Buscar

Colectomia: Cirurgia do Intestino Grosso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COLECTOMIA
INTRODUÇÃO
A colectomia abdominal total é um procedimento muito antigo na prática da cirurgia geral, tendo sido inicialmente realizada por Lilienthal em 1900 para o tratamento de uma paciente que apresentava história clínica compatível com doença inflamatória intestinal. O procedimento, então passou por períodos de popularidade, tendo-se ampliado o leque de indicações, com entusiastas da técnica inclusive para o tratamento de várias patologias funcionais do intestino, como obstipação intestinal crônica.
DEFINIÇÃO:
A colectomia é a retirada do intestino grosso. Chama-se colectomia parcial quando parte é ressecada. É chamada colectomia total quando todo o intestino grosso é retirado, porém, o reto é preservado. Acrescenta-se um prefixo procto, passando a chamar-se proctocolectomia quando o reto também é retirado. 
COLECTOMIA
Colectomia consiste na ressecção cirúrgica de uma parte ou da totalidade do intestino grosso (cólon). A  colectomia é uma cirurgia de grande porte que pode ser realizada por via laparoscópica e aberta, sem dúvida que a laparoscopia trás mais conforto ao paciente e acelera a recuperação. É realizada com anestesia geral e dura em media 3 horas depende do caso. 
Colectomia Direita: retirada do cólon ascendente ou direito.
Colectomia do Transverso: retirada do cólon transverso.
Colectomia Esquerda: retirada do cólon descendente ou esquerdo
Colectomia Total: retirada de todo o cólon (menos o reto).
 A perda da função colônica através de doença ou procedimento operatório resulta em uma secreção continua de resíduos alimentares e aumentam as perdas intestinais diárias de água e eletrólitos.
DIAGNÓSTICO
Colonoscopia: visualização do intestino grosso sob sedação com uma câmera. Principal exame para o diagnóstico das doenças do cólon.
Enema Opaco: raio-x com contraste. Útil para visualização da forma do intestino.
Sangue Oculto nas fezes: utilizado na detecção precoce do câncer. 
Neste procedimento, todo o cólon e o reto são exicisados, e o íleo (transformado em reservatório ou bolsa ) é trazido para dentro da pelve e anastomosado ao canal anal.
INDICAÇÃO:
É realizada para tratamento de câncer de intestino grosso.
Diverticulite do intestino grosso.
Doença inflamatória intestinal, tal como ulcerosa ou doença de Crohn.
Polipose colônica;
Colite isquêmica ;
Tumor colo-retal sincrônico;
 Polipose juvenil;
Enfarte do mesentérico (enfarte do intestino).
Traumatismo
COMO É FEITA A COLECTOMIA
A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia (cirurgia realizada através de pequenos orifícios no abdômen com o auxilio de uma câmera de vídeo e instrumentos especiais) ou por via aberta.
A cirurgia consiste na retirada do segmento do intestino doente, com margens de intestino normal como segurança, em conjunto com os linfonodos (gânglios linfáticos) que drenam a região.
É realizada uma emenda entre as extremidades do intestino que ficou(chamada de anastomose). Esta costura pode ser realizada de forma manual ou através de grampeadores mecânicos.
Preparo pré-operatório
Para esta cirurgia há a necessidade do preparo intestinal, o importante é manter uma dieta liquida dois dias antes da cirurgia e tomar os laxantes conforme a prescrição. O jejum é de 8 horas, normalmente o melhor é manter jejum a partir das 22:00hs do dia anterior, mesmo para líquidos. Não se esquecer de levar os exames, avaliações e guia de cirurgia. Durante o preparo atenção com  hidratação.
AÇÕES DE ENFERMAGEM
 Observar
 Informar
 Executar
 Gerir
 Atender
Observar
Identificar/ avaliar o grau de conhecimento da pessoa em relação à cirurgia a que vai ser submetida.
Informar
Descrever / explicar o tipo de cirurgia / ato cirúrgico e procedimentos pré-operatórios ( higiene, jejum, preparação gástrica, intestinal).
limpeza da pele tricotomia, necessidade de cateterização de uma ou mais veias periféricas, de retirar adornos e próteses dentárias caso a pessoa a uso e utilize )
Explicar/ Ensinar acerca da necessidade de eventual imobilização no período pós - operatório (repouso no leito, alternância de posicionamento) e da necessidade de utilização de estratégias de prevenção de complicações pós-operatórias.
 Executar
Instruir e treinar / estimular técnicas de relaxamento (Dor).
Instruir e treinar / estimular os exercícios pós-operatórios / técnica de respiração profunda, lenta e abdominal diafragmática e tosse eficaz, exercícios de prevenção de tromboembolismo e de úlceras de pressão.
Descrever/ ensinar sinais e sintomas de complicações susceptíveis de ocorrerem no período pós-operatório e importância de os transmitir ao enfermeiro:
 Dor;
 Ansiedade;
 Medo;
 Risco de tromboembolismo;
 Risco de úlcera de pressão;
Gerir
Organizar o processo clínico
 Validar o histórico de enfermagem (entrevistar).
 Validar consentimento informado e toda a informação/ ensino realizado no âmbito da reabilitação e prevenção de complicações pós-operatórias.
Avaliar/ identificar e planear ( e preparar) a administração da terapêutica prescrita (incluindo pré anestesia e soroterapia)
Avaliar/ identificar e planear a preparação adequada à intervenção cirúrgica (preparação da pele e tricotomia; preparação gástrica e intestinal, se necessário; etc.) 
Executar
 Promover a manutenção do equilíbrio nutricional e hidroelectrolítico, tendo em conta que esta fase inclui preparações “agressivas” para o equilíbrio hidro-electrolitrico.
 Vigiar e, se for necessário, monitorizá-lo através do balanço hídrico.
Atender
 Assistir/ apoiar a pessoa no que for necessário, durante este período.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
PRÉ OPERATORIO:
PREPARAÇÃO INTESTINAL OBJETIVOS
 Proporcionar máxima visualização na abordagem cirúrgica;
 Prevenir a contaminação da cavidade peritoneal, com matéria fecal;
 Diminuir a possibilidade de obstrução intestinal;
 Evitar lesão do colón;
FINALIDADE
 Assegurar o conteúdo gástrico mínimo.
OBJETIVOS
 Prevenir o risco de aspiração do conteúdo gástrico nos pulmões durante a abordagem cirúrgica e no pós-operatório imediato.
 Manter a preparação intestinal.
Alta Hospitalar e cuidados pós-operatório
A alta geralmente ocorre no quarto dia pós-operatório, a ferida operatória deve ser lavada apenas com água e sabão e ficar sem curativo após 24 horas. Fazer apenas atividades leves até a retirada de pontos que será após uma semana.  Após quinze dias as sua atividades podem voltar ao normal se sua cirurgia foi feita por videolaparoscópia, mas se for aberta necessitara de 30 dias para recuperação.
PREPARAÇÃO DA PELE
OBJETIVO
Reduzir o risco pós-operatório de infecção da ferida cirúrgica através da: Remoção da sujidade e micróbios;
FASE DO PÓS-OPERATÓRIO
Validar a intervenção cirúrgica realizada: Até retomar a consciência.
Observar
 Avaliar e monitorizar sinais vitais;
 Avaliar e monitorizar nível de consciência;
 Avaliar e monitorizar coloração/ temperatura da pele e extremidades;
Avaliar e monitorizar eliminação vesical e intestinal;
 Avaliar e monitorizar drenagens, perfusões, etc.
 Efetuar registros;
 Promover medidas de higiene e conforto;
Os cuidados no pós-operatório de pessoas submetidas a intervenção cirúrgica por Carcinoma do Intestino incluem:
A promoção da ventilação pulmonar;
 A manutenção dos sistemas de drenagem e a vigilância do estoma;
 O apoio nutricional;
A promoção do auto-cuidado / o ensino dos cuidados a ter com o estoma e o encaminhamento da pessoa e familiares a serviços de apoio comunitário;
Dieta
A alimentação na primeira semana deve ser leve sem alimentos gordurosos, comer a cada 3 horas, mastigar bem os alimentos e dar preferência as frutas, sucos e legumes. Conforme o passar dos dias a alimentação vai voltando ao normal.
POSSÍVEIS DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM
Motilidade gastrointestinal disfuncional;
Integridade da pele prejudicada;
Risco volume de liquido
deficiente;
Risco de infecção;
Risco de desequilíbrio eletrolítico;
CONCLUSÃO
Os cuidados de enfermagem, no pré e pós operatório é de suma importância para o paciente.
O conhecimento do enfermeiro sobre a patologia e fisiologia do órgão afetado é primordial para guiar o cuidado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais