Buscar

Fichário 05

Prévia do material em texto

O planejamento estratégico é elaborado de modo a responder às seguintes questões
Por que a organização existe?
Em 1 de setembro de 1910, um grupo de cinco operários (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva) do bairro paulistano Bom Retiro, sob a luz de um lampião, às oito e meia da noite, decidiram criar um novo time de futebol, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócios-fundadores. A ideia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthian FC, equipe inglesa de futebol fundada em 1882, que excursionava pelo Brasil. Os ingleses eram chamados pela imprensa da época de "Corinthian's Team", mas o time brasileiro só seria batizado "Sport Club Corinthians Paulista" depois de muita discussão e algumas reuniões.
O que e como ela faz?
O Corinthians é conhecido pelo seu futebol masculino, porém ele participa de outros esportes como: Futebol Feminino, Natação, Basquete, Remo, Futsal, Handebol, Futebol americano, Futebol de Praia, MMA, Rugby e Vôlei.
Onde ela quer chegar?
Manutenção do estilo de jogo
Competitivo na Libertadores
Sanação financeira
O que a organização vai fazer para atingir seus objetivos? (Como?)
O Corinthians tem em mãos uma fórmula que funciona: já se mostrou vencedora, eficiente e que se adapta ao estilo e à cultura do clube. E mexer nisso não deu certo em 2020.
Por isso, a manutenção do que vem sendo feito é o primeiro passo por um 2022 bem-sucedido. Mancini funcionou, agora é preciso dar tempo e mais opções para que o time seja mais competitivo no próximo ano.
O Corinthians foi campeão da Libertadores em 2012 – desde então, o time não foi longe na competição. É preciso solidificar a posição do clube na América do Sul.
Classificar é o primeiro passo, se for direto para a fase de grupos melhor ainda. Mas o passo seguinte é manter a consistência na Liberta, começando por 2021.
Dívidas, multas, processos. A dívida do clube é um problema e, com o início de uma nova Era no clube, com Duílio Monteiro Alves como presidente, sanar as finanças do Corinthians é prioridade.
É claro que 900 milhões de reais não somem de repente, então o primeiro passo é tornar o clube sustentável, maximizar as receitas dentro e fora de campo e então – pouco a pouco – reverter a situação.
O Sport Club Corinthians Paulista nasceu com a missão de ser o “Time do Povo”. E, em seus 110 anos de história sempre fez jus à essa missão.
Os primeiros relatos de “ações sociais” datam do final da década de 1910, quando o Timão revertia rendas de alguns jogos para ajudar famílias carentes, hospitais, asilos de órfãos, vítimas de calamidades públicas ou das guerras mundiais e dentre outras.
Cem anos depois, em 2010, o Corinthians deu um grande passo para contribuir mais ativamente dentro do contexto social em que está inserido, com a criação do PROJETO SOCIAL TIME DO POVO.
Fichário 05
Como você traçaria um planejamento estratégico para esse time?
Fazer mapeamento de suas forças e fraquezas e também oportunidades e ameaças. Tornando-se assim mais fácil de se formar um planejamento estratégico alcançável.
Como exemplo de Visão que pode ser aplicada ao futebol, podemos citar:
O grande objetivo pode ser representado pela conquista da Taça Libertadores da América.
Que fatores podem ser determinantes para que, de tempos em tempos, o planejamento estratégico desse clube seja revisto e atualizado?
Os fatores externos, uma vez que estes não podem ser controlados pelos gestores do futebol.
Como: mudanças na legislação e crise econômica.
Quem são as pessoas-chave nessa organização (clube), responsáveis pelo cumprimento das metas?
O Presidente do clube, técnico e os jogadores, que são responsáveis pela busca de resultados no curto prazo (a cada jogo).

Continue navegando