Buscar

Fichário Agenda 08 - Estrutura Societária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Agenda 08 - Estrutura Societária
Situação 1: Ao ler o case acima, você decidiu ser empreendedor e resolveu abrir uma empresa de bolos em sociedade com seu melhor amigo. Defina os passos que deve seguir para abertura da empresa e sua legalização.
Passos para abrir a empresa:
1. Busca prévia do nome da empresa.
Depois de realizar a busca prévia e não tendo verificado que esse nome já é utilizado por outra empresa, o nome empresarial da sociedade deve ser registrado. Essa consulta pode ser feita online, no site da Junta Comercial. 
Quanto ao nome fantasia deve ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), de modo a garantir a propriedade do empresário ou da sociedade sobre ele.
2. Consulta prévia do local
 É necessário verificar se o local pretendido permite o exercício da sua atividade. Para isso, faça uma consulta prévia à prefeitura da cidade para saber os critérios de concessão do alvará de funcionamento.
3. Registro da sociedade
Preparar antecipadamente o Contrato Social (documento que será exigido em algumas etapas da formalização). Neste documento, constam o objetivo e o ramo de atuação da empresa (comércio, indústria ou serviço), os aspectos societários e a formação do capital social.
O Contrato Social deve ser registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedade simples, ou na Junta Comercial do estado, no caso de sociedade empresária.
Esse registro é feito por meio da apresentação do Contrato Social. Se o empreendimento a ser registrado for uma microempresa, deverá ser anexada ao processo uma declaração dessa condição.
4. Inscrição no CNPJ
Solicitar o CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. É possível solicitar a inscrição no CNPJ pelo site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br, ou nas agências da Secretaria da Receita Federal.
5. Inscrição na Previdência Social
A inscrição é feita junto ao INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. A empresa é obrigada a fazer contribuições mensais à Previdência Social.
Inscrição estadual
6. Inscrição estadual
 Obrigatória para empresas que promovem a circulação de mercadorias (seja no comércio, ou na prestação de serviços), que prestam serviços de comunicação ou telecomunicação ou que realizam atividades de transporte intermunicipal ou interestadual. A inscrição pode ser feita num posto da Secretaria de Estado de Fazenda, e informações sobre os procedimentos de inscrição estão disponíveis nos sites dessas secretarias ou nos próprios postos.
7. Solicitação de licença sanitária
A licença sanitária deve ser solicitada à Secretaria Estadual de Saúde – Vigilância Sanitária.
8. Vistoria das condições de segurança e proteção contra incêndio
feita pelo Corpo de Bombeiros, e tem como objetivo verificar se o local onde a futura empresa vai ficar instalada está adequado às normas mínimas de segurança contra incêndio.
9. Alvará de licença de funcionamento da Prefeitura
O alvará é um documento essencial para abrir uma empresa, sendo emitido pela prefeitura da cidade, que autoriza o funcionamento de uma empresa conforme o local e a atividade.
Geralmente é necessário apresentar os seguintes documentos:
– Consulta prévia de endereço aprovada;
– Cópia do Contrato Social;
– Cópia do CNPJ;
– Cópia do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), para prestadores de serviço;
– Laudo dos órgãos de vistoria.
10. Inscrição no sindicato patronal
A empresa deve inscrever-se no sindicato que represente sua categoria, de acordo com o ramo de atividade que ela desenvolve. Uma vez feito o registro, ela deverá recolher o imposto sindical. A inscrição sindical é obrigatória, e o benefício que o empresário tem é o de poder participar das decisões e defender seus direitos, organizado como classe.
 
Situação 2: Defina o nome fantasia e o nome empresarial para o seu negócio.
Nome fantasia: Coco Loco
Nome empresarial: Coco Loco Lojas de Bolos Ltda.
Situação 3: Imagine que, certo dia, você encontrou um forno industrial que há muito tempo procurava. Como ele estava na promoção, você não queria perder a oportunidade de comprá-lo. No entanto, estava sem o cartão de crédito empresarial e sem o número do CNPJ. O vendedor sugeriu que você pagasse com seu próprio dinheiro, e, depois, faria o reembolso com o dinheiro da empresa. "Afinal, está tudo em casa". Você acha que poderia fazer isso? Justifique sua resposta.
R: Não. "Misturar" as despesas da pessoa física com o da jurídica não é uma boa prática, pois assim, será muito mais difícil fazer uma gestão financeira eficiente do negócio, além de que, no futuro, poder acarretar em problemas com a Receita Federal. O melhor seria separar as despesas da empresa das despesas pessoais, e evitar fazer o oposto disso.

Outros materiais