Buscar

Fichário agenda 09 - A Estrutura da Organização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Estrutura da Organização - Fichário 
RESPOSTAS: 
1. Qual é a relação entre o pensamento de Peter Drucker (tema do fichário Agenda 02) e a estrutura contemporânea no ambiente organizacional?
R: As ideias de Peter Drucker, refletem nas estruturas organizacionais de nosso tempo. Para ele, as organizações se parecem cada vez menos com estruturas burocráticas e hierarquizadas, como o exército e a igreja - conforme se verifica nas estruturas contemporâneas-, assemelhando-se, metaforicamente, a uma orquestra, no qual temos profissionais diversos alinhados com o mesmo objetivo. Esses modelos contemporâneos se caracterizam pela horizontalização estrutural: têm menos níveis hierárquicos e os superiores estão mais próximos dos subordinados. A liderança, nessa situação, está caminhando para ter cada vez mais um papel de mentor do que de chefe mandão, logo, os colaboradores precisam saber se auto gerenciarem, cuidando do seu tempo e do seu trabalho de forma autônoma, sem depender de um líder para isso. Drucker, dentre outras coisas, defendia a ideia de que o cliente é a prioridade de uma organização, e não o produto, além da valorização das pessoas como um requisito fundamental para a evolução das organizações, englobando tanto os clientes quanto os funcionários, considerados por ele, como o maior recurso das empresas. E essas concepções estão na base de tendências bastante atuais.
 
2. Se você tivesse que dar algumas dicas a respeito do tema desta agenda a um colega que vai abrir seu próprio negócio, quais seriam? Pense nos tópicos estudados na agenda - tipos de departamentalização, utilização do organograma, foco no cliente e autonomia do colaborador, para elaborar suas dicas!
R: A minha primeira dica seria o foco no cliente: realizar pesquisas para entender e posteriormente atender as necessidades de seus clientes é muito importante, tanto para a fidelização, como para criar um diferencial competitivo. Ainda, dicas quanto à flexibilidade do organograma para receber alterações quando necessário; ele é ideal para esclarecer a estrutura do negócio e otimizar os processos e tarefas. Por fim, dicas quanto a delegação de funções, isso significa, dar confiança para que o time tenha motivação, capacidade, liberdade e autogestão para executar determinadas tarefas. Até porque a gestão não é uma função apenas dos gerentes. Esses, por sua vez, devem saber estimular a autogestão de cada colaborador.
 
3. No texto inicial da agenda, em “Para começar o assunto”, é apresentado o caso dos remadores. Pense, em pelo menos, três características da administração contemporânea que poderiam melhorar a organização Carimbaí Ltda.
R: Planejamento, organização e controle.

Outros materiais