Buscar

A1 - EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vejo que conhecimento cientifico vem sendo implantado para substituir o conhecimento tradicional. Este trabalho é no sentido contrário do conhecimento tradicional a ser reconhecido tanto quanto o conhecimento cientifico.
Os cumprimentos das noções cientificas de rigor e método continuam a ser requisito impricito na maioria das circunstâncias. Por essa razão, os conhecimentos tradicionais e indígenas foram tratados aparte das instituições acadêmicas. Historicamente o conhecimento cientifico sobrepôs e anulou os conhecimentos indígenas. Integra-los ao sistema de conhecimento cientifico e não cientifico requer abrir mão de alguns preceitos e preconceitos arraigados, Esses saberes se assemelham ao conhecimento cientifico por possuir uma forte base empírica e ser usado para entender e predizer fenômenos que são registrados nas experiências do cotidiano.
Como mostra o artigo, a reação dos diferentes atores envolvidos na experiência (técnica, liderança indígenas, comunidades e etc) aos desafios de ordem técnica , economia, social, politica e/ou cultural se torna uma ótima fonte de reflexão. Importa-nos saber também como é possível apoiar iniciativas de do fortalecimento dos conhecimentos tradicionais relacionados a atividades produtivas, e como podem ser introduzidos novos conhecimentos e desenvolvidas novas habilidade entre a população indígena. Avaliando (auto)criticamente os resultados alcançados e sustentação no médio e longo prazo. Além de outras questões e aspectos considerados relevantes pelos autores dos artigos considerados relevantes pelos autores dos artigos que podem continuar a ser destacados e problematizados.

Continue navegando