Buscar

Simulado de Ferramentas Ergonômicas - ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado de Ferramentas Ergonômicas - ergonomia
Simulado MjczOTM1OTU4NjkxNjU0MTI4Njk3
1ª) Administração - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006 - TJPA/PA - Analista Judiciário Na relação homem/máquina, a contribuição ergonômica, conforme a ocasião em que é feita, e que se aplica a situações reais, já existentes, para resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga excessiva, nas doenças do trabalhador ou na quantidade e qualidade da produção, chama-se
concepção
correção
conscientização
transformação
relação
2ª) A ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o homem e as atividades operacionais que ele executa. Um exemplo clássico da não observância dos princípios da ergonomia no trabalho é
o astigmatismo
o transtorno Borderline.
a Síndrome de Guillain-Barré.
a lesão por esforço repetitivo.
o refluxo gastroesofágico.
3ª) Hoje em dia há certa preocupação com as condições de trabalho. Entende-se que as condições de trabalho é que devem se adaptar ao homem, e não o contrário. Considerando que ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho,assinale a alternativa correta:
No início do século 20, quem trabalhava em indústrias fazia movimentos repetitivos e constantes, obedecendo à velocidade da linha de produção. Era o ser humano quem tinha de se adaptar às condições de trabalho.
Na ergonomia, os estudos sobre o ambiente de trabalho levam em consideração apenas aspectos físicos, como máquinas, equipamentos e objetos em geral. É isso que faz da ergonomia uma ciência
A organização de trabalho, no que diz respeito ao desenho dos cargos, à carga de trabalho e à jornada, não é objeto de estudo da ergonomia.
A legislação trabalhista brasileira ainda não possui regulamentação sobre ergonomia. Os cientistas, estudiosos e profissionais da área baseiam-se na legislação de outros países para embasar seus estudos e decisões.
Os processos mentais do ser humano, incluindo percepção, memória, raciocínio e resposta motora, não são ainda temas de estudo da ergonomia.
4ª) Trata das características anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas do homem em sua relação com a atividade. Os temas mais relevantes compreendem as posturas de trabalho, a manipulação de objetos, os movimentos repetitivos, os problemas ósteo-musculares, o arranjo físico do posto de trabalho, a segurança e a saúde. As afirmações do enunciado correspondem com:
Ergonomia Cognitiva
Ergonomia de Projetos
Macro Ergonomia
Ergonomia Organizacional
Ergonomia Física
5ª) Administração - Ergonomia - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006 - CEAGESP/SP - Assistente de Recursos Humanos A ergonomia visando à adaptação do homem ao trabalho
Adota como técnica de pesquisa e de aplicação nas empresas, a seleção de pessoal.
Adota princípios, métodos e técnicas de sociologia, visando adaptar o indivíduo ao grupo de trabalho.
Reúne conhecimentos necessários à concepção de instrumentos que possam ser utilizados com segurança e eficiência pelo trabalhador.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
N.R.A.
6ª) . É correto afirmar sobre a biomecânica ocupacional: I. É uma ciência que estuda os sistemas biológicos sob a perspectiva da mecânica. II. É uma ciência que aplica conceitos de mecânica na análise de movimentos (ângulos e velocidade) e forças tendo como campo de estudo o trabalhador. III. É um recurso da ergonomia física, cognitiva e organizacional. IV. É comum em estudos de biomecânica o uso de fotos e filmagens. V. Ciência que auxilia o ergonomista a avaliar limites e potencialidades físicas dos trabalhadores.
Somente as alternativas I, III, IV e V estão corretas
Somente as alternativas I, II, IV e V estão corretas
Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas
Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas
Todas as alternativas estão corretas.
7ª) Administração - Ergonomia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010 - CVM - Analista Marque a única informação sobre ergonomia que está incorreta.
Ergonomia física: está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade.
Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a tornálos compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano.
8ª) A Ergonomia é uma ciência antropocêntrica, ou seja, o ser humano é o seu principal objeto de estudo. A Ergonomia relaciona-se com: I. Adaptação do ser humano com seu ambiente de trabalho. II. A concepão de postos de trabalho nas empresas. III. A medida do ser humano, ou seja, a Antropometria e uma parte da engenharia, mecânica e das ciências da saúde, chamada Biomecânica. IV. A análise de processos mentais e a tomada de decisão. V. O controle do meio ambiente de trabalho, como por exemplo, os riscos ambientais.
Somente as alternativas I, II e III estão corretas
Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
Somente as alternativas I, II, III, e V estão corretas
Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
9ª) A ergonomia tem como foco de estudo diversos aspectos do trabalho. Entre eles pode-se citar: I. o meio ambiente físico. II. a duração da tarefa, os horários e as pausas no trabalho. III. as características materiais do trabalho. Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que:
apenas o item I está correto.
todos os itens estão corretos
apenas os itens I e II estão corretos.
apenas os itens II e III estão corretos.
apenas a II está correta
10ª) Administração - Ergonomia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011 - AFERJ/INVESTERIO/RJ - Engenheiro A “engenharia de fatores humanos” preocupa-se primariamente com os aspectos fisiológicos do projeto do trabalho, isto é, com o corpo humano e como ele se ajusta ao ambiente. Isso envolve dois aspectos. Primeiro, preocupa-se em observar como a pessoa se confronta com os aspectos físicos de seu local de trabalho, o que inclui mesas, cadeiras, escrivaninhas, máquinas, computadores e assim por diante. Segundo, como uma pessoa se relaciona com as condições ambientais de sua área de trabalho imediata, como, por exemplo, a temperatura, a iluminação, o barulho ambiente etc. O termo usualmente difundido e adotado na maior parte do mundo para esta definição é:
ergonomia
human factors
organomos
estudos de tempos e movimentos
HFES

Continue navegando