Buscar

Modelo atividade 1

Prévia do material em texto

Estudo 1
Atividade de 
Projeto Político Pedagógico
Projeto Político Pedagógico
O planejamento é algo essencial tanto para os professores, quanto para as instituições de ensino. Dentre os documentos que norteiam o planejamento escolar temos o Projeto Político Pedagógico (PPP). Cada escola deve ter seu próprio PPP para guiar as ações durante o ano letivo. Você professor conhece este documento? Sabe quais são os pontos essenciais o PPP?
Este documento tem um significado importante para as escolas, isto porque refletem as suas propostas, objetivos e metas a cumprir. O PPP, é um documento complexo, porque exige que diversos pontos sejam descritos com atenção e sejam coerentes, contribuindo assim, para o desenvolvimento e crescimentos da comunidade escolar.
Assim, você enquanto futuro professor precisa conhecer mais sobre este documento. Para tanto, faça uma breve definição do que é o PPP (máximo 5 linhas). 
Como ele surgiu? 
Qual a sua relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)?
Projeto Político Pedagógico
É o instrumento que reflete a proposta educaçional da escola, é através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas as reponsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos. Elaborar esse tipo de projeto é criar um guia para que a comunidade escolar(alunos, pais, professores, funcionários e gestores) consiga transformer sua propria realidade.
O projeto político pedagógico(PPP) teve sua origem no período de reformas que aconteceram no Brasil no período de 1980. Nessa época começou questionar o modelo de Estado invervencionista, no qual as decisões tomadas nas instituições eram centralizadas e verticalizadas, inclusive nas escolas. Em 1988 o fórum nacional de defesa da escola pública começou a batalhar para que fosse instituida uma gestão democrática do Ensino público, que garantisse autonomia a cada instituição de Ensino. Como consequência, o projeto pedagógico foi instituído na constituição de 1988.
Através dos princípios democráticos pela LDBde 1996 que Podemos encontrar o aporte legal da escoal na sua elaboração de sua proposta pedagógica, de acordo com os artigos 12,13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos na sua elaboração.
Projeto Político Pedagógico
Na elaboração do PPP uma série de conceitos são empregados, devido a função deste documento. Os conceitos que aparecem no próprio nome do documento também podem ser úteis para esclarecer a necessidade e o objetivo do Projeto Político Pedagógico.
Nesse sentido, descreva qual o significado dos termos político e pedagógico no PPP.
Projeto Político Pedagógico
Político : esse termo se refere a função social das instituições de Ensino, seu significado esta relacionado a possibilidade de fazer da escola um espaço livre e independente que atua na formação de cidadãos ativos na construção da sociedade.
Pedagógico: a palavra define o conjunto de métodos utilizados na educação para que cada sujeito se desenvolva de forma global, o termo faz menção a todos os projetos e atividades educacionais que são utilizados nos processos de Ensino e aprendizagem. 
Projeto Político Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico é um documento que possui uma grande importância no contexto educacional, porque é considerado o documento norteador das práticas e metodologias escolares e deve ser elaborado de maneira colaborativa. Desta forma,
Disserte sobre a importância da escola possuir um PPP. 
- Identifique quem deve participar da elaboração do PPP.
Projeto Político Pedagógico
O PPP é uma peça fundamental no planejamento das instituições de Ensino em seus vários níves de modalidades, é com ele que a escola ira demonstrar o que idealiza, quais suas metas e objetios e quais os possíveis caminhos para atingi-los, O PPP é o instrumento que reflete a proposta educacional da escola, é através dele que a comunidade escolar pode iniciar o trabalho coletivo focado nas responsabilidades pessoais e coletivas, que são destinadas para alcançar o objetivos estabelecidos. O PPP deve estimular os membros da escola a compreender e reconhecer os problemas e pensar em possíveis soluções, relembrando as responsabilidades de todos envolvidos.
Direção, coordenação, funicionários, professores, pais e alunos.
Projeto Político Pedagógico
Um Projeto Político Pedagógico é composto por diversos aspectos importantes a respeito da instituição escolar. Este deve estar fundamentado nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. Nessa perspectiva, realize as seguintes ações: 
- Descreva quais itens o PPP deve conter;
- Disserte sobre cada um dos itens descritos (máximo 5 linhas para cada).
Projeto Político Pedagógico
Identificação da Escola, missão, contexto, indicativos sobre aprendizados, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: aqui deverá conter dados como ração social, nome fantasia, CNPJ, nome e dados da direção, coordenação pedagógica, equipe responsável pelo PPP e também as caracteristiscas de funcionamento da instituição. Deve conter também o público que a escola atende(fundamental, médio), os horarios de funcionamento, esse tópico trabalha com informções objetivas e diretas que permite identificar a instituição.
MISSÃO: neste tópido deve-se estabelecer a missão, os valores e a visão da instituição de Ensino, esses são os pricípios que representam a identidade organizacional da escola e os critérios que norteiam sua atuação. A missão tras os propósitos e responsabilidades da escola perante os alunos e a sociedade. Os valores representam o pilares éticos nos quais a escola se ergue, seus princípios. A visão é a projeção que a instituição almeja alcançar. Aqui tambem deve trazer o histórico da escola desde sua fundação, assim pode-se notar as grandes mundanças pelas quais a instituição passou e sua evolução.
CONTEXTO: essa parte trata da realidade na qual a instituição de Ensino se insere: as informações a comunidade e público que atende, assim como os dados relevantes sobre sua posição dentro da localidade em que atua. O contexto deve ser pautados pela análise de dados a partir de pesquisas demográficas, perfil do público e outros indicadores possíveis , inclusive sobre os próprios alunos da escola nos períodos anteriores.
Projeto Político Pedagógico
INDICATIVOS SOBRE APRENDIZADOS: Os indicativos sobre aprendizado falam dos indicadores da escola em relação aos alunos. Eles devem ser apresentados conforme os dados atuais disponíveis e dos anos letivos anteriores, preferencialmente para demonstrar a evolução da escola. Cabe aqui apresentar o número de estudantes, tanto total quanto por segmento, as taxas de aprovação, dependência e reprovação, a média das notas gerais e por segmentos, o desempenho em avaliações do governo, premiações recebidas pela qualidade do ensino e outras informações pertinentes sobre a avaliação geral do ensino.
RECURSOS: O termo recursos não se refere apenas à receita, mas a todo o capital investido e humano da escola. Assim, é importante informar o número de diretores, coordenadores, professores e demais funcionários, detalhar a infraestrutura da escola: quantidade de salas de aula, quadras, bibliotecas etc., e também os recursos didáticos e paradidáticos disponíveis e os tecnológicos em uso.
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS: Aqui deve-se constar o modelo pedagógico adotado pela escola (tradicional, construtivista, baseado em problemas, dentre outros), o currículo para cada etapa escolar e os métodos de ensino. As diretrizes pedagógicas devem obedecer à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no que se relaciona à base curricular e, dentro dela, promover sua própria grade com maior ou menor ênfase em temas e disciplinas. Aqui a participação das coordenações pedagógicas é fundamental para criar um documento coeso, concreto e quetenha efetividade técnica.
 PLANO DE AÇÃO: Em relação ao planejamento estratégico escolar, o PPP determina que seja apresentado o plano de ação para o ano letivo. Logo, deverá ser traçado um plano de ação que contenha tanto as metas e objetivos quanto as etapas e proposições para alcançá-las. Para a gestão escolar e pedagógica o plano de ação é essencial como parte de uma programação-guia que facilita a implementação de boas práticas de ensino. Logo, o plano de ação deve conter os futuros investimentos, as melhorias de infraestrutura, a perspectiva de crescimento da escola e também as etapas e prazos necessários para isso.
Projeto Político Pedagógico
Depois de conhecer um pouco mais a respeito do Projeto Político Pedagógico, argumente porque é importante que a escola possua um PPP? Qual a relação entre este documento e a comunidade?
Projeto Político Pedagógico
O PPP além de ser um instumento burocrático, caracteriza-se também por ser democrático, por definir a indentidade da escola e indicar cominhos para ensinar com qualidade, é um document onde estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professors, coordenação escolar, alunos e familiars. Sua importância esta no desenvolvimento de um instituição de Ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade, Ele é complete o suficiente, tornando-se uma rota flaxível o bastante para se adaptar as necessidades dos alunos.
O Projeto politico pedagógico mostra a gestão de fazer democrático na medida em que é elaborado de forma participative, ou seja, com a participação da Direção, coordenação, funicionários, professores, pais e alunos. Tendo em vista a necessidade da escola e da comunidade, criando estratégias que irão guiar o trabalhos escolares durante o período letivo, dai percebe-se a importância da participação de todos os envolvidos, desta forma o PPP terá mais eficácia para ser posto em prática durante o ano letivo.
 
Projeto Político Pedagógico
Referências
https:\\infoescola.com\educacao\projeto-politico-pedagogico\
BAHIA. Orientações para o projeto político-pedagógico. Jornada Pedagógica 2014. Salvador, 2014
Brasil escola
Referências
FERNANDES, Sueli. Metodologia da Educação Especial. IBEPEX. Curitiba, 2006b. 
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília MEC, SEB, DICEI, 2013.
SZYMANSKI, Heloisa. A relação família/escola: desafios e perspectiva. Brasília: Editora Plano, 2001

Continue navegando