Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Recrutamento e Seleção
Simulado Atividades de Aprendizagem 06
Questão 1
O recrutamento e seleção atualmente, buscam novos olhares.
Quanto aos novos olhares que o recrutamento busca, assinale a alternativa CORRETA:
D Diversidade cultural, inclusão social.
A Diversidade cultural , treinamento.
B Defasagem e treinamento.
C Conhecimento, percepção.
Questão 2
Mercado de trabalho é um conceito que reúne aqueles que oferecem vagas de emprego e aqueles que buscam por tais oportunidades. Isso inclui tanto postos abertos em empresas públicas quanto privadas, de todos os portes e segmentos de atuação.
Sobre o impacto do MT sobre as práticas de recursos humanos no mercado de trabalho em oferta, assinale a alternativa CORRETA:
A Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de mecanismos de fixação da pessoa.
B Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos.
C Investimentos em Recrutamento para atrair candidatos.
D Precariedade salarial e predial.
Questão 3
Mercado de trabalho é um conceito que reúne aqueles que oferecem vagas de emprego e aqueles que buscam por tais oportunidades. Isso inclui tanto postos abertos em empresas públicas quanto privadas, de todos os portes e segmentos de atuação.
Sobre qual o impacto do MT sobre as práticas de recursos humanos no mercado de trabalho em procura, assinale a alternativa CORRETA:
A Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos.
B Seleção de candidatos para o não preenchimento da vaga.
C Investimentos em Recrutamento para atrair candidatos.
D Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre
Questão 4
O mercado de trabalho é algo dinâmico, respeita tendências e iniciativas das pessoas que trabalham por conta própria ou inseridas no mercado formal. 
Sobre qual ser a principal tendência dos tempos atuais em trabalhos formais, assinale a alternativa CORRETA:
A Pessoas trabalham no mercado formal porém sem direitos adquiridos a serem usufruídos.
B O Teletrabalho é algo provisório que atende os fãs de tecnologia, os demais são apenas usuários parciais e temporários.
C O Teletrabalho parece ser algo que veio para ficar, neste formato as empresas baixam os seus custos operacionais e aumentam a produtividade.
D A atualidade é composta de tendências de mercado assim como adequações profissionais necessários pelos mercados mais dinâmicos.
Questão 5
A avaliação de desempenho é uma ferramenta do RH para analisar a performance de um colaborador ou de um time inteiro. Por meio da avaliação de desempenho, é possível avaliar competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. E, ainda, relacioná-los com a cultura da empresa.
Sobre a afirmação feita por Pontes (2008) referente a avaliação de desempenho, assinale a alternativa CORRETA:
A É a integração do novo colaborador, muitas empresas adotam estratégias de acompanhamento e avaliação.
B As organizações precisam de resultados cada vez melhores.
C É uma modalidade do contrato por prazo determinado.
D É uma metodologia que auxilia as organizações a verificarem se os indivíduos estão ajudando na concretização dos seus objetivos.
Questão 6
A implementação de um programa formal de orientação no sentido de socializar os novos funcionários com a empresa, com seus cargos e suas unidades de trabalho, através de uma estratégia EAD, onde há uma necessidade maior de otimizar tempo e se adequar à diferente rotina dos colaboradores, denomina-se de:
Assinale a alternativa CORRETA:
A Multitarefa.
B Habilidades básicas.
C Retenção.
D E-learning.
Questão 7
Para o bom andamento das atividades laborais do setor de Recursos Humanos e para os processos de recrutamento e seleção, a ética possui papel primordial. Os processos éticos no recrutamento de pessoas garantem que todos serão tratados de forma igualitária, além de serem conduzidos de forma assertiva. À partir do exposto e de acordo com o seu Caderno de Estudos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A legislação permite a exigência de antecedentes criminais, bem como, consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa para a todos os tipos e segmentos de empresas, pois a empresa precisa exigir uma conduta idônea do trabalhador.
(    ) Ao divulgar anúncios de vagas, as empresas devem atentar-se ao conteúdo. São vedados quaisquer anúncios com conteúdos discriminatórios, como exigências de gênero, raça, orientação sexual ou religiosa, exigência de fotos, entre outros.
(    ) A vida pessoal do candidato deve fazer parte do roteiro de entrevistas. O ideal é perguntar se o candidato pretende casar, se pretende ter ou tem filhos, como vai fazer para levar os filhos na escola, entre outros pontos, pois isso auxilia a empresa a escolher um candidato que não tenha compromissos pessoais que possam comprometer a rotina diária.
(    ) É proibida a exigência de alguns exames médicos, como testes de HIV e de gravidez. Esse ato pode resultar em processos para a organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D F - V - V - F.
Questão 8
A seleção por competências procura encontrar o candidato mais adequado ao cargo. Porém, para chegar a esse resultado, o recrutador precisa saber exatamente o que procura e quais são as competências necessárias para a função. 
Sobre a seleção por competências, assinale a alternativa CORRETA:
A O perfil de um candidato considera apenas suas competências técnicas.
B O perfil de um candidato considera apenas suas competências comportamentais.
C Não é possível definir o perfil de um candidato, visto que as competências mudam com o tempo.
D Sobre as competências de um candidato, devemos considerar que seu perfil compreende as competências técnicas e comportamentais.
Questão 9
O currículo deve ter uma boa aparência, para tanto necessita de uma compreensão visual simples e clara, além de se limitar aos tópicos de qualificação considerados importantes. Para ser considerado um bom currículo, ele deve ser claro a fim de evidenciar os resultados e contribuições do colaborador nas empresas em que atuou. No modelo apresentado, por exemplo, há uma estrutura genérica, o que não impede que o candidato monte um currículo mais específico para o cargo que pretenda concorrer. Marque a alternativa que corresponda a vaga pretendida que apresente a ênfase “Estes currículos devem ser enxutos e objetivos, pois o candidato deste patamar não precisa se apegar a longas descrições. Deve apenas destacar as principais ações que trouxeram impacto para as empresas em que trabalhou”.
Marque V ou F
( ) Executivos
( ) Área acadêmica
( ) Gestores e ou Diretores
( ) Gerentes
Marque a alternativa correta.
A FFVV
B FVFV
C VFVF
D VFFF
Questão 10
Na prática, o ideal é que se escolha mais de uma técnica de seleção para cada caso. Em cargos simples que possuam poucas exigências, pode-se reduzir o número de técnicas, mas em casos de cargos complexos, indica-se a aplicação de variadas técnicas, para que possibilite aos tomadores de decisão optarem pelo candidato mais adequado à vaga. No que diz respeito à aplicação das técnicas de seleção, Chiavenato (2010) apresenta as técnicas de “Cultura geral e Cultura Profissional”. Essas correspondem a qual tipo de técnica de seleção?
Marque V ou F
( ) Provas de conhecimento e capacidades
( ) Entrevista de seleção
( ) Testes psicológicos
( ) Testes de Personalidade
Marque a alternativa correta.
A VFVF 
B FVFV
C FFVV 
D VFFF

Outros materiais