Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acidente com Césio-137 em Goiânia
· Leitura da reportagem (Análise crítica) 
"O césio é um metal alcalino localizado no sexto período da Tabela Periódica. Suas propriedades são semelhantes ao rubídio e ao potássio, localizados no mesmo grupo, como o fato de ser macio e dúctil, além de ser explosivo em contato com a água. Seu ponto de fusão, de 28,4 °C, coloca-o como um dos poucos metais que podem ser líquidos em uma temperatura próxima à temperatura ambiente. É extremamente reativo, inflamando-se espontaneamente em contato com o ar."
Acidente radiológico e radiativo que ocorreu na cidade de Goiânia, capital de Goiás, em setembro de 1987.
O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas, o qual resultou na morte de quatro pessoas.
Sendo até hoje, considerado o maior acidente radiológico da história.
· Síntese  
Catadores de materiais recicláveis descobriram uma máquina de radiologia abandonada em uma clínica no Centro de Goiânia e retiraram uma peça dessa máquina. O desmonte dela fez com que 19 gramas de Césio-137 fossem expostos. Centenas de pessoas foram contaminadas e quatro morreram.
· Problema 
Com a violação do equipamento, foram espalhados no meio ambiente vários fragmentos de 137Cs, na forma de pó azul brilhante, provocando a contaminação de diversos locais, especificamente naqueles onde houve manipulação do material e para onde foram levadas as várias partes do aparelho de radioterapia.
Por conter chumbo, material de relativo valor financeiro, a fonte foi vendida para um depósito de ferro-velho, cujo dono a repassou a outros dois depósitos, além de distribuir os fragmentos do material radioativo a parentes e amigos que por sua vez os levaram para suas casas.
Nas primeiras horas após o contato com o césio 137, os efeitos físicos causados nas vítimas incluíam tontura, vômito, náuseas e diarreia. Em cerca de 16 dias, várias pessoas começaram a apresentar queimaduras e terem seus corpos mutilados.
· Como poderia ser evitado
Tudo poderia ter sido evitado se o Instituto Goiano de Radioterapia tivesse tomado as medidas de segurança adequadas quando foi desativada em 1985 e ter dado um fim adequado aos equipamentos de forma adequada, conforme normas sanitárias.
· Biografia 
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/acidente-cesio137.htm
SOUZA, Líria Alves de. "Acidente com o césio-137 em Goiânia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/acidente-cesio137.htm. Acesso em 09 de maio de 2022.
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/definicao-cesio-137.htm

Mais conteúdos dessa disciplina