do serviço constitui a grande diferença
do contrato de empreitada em comparação
ao contrato de emprego.
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
05 - Contrato de Mandato.
…é o contato mediante o qual uma pessoa “recebe de outrem poderes, para, em seu nome, praticar atos, ou administrar interesses”. A procuração é o instrumento de exteriorização desse tipo de contrato.
No contrato de mandato, a exemplo do contrato de empreitada, não há subordinação em relação ao beneficiário do trabalho, além do que, a onerosidade do contrato de mandato
é meramente circunstancial, diversa
mente do que ocorre no contrato de
emprego e ou no contrato de emprei
tada.
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
06 - Contrato de parceria rural - Agrícola.
…é o contato mediante o qual uma ou mais pessoas compromete(m)-se a realizar ou mandar realizar uma ou mais tarefas agrícolas ou pecuárias, em área rural ou prédio rústico, para um tomador de serviços rural, sob a imediata direção do próprio prestador e mediante uma retribuição especificada. 
Na parceria agrícola o trabalhador recebe do tomador rural um imóvel ou prédio rústico para ser cultivado pelo obreiro ou sob sua ordem, dividindo-se os resultados do cultivo entre as partes, na proporção por elas fixadas. É uma espécie de contrato societário em que uma das partes comparece necessariamente com o trabalho rural e a outra com imóvel onde será concretizado o trabalho.
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
07 - Contrato de parceria rural - Pecuária.
…na parceria rural de pecuária o trabalhador recebe do tomador um ou mais animais para, pessoalmente ou sob sua ordem, pastoreá-los, tratá-los e criá-los, dividindo-se os resultados entre as partes, na proporção por elas fixada.
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
08 - Contrato de trabalho voluntário.
O trabalho voluntário, nos termos da Lei 9.608/1998, é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem
fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.
Contratos de Atividade
Doutores do riso
 DIREITO DO TRABALHO I
09 - Contrato de estágio.
O estágio é modalidade de relação de trabalho regulada pela Lei 11.788/2008, que conceitua o estágio nos seguintes termos:
Art. 1º. - Estágio é ato educativo escolar
supervisionado, desenvolvido no âmbito
de trabalho, que visa à preparação para
o trabalho produtivo de educandos que
estejam frequentando o ensino regular
em instituições de educação superior, 
de educação profissional, de ensino
médio, da educação especial e dos anos
finais do ensino fundamental, na
modalidade profissional de educação
 de jovens e adultos.
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
10 - Contrato de representação comercial.
…é o pacto pelo qual uma pessoa, física ou jurídica, se obriga a desempenhar, em caráter não eventual, oneroso e autônomo, em nome de uma ou mais pessoas, a mediação para realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos para os transmitir aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios - Lei 4.886/65. 
Contratos de Atividade
Arroz
Olho de Soja
Extrato de tomate
 DIREITO DO TRABALHO I
11 - Empregado vendedor - Regras próprias.
…O empregado vendedor tem sua situação jurídica regulada por lei especial (Lei. nº. 3.207/1957), bem assim, de preceitos contidos nos artigos 457; 478, § 4º.; 142, § 3º. e 466 da CLT, reguladores da modalidade preponderante de sua remuneração, o comissionamento.
Caso exerça labor externo, não submetido a controle de horário, sofre efeitos do que dispõe o artigo 62 da CLT. 
SEÇÃO II
DA JORNADA DE TRABALHO
Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
§ 1o - Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.       
§ 2o O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução.   
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
11 - Empregado vendedor - Regras próprias.
…O empregado vendedor
SEÇÃO II
DA JORNADA DE TRABALHO
…
Art. 62 - Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo:     
I - os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados;
II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial.
Parágrafo único - O regime previsto neste capítulo será aplicável aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salário do cargo de confiança, compreendendo a gratificação de função, se houver, for inferior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40% (quarenta por cento).
Contratos de Atividade
 DIREITO DO TRABALHO I
11 - Empregado vendedor - Regras próprias.
…O empregado vendedor…
Características:
Remuneração à base de comissões - comissionamento puro ou misto;
Forma de cálculo diferenciada: RSR, 13º. Salário, Férias;
Irredutibilidade no percentual das comissões;
Pagamento mensal;
Risco concernente às vendas - Do empregador;
Exclusividade da zona de trabalho;
Cláusula Del Credere. 
Contratos de Atividade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais