Buscar

Fichário Agenda 10 - Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agenda 10: Gestão de Pessoas
Na agenda 02, você estudou isso, vendo as ideias de Domenico de Mais, que diz que na sociedade pós-industrial o trabalho passou da atividade física para a intelectual, e da atividade de tipo repetitivo para a de tipo criativo.
Com base nessas reflexões, pense e registre no seu fichário
1. Por que o capital intelectual é considerado o bem mais importante nas organizações?
R: O capital intelectual hoje é bastante valorizado nas organizações. Os líderes começaram a perceber que, por mais automatizados que sejam alguns processos, toda empresa depende de pessoas capacitadas para cria-los e executa-los. Tornando-se o principal ativo para criar vantagens e diferenciais competitivos nas organizações.
2. Por que, na sociedade do conhecimento, a área de Recursos Humanos ganhou importância ainda maior?
R: A área de RH ganhou maior importância por ser aquela que vai criar condições para que o capital humano e o intelectual favoreçam as metas organizacionais. É justamente o RH que tem a responsabilidade de garantir que o investimento na capacitação garanta o aumento do potencial de todos os setores da empresa, além de atrair e reter os novos colaboradores.
 
3. Que critérios você considera mais importantes para garantir a motivação dos funcionários de uma organização? Por quê?
R: Tratar todos os funcionários com igualdade; reconhecer o valor de cada um; saber estabelecer metas; recompensar os colaboradores devido ao alcance de um objetivo (com bônus salarial, destaque como funcionário do mês, por exemplo); investir em treinamentos; dar feedbacks; dar autonomia; proporcionar um ambiente de trabalho agradável, são estratégias que incentivam a motivação dos colaboradores, e contribuí não só para o crescimento profissional deles como também da própria empresa.
4. Com o trabalho sendo realizado cada vez mais pelas máquinas, como evolui a ação do ser humano? Há lugar para todos no mercado de trabalho? Como deve ser uma sociedade que garante funções menos braçais para o trabalho do homem?
R: As máquinas não necessariamente irão substituir os humanos. Embora elas passam a cumprir algumas funções, novos postos são criados automaticamente, gerando mais demanda de trabalho. 
Cabe ao profissional se adequar para o novo cenário. Investir em se manter sempre atualizado e estar sempre em busca do aperfeiçoamento de suas competências, é o caminho para se diferenciar e conquistar um lugar no mercado de trabalho.

Outros materiais