Buscar

DISCIPLINA INTEGRAÇÃO SAUDE - ATIVIDADE 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE
	ALUNA: ALANE FÉLIX DOS SANTOS | ATIVIDADE 01
· SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL E INTERPROFISSIONAL
· SEMELHANÇAS: Integralidade é uma semelhança entre os dois grupos. Pode ser entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. Pode também ser vista como um conjunto de atributos presente na prática dos profissionais de saúde que se observa pela não redução do paciente ao órgão ou sistema que produziu a doença.
	
· DIFERENÇAS: A diferença entre uma equipe multidisciplinar e uma equipe interdisciplinar é o modo de interação entre os diferentes profissionais e áreas do saber ao construir seus procedimentos de atuação. Na primeira, a visão concentra-se na atuação isolada de profissionais de diferentes áreas, na qual não há comunicação e existem relações verticais de poder que atrapalham a comunicação e o trabalho conjunto da equipe. Já na equipe interdisciplinar, os saberes são construídos em conjunto pelas diversas áreas da saúde, através de uma visão integral do ser humano e do papel de seu contexto na relação saúde-doença. 
· PORQUE A PRÁTICA COLABORTIVA POR MEIO DA ATUAÇÃO INTEPROFISSIONAL PODE QUALIFICAR A ATENÇÃO À SAÚDE
· A prática interprofissional colaborativa (PIC) tem sido recomendada mundialmente para a melhoria da qualidade assistencial e como alternativa para recomposição dos trabalhos especializados, pois é mais abrangente, tem melhor qualidade e é mais efetiva na assistência à saúde. Essa prática é um complexo processo, no qual os profissionais com formações distintas associam-se e compartilham expertise, conhecimento e habilidade com o propósito de prover um cuidado que tenha impacto na saúde dos indivíduos. 
· Estudos demonstram a necessidade de trabalho colaborativo interprofissional para o alcance da assistência holística, centrada no paciente, com custo e qualidade adequados.

Continue navegando

Outros materiais