Buscar

Prática reflexiva em gestão 2

Prévia do material em texto

Nome: Rafaela Garcia Rodrigues.
RGM:29407281
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é sem dúvida uma ferramenta que tem como principal objetivo melhor organizar a estrutura interior das escolas, auxiliando o trabalho da comunidade escolar em relação ao exercício do compromisso de todos, quanto às questões política e pedagógica. O regimento escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP) são documentos fundamentais para as escolas, pois contam com as normas e os objetivos de cada instituição. Eles devem orientar todos os educadores, as metodologias adotadas e também as relações entre os estudantes
 O PPP é a identidade da instituição escolar, documento que distingue uma escola outra, pelo planejamento das ações com vistas a elaboração e execução de metas como compromisso de todos os atores envolvidos no trabalho educativo. Libâneo (2008, p.357) nos esclarece que o PPP, “é o documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda todos os alunos”. 
Ele é um documento existente e obrigatório em todas as escolas e é o principal ponto de referência para a construção da identidade daquela escola de acordo com a comunidade em que está inserida e quais são os objetivos e as metas que a escola pretende alcançar. Nela, deve ter qual é a missão da escola, as suas características e quais os planos de ação para acabar com as principais dificuldades. O PPP não deve ser um “documento de gaveta” pois ele que orienta as ações a serem desenvolvidas pela escola.
Quando elaborado requer a participação de toda a comunidade escolar, devendo ser um documento maleável, que deve ajustar as ações da escola visando o bem de todos e uma educação de qualidade a ser ofertada aos alunos.
Como ele é um documento legal e obrigatório nas escolas, muitas vezes ele acaba sendo somente um documento burocrático, que fica guardado, sem ser usado ou atualizado. Sendo, que na verdade, ele é uma ferramenta de planejamento e avaliação que a escola deveria usar como um norte para tomar as decisões da equipe gestora e ajudar nas práticas pedagógicas. 
O PPP deve ajudar os professores e os gestores a melhorarem a qualidade do ensino na instituição. Para que os objetivos sejam alcançados, é necessário que haja uma gestão democrática, consciente e envolvida em todas as dimensões da escola, visando assim, afastar a ideia de hierarquia. 
A gestão democrática e participativa, busca quebrar velhos conceitos, destacando a necessidade da participação de todos os envolvidos na comunidade escolar a fim de que todas as metas elaboradas no PPP sejam realizadas. 
Essa construção coletiva ajuda a elaborar planos de ações concretos e a buscar soluções para as dificuldades que serão encontradas. Na distribuição das tarefas entre todos, é preciso pensar o que cabe exatamente a cada um. Cada um tem a sua função dentro da escola e essa parceria deve ajudar nas tarefas da comunidade escolar. Cabe a equipe gestora, proporcionar o envolvimento e a interação das famílias, comunidades, corpo docente e todos os envolvidos no processo educativo e da construção e execução do PPP. 
Podemos compreender a tamanha importância do Projeto Político Pedagógico para a gestão democrática da escola, já que esse instrumento deve, além de capturar a realidade na qual a escola está inserida, refletir as necessidades das comunidades escolar e local, promovendo sua atualização de acordo com as exigências e situações que possam surgir no decorrer de sua operacionalização, pois, colocando e prática o que foi construído e está proposto no PPP, a escola terá as condições favoráveis para cumprir seu papel na formação do cidadão. 
 
Referência: 
LIBÂNEO, José Carlos; et al. Educação escolar: politicas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2008. 
Regimento escolar: tire as suas dúvidas e saiba as diferenças para o PPP!https://blog.lyceum.com.br/regimento-escolar/#:~:text=O%20regimento%20escolar%20e%20o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20os%20estudantes.. Acesso em 29 maio 2022.

Continue navegando

Outros materiais