Buscar

Av1 médicina nuclear

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OuNome : Denise Sales da costa
RA: 202002250534 
Professor: Vivaldo Medeiros 
Avaliação 1 Medicina Nuclear e Radioterapia
Resposta:
1- C
2- C
3- C
4- B
5- C
6- Samarioterapia tem como finalidade para tratamento paliativo da dor Causada por metástases ósseas em pacientes com lesões metastáticas osteoblásticas ósseas confirmadas em Cintilografia ou SPECT ósseo. O mecanismo exato do alívio da dor é desconhecido, mas o radiofármaco tem Afinidade pelo osso e se concentra nas metástases ósseas de forma similar aos agentes utilizados para cintilografia óssea. 
 
Iodoterapia procedimento: O paciente deve estar em jejum mínimo de 4 horas. 
Recebe a dose de Iodo radioativo via oral e é orientado a permanecer em jejum de sólidos 
por mais 2 horas e de líquidos, por mais 30 minutos. O paciente então é liberado depois 
de receber as orientações sobre manter a dieta até o término do exame, do horário e local para retorno e aquisição das imagens. Nos horários estipulados, o paciente retorna e 
realiza as imagens da região cervical por cerca de 15 minutos, deitado sob o detector do 
equipamento. Se não houverem mais imagens a serem realizadas, avalia-se a qualidade 
técnica do exame e o paciente é então dispensado e liberado do preparo.
7- MATERIAL: DTPA-Tc99m
INDICAÇÃO : Investigação da função glomerular renal, perfusão Renal, hidronefroses, estenoses do sistema coletor, hipertensão Renovascular, casos de ITU de repetição, entre outras.
PREPARO: O paciente deve manter a hidratação forçada 2 horas antes do exame (tomar 4 copos nas 2 horas que antes do exame). Antes de começar o exame deve-se esvaziar a bexiga.
 DURAÇÃO TOTAL: Cerca de 1,5 horas.
 DOSE ADULTO: DTPA: 20 mCi / Diurético: 1 mg / Kg – dose máxima de 20 mg (1 ampola)
ADMINISTRAÇÃO DA DOSE: Endovenosa (deixar acesso venoso).
POSICIONAMENTO: Deve estar deitado em decúbito dorsal, braços fora da área Abdominal, pés direcionado para o gantry. A área de imagem deve englobar de, cerca de 4 Dedos acima do ap. xifóide, até a parte inferior da bexiga.
Procedimento : Verificar se o paciente ingeriu bastante líquido nas últimas 2 horas e, caso isso não tenha ocorrido, ele é submetido a uma hidratação forçada cerca De 30 minutos antes do início do exame. Ao término desta etapa, o paciente é orientado a Esvaziar a bexiga e é imediatamente levado para a sala de exame. Após posicionado, o Paciente recebe injeção endovenosa do radiofármaco e diurético, concomitantemente ao Início das imagens. O paciente deve permanecer deitado até que o exame termine, ou Pelo maior tempo possível enquanto suporta a vontade de urinar. O paciente deve Esvaziar a bexiga novamente ao término das imagens . Avalia-se a qualidade Técnica das imagens e o paciente pode ser liberado. No caso do exame ser realizado com Captopril, o paciente deve chegar com antecedência de 1,5 horas para receber a Medicação, e sua pressão arterial deve ser aferida em, pelo menos, 3 intervalos regulares Antes do início do exame e aplicação do radiofármaco.
8-DACRIOCINTILOGRAFIA:
INDICAÇÃO : Suspeita ou acompanhamento pós intervenção de entupimento de canal lacrimal.
PREPARO: não há.
 Esvaziar bexiga antes de começar o exame
Tempo do exame: 45 minutos
MATERIAL: Tc99m (pertecnetato)
DOSE ADULTO: 0,3 – 0,5 mCi em cada olho
ADMINISTRAÇÃO DA DOSE: Aplicar em gotas nos olhos.
POSICIONAMENTO: Paciente sentado de frente para o colimador, com o rosto o mais perto possível, costas muito Bem apoiadas.
Procedimento: Paciente é levado à sala de exame, onde é posicionado para o início do exame. Paciente recebe 1 Gota de material radioativo em cada olho, sendo que após o gotejamento, qualquer extravasamento deve Cuidadosamente limpo. O paciente deve ser orientado a não piscar forte durante o exame e, caso perceba que está Lacrimejando, deve enxugar a lágrima com gases/algodão seco, sem esfregar, e sem sobrepor a mão aos olhos. A Primeira etapa do exame tem a duração de 10 minutos, e o paciente deve permanecer por este período sem mover a Cabeça. Se nas imagens dessa fase houver drenagem nos 2 olhos, o exame dá-se por encerrado. Do contrário, Repetimos as imagens dinâmicas por mais 10 minutos e após, independente do resultado, avalia-se a qualidade Técnica das mesmas e o paciente é liberado.
CINTILOGRAFIA DA GLÂNDULA SALIVAR:
INDICAÇÃO CLÍNICA: Disfunções das glândulas parótidas: dor/inchaço sub-mandibular, secura da boca, Etc.
PREPARO: Ingestão proibida de líquidos/ alimentos ácidos nas 2 horas anteriores ao exame.
Antes do exame deve-se esvaziar a bexiga Duração do exame : 40 minutos
MATERIAL: Pertecnetato (Tc99m) e suco de limão concentrado
DOSE ADULTO: Torção: 25mCi pertecnetato / Varicocele: piro: reconstituir com 6 ml e Injetar 5. Pertecnetato: 15 mCi
ADMINISTRAÇÃO DA DOSE: Endovenosa direta, sem a necessidade de deixar acesso venoso.
POSICIONAMENTO: Paciente deitado em decúbito dorsal e rosto próximo ao colimador, braços à vontade.
Procedimento : O paciente é levado à sala de exames e posicionado para o início do exame. Ele recebe injeção endovenosa de material radioativo (pertecnetato) concomitante ao início do exame. Permanece deitado por 20 minutos, com o rosto próximo ao detector e sem movê-lo, e as imagens são Adquiridas durante este tempo. No 10º minuto de exame, recebe cerca de 1 ml de suco de limão puro, Vitamina C líquida ou em pastilha, via oral, e não deve haver nem movimento do paciente, nem interrupção Das imagens. Este volume deve ser “bochechado” para estimular as glândulas salivares e depois engolido.
9- O acelerador linear utiliza-se raios-x de alta energia aplicados sobre um tumor afim de destruir células cancerígenas e , com sua tecnologia preserva o máximo de tecidos saudáveis ao seu redor. O equipamento é o mais usado para tratamento de de feixe externo para limitar os efeitos colaterais .
10-O planejamento radioterápico, é uma forma de simular o que será feito no tratamento do paciente. Ele consiste de posicionamento, confecção ou escolha de suportes, marcação de pontos referenciais e aquisição de imagens. Nessa etapa, o paciente não necessita estar presente e os profissionais envolvidos, como dosimetristas, físicos e médicos, irão delimitar na imagem da tomografia, o local do corpo que será tratado, bem como os órgãos normais adjacentes que serão protegidos.

Outros materiais