Buscar

RELATÓRIO A.P- Bioquímica Humana - AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA – aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Rhanille Cristine de Almeida Sacramento
	MATRÍCULA: 01176600
	CURSO: Farmácia 
	POLO:Paulista
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Rosilma Oliveira
		TEMA DE AULA: REAÇÃO DE BIURETO 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula. 
O reativo de biureto é uma solução de sulfato de cobre(CuSO4) e tartarato duplo de sódio e potássio (KNaC4H4O6) que ao reagir com os ions cúpricos, forma um produto de coloração violáceo. Esse teste serve para comprovar a existência de proteínas (macromoléculas que apresentam pelo menos dois aminoácidos ligados por meio de uma ligação peptídica) em alimentos ou soluções.
2. Materiais utilizados. 	 Pipeta de vidro, jaleco.mascara, tubos,reativo de biureto,pêra de plástico,água destilada, ovoalbumina. 
 				 		3. Responda as Perguntas: 			A)Qual o princípio bioquímico da Reação de Biureto? É uma reação qualitativa ou quantitativa? Decomposição da Ureia; Esse reativo é utilizado na identificação de compostos proteicos, pois as ligações existentes na molécula de biureto são semelhantes às ligações peptídicas na formação de proteínas. Qualitativa. 	B)Qual a ligação específica que reage com o reagente de Biureto e as moléculas identificadas? Através da ligação peptídica, o Cu2+do Biureto reage com as proteínas formando complexos quadrado planares. Dessa forma, aminoácidos livres que não possuem ligação peptídica não podem ser detectados. Ligações peptídicas estabelecidas entre os aminoácidos durante a formação de peptídeos e, finalmente, das proteínas. C) Comente os resultados obtidos na prática realizada. 1 tubo: colocando 1ml de água destilada .+ biureto = aguardar por 10 minutos ficou coloração violeta, indicando a presença da proteína. Reação com as proteínas do ovo. 2tubo: reação incolor D)Exemplifique algumas aplicações do uso da Reação de Biureto. Comprovar a existência de proteínas (macromoléculas que apresentam pelo menos dois aminoácidos ligados por meio de uma ligação peptídica) em alimentos ou soluções. 	 Biureto é o nome dado à estrutura originada a partir da decomposição da uréia, quando essa é submetida a uma temperatura de, aproximadamente, 180 graus. É uma reação é qualitativa, uma vez que soluções alcalinas que contenham biureto desenvolvem uma coloração violeta, quando em presença de sulfato de cobre (CUSO4). Esse fenômeno deve-se à formação de um complexo entre o íon Cu2+ e os átomos de nitrogênio presentes na molécula do biureto.  Muito utilizada para a reação de peptídeos e proteínas com o sulfato de cobre recebeu o nome de Teste do Biureto, e é utilizada para pesquisa de ligações peptídicas.
4. Conclusão sobre a identificação de proteínas através da Reação de Biureto. 
A reação do biureto é positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação A reação é também positiva para substancias que contem duas carbonilas (-CONH2)Ligadas diretamente ou através de um único átomo de carbono e nitrogênio. 
			TEMA DE AULA: REAÇÃO DO LUGOL (IDENTIFICAÇÃO DE POLISSACARÍDEOS)
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.	
Na presença de iodo pode sofrer reações de complexação, com a formação de compostos coloridos variando do azul intenso ao vermelho violácea. Com isso, objetivou-se identificar a presença de amido em alimentos rotineiros, utilizando o lugol com o reagente.
2. Materiais utilizados. 										Batata, faca, pipeta de vidro, pêra de plástico, tubos, solução de amido 1%, lugol 2%, água destilada, farelo de aveia, polvilho doce.
3. Responda as Perguntas:
A) Qual a composição química do reagente Lugol? 			 Preparo do reagente de lugol: 
iodeto de potássio 100g 										 iodo metaloide 50g. 										 água destilada. 1000ml
B) Descreva a fundamentação teórica da Reação do Lugol? 				 Ocorre uma reação de halogenação , em que iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. Se houver dupla ligação , o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá de intensidade.
C) Qual a indicação deste teste? 						 Indicação para a realização da colposcopia , enquanto que sua negatividade tranquiliza o responsável pela leitura do exame.
D) Comente os resultados obtidos na prática correlacionando com a presença ou ausência de polissacarídeos.
1tubo: 1 ml de amido + 5 gotas de Iodo = esverdeado azulado. Indica a presença de amido
2 tubo 1ml de água (solução controle) + iodo= veremos uma cor alaranjado
Na batata inglesa, colocando gotas de iodo veremos uma mudança de cor. Confirmação da presença de amido. farelo de aveia + iodo= cor mais intensa 				 				Polvilho doce+ iodo= cor intensa, quando mais gotas colocar, mais forte fica a cor.
4. Conclusão sobre a identificação de polissacarídeos através da Reação do Lugol. Na presença de iodo pode sofrer reações de complexação, com a formação de compostos coloridos variando do azul intenso ao vermelho-violáceo. Com isso, objetivou-se identificar a presença de amido em alimentos rotineiros, utilizando o lugol como reagente. Um polissacarídeo se difere pelo tamanho da sua cadeia, pelos tipos de unidades que o compõem e pelo tipo de ligações entre elas. Ele não tem um peso molecular especifico, como as proteínas, uma vez que sua síntese não se inicia a partir de um gene e não tem varias fases, determinando seu tamanho especifico. O alimento que foi cortado ao meio para visualizar possíveis diferenças de presença/ausência de amido ao ser adicionado 2 gotas de lugol no centro e na extremidade dos alimentos. Obteve-se em ordem decrescente de intensidade da cor: batata.
			TEMA DE AULA:REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula. 
A principal fonte de ésteres, os triglicerídeos, são os óleos vegetais e gorduras animais, amplamente utilizados neste tipo de reação. Como produtos da reação são formados álcool e sal orgânico de longa cadeia carbônica, conforme a equação geral a seguir. Ester + base polialcool+ sal orgânico. Esta reação orgânica é utilizada principalmente para fabricação de sabão, um sal de ácido orgânico, e a glicerina, um trialcool utilizado como umectante para sabonetes e cremes de beleza.
2. Materiais utilizados. 		 Óleo de milho, água destilada, hidróxido de potássio , pipeta de vidro, pera de plástico, tubos 
3. Responda as Perguntas:
A) Explique bioquimicamente o que é um são ácido graxo e o triacilglicerol?
ácidos graxos são substancias orgânicas encontradas em temperatura ambiente nas fases solida e liquida e semissólida. Pertencem ao grupo dos ácidos carboxílicos, compostos que apresentam a carboxila, carbono ligado a um oxigênio e umahidroxila. Ácidos graxos (ácidos carboxílicos de longa cadeia alquílica), no qual as três hidroxilas (do glicerol) sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais. 	 Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras (ver óleo vegetal e gordura), produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de reserva alimentar. De forma simplificada, um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, cujas três hidroxilas (grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicos dos ácidos graxos.
B) Explique a fundamentação teórica da Reação de Saponificação.				 A reação de saponificação também é muito conhecida como hidrólise alcalina e é através dela que se dá o processo de manufaturação do sabão. Em termos químicos, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).
C) Comente os resultados obtidos na prática de Saponificação explicando a formação de espuma em um tubo e não formação em outro tubo.
1tubo: 2ml de óleo + 5ml hidróxido de potássio, homogeneizar (levar ao banho maria por 5min)= 
2 tubo:
4. Conclusão sobre a Reação de Saponificação. 							A reação de saponificação é aquela em que um éster reage em meio aquoso com uma base forte, ou seja, é uma hidrólise alcalina. Os produtos formados são um sal e um álcool.
Essas reações são denominadas de reações de saponificação porque, quando ocorre uma reação desse tipo, com um triéster proveniente de ácidos graxos, formam-se os sabões.
				TEMA DE AULA:SOLUBILIDADE DOS LIPÍDIOS
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula. 	 Característica peculiar ela tem uma Hidrofobia, ela não é solúvel em água. Quanto mais apolar menos solúvel os lipídios são.
2. Materiais utilizados. Óleo de cozinha, solventes: agua destilada, solução acido clorídrico, hidróxido de sódio, éter etílico e álcool etílico ou etanol, tubos, pipeta de vidro, pera da plástico.
3. Responda as Perguntas:
A) Descreva a estrutura química dos lipídios. 	 Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono. Hidrogênio e oxigênio. Mas podem conter nitrogênio, fosforo e enxofre. Os ácidos graxos são os lipídios mais conhecido, deles derivam os óleos e as gorduras e eles são derivados de hidrocarbonetos , são ácidos carboxílicos.
B) Explique por que os lipídios são insolúveis em soluções aquosas. Os lipídios são ésteres, isso quer dizer que são compostos por uma molécula de ácido (ácido graxo) e uma de álcool (glicerol ou outro). São insolúveis em água porque suas moléculas são apolares, ou seja, não têm carga elétrica e por esse motivo não possuem afinidade pelas moléculas polares da água.
C) Explique o princípio bioquímico do Teste de Solubilidade dos Lipídios. "semelhante dissolve semelhante", as amostras que contêm lipídios formarão soluções de apenas uma fase com as substâncias apolares; e com as substâncias polares formarão soluções onde observaremos mais de uma fase.
D) Comente os resultados obtidos na prática correlacionando com o princípio químico da solubilidade das moléculas. Colocando em cada tubo um solvente diferente:
1tubo com 3ml de água + 1ml de óleo = não se misturam, pois o lipídio é hidrofóbico. 2 tubo com 3ml de ácido clorídrico+ 1ml de óleo= não se misturam, pois o lipídio é hidrofóbico. 3 tubo com 3ml hidróxido de sódio + 1ml de óleo= não se misturam, pois o lipídio é hidrofóbico.
4tubo etanol com 3ml+ 1ml de óleo= se mistura , ele consegue solubilizar um pouco 5 tubo éter com 3ml+ 1ml de óleo= consegue solubilizar totalmente.
4. Conclusão sobre a Reação de Solubilidade dos Lipídios. 				Os lipídios são biomoléculas com uma ampla variedade estrutural. Essas biomoléculas não se caracterizam por apresentar um grupo químico comum a todos eles, mas por sua solubilidade em solventes apolares.
Como o óleo é mas pesado do que o etanol ele sedimenta na parte inferior do tubo. Enquanto os outros só percebemos na parte superior.
O éter é o único solvente que solubiliza o óleo .
Onde só alguns solventes consegue solubilização, eles são hidrofóbicos então quanto maior a concentração de água em determinados solventes, teremos menor solubilidade.

Continue navegando