Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Caso Matsushita
Questões: 
1) Com base no caso apresentado, quais conhecimentos podem ser classificados como tácitos e quais podem ser classificados como explícitos? 
O Conhecimento explícito seria criar uma máquina de pães, mas sem os processos adequados para que a massa de certo, ou seja, de forma mecânica, como acha que é certo fazer. Já o que pode ser considerado como conhecimento tácito é nada mais do que a experiencia, aprender todo o processo da massa, o porque dela ficar daquele jeito porque é a partir dos erros que começam os acertos são experiencias que não somos capazes de documentar, no texto é destacado que a companhia buscou a ajuda de um padeiro então foram trocadas essas experiencias.
2) Identifique os quatro processos de conversão do conhecimento presentes na experiência a Matsushita no desenvolvimento do novo produto.
Socialização – Ikuku, o responsável pelo sistema resolveu buscar experiencias de profissionais do ramo (padeiro), para aprender todo o processo correto.
Externalização – Após aprender e observar todo o processo, ele anotou em um papel para a memorização e realização dos ajustes da maquina
Combinação – Ele precisou observa o modo como o padeiro fazia a massa para mandar o mesmo comando para a máquina.
Internalização – E foi com essa combinação que ele descobriu de forma correta como a massa sairia perfeita e com todas as informações, ele as processou na máquina.
3) Considerando a organização na qual você trabalha, procure identificar como ocorrem os processos de conversão de conhecimento. Se possível, apresente exemplos.
Fábrica de Chaves e ferragens– Setor de televendas 
Socialização – Interagir com o Cliente e Identificar qual a cidade dele para repassar ao vendedor da área. 
Externalização – Recolher as informações pessoais do cliente e perguntar qual produto necessita. 
Internalização – Passar os dados para os vendedores para assim melhor atender o cliente e oferecer a ele o produto que necessita da forma que lhe agrade
Combinação – Ao final da compra dos clientes, alterar para as promoções do mês ou semana, oferecer um numero maior de produtos por preços menores, auxiliar o vendedor para finalizar o processo

Mais conteúdos dessa disciplina