Buscar

Atividade A1 - Bioquímica dos Alimentos

Prévia do material em texto

Atividade A1: Nota 8
A água e os eletrólitos são essenciais para o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, mantendo a sua homeostase. A estabilidade das estruturas subcelulares e a ação enzimática dependem de uma hidratação adequada, ou seja, que exista uma distribuição perfeita de água e de eletrólitos entre os compartimentos intracelulares e extracelulares.
A quantidade de água e eletrólitos está sujeita a alterações oriundas, principalmente, da ingestão hídrica e de nutrientes, da temperatura do meio ambiente e do organismo (febre), da umidade e de sintomas como vômito e diarreia. Esses fatores influenciam no equilíbrio da osmolaridade do corpo, afetando as funções das células, dos órgãos e dos sistemas.
O percentual de água corporal é modificado de acordo com o ciclo de vida em decorrência das alterações morfofisiológicas e da presença de doenças que comprometem o sistema de regulação do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo – o que influencia na necessidade hídrica dos indivíduos.
BAYNES, J. W.; DOMINICZAK, M. H.Bioquímica médica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
SMITH, C. M.; MARKS, A. D.; LIEBERMAN, M. Bioquímica médica básica de Marks: uma abordagem clínica. 4. ed. Filadélfia: Lippincott Williams & Wilkins, a Wolters Kluwer business, 2012.
Assim sendo, nesta atividade, cite três funções da água no organismo e o percentual de água corporal do recém-nascido, do adulto e do idoso. Descreva o princípio fisiológico da ingestão de água, citando suas fontes no organismo. Não esqueça de apontar quais são os principais órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico no organismo e os tecidos responsáveis pela manutenção do sistema.
Resposta:
No corpo humano a água exerce variadas funções essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Dentre essas funções, podemos destacar o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas.
Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. É, principalmente, por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo.
A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação.
A quantidade de água no organismo humano varia de acordo com a idade, sexo e quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui. Um adulto saudável possui cerca de 60% do seu peso corporal em água, um idoso cerca de 50% e um recém nascido 75%.
O fornecimento de água pode ocorrer através da ingestão de líquidos, consumo de alimentos que possuem grandes quantidades de água(vegetais e frutas) e através do metabolismo corporal. 
O rim é o órgão mais importante na regulação do volume e da composição dos fluidos corporais. Outros órgãos como o coração, o fígado, os pulmões e a glândula pituitária ajudam a manter o equilíbrio eletrolítico. 
O líquido corporal localiza-se em dois compartimentos líquidos: o espaço intracelular e o espaço extracelular. Aproximadamente dois terços do líquido corporal estão no compartimento do LIC e se localizam principalmente na massa muscular esquelética. O compartimento do LEC é ainda dividido nos espaços dos líquidos intravascular, intersticial e transcelular. Os eletrólitos nos líquidos corporais são substâncias químicas ativas (cátions, que carregam cargas positivas, e ânions, que transportam cargas negativas). Os principais cátions nos líquidos corporais são os íons sódio, potássio, cálcio, magnésio e hidrogênio. Os principais ânions são os íons cloreto, bicarbonato, fosfato, sulfato e proteinato. As concentrações eletrolíticas no LIC diferem daquelas no LEC. O desequilíbrio hidroeletrolítico se dá quando os principais eletrólitos no corpo humano (já mencionados anteriormente sódio, potássio, cálcio…), não se encontram dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções.

Continue navegando