Buscar

Metodologia da Pesquisa (AOL 5)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Yasmin Vitória Moura da Silva 
Curso: Direito | Turma: A | Turno: Noite 
Metodologia da Pesquisa 
Letra A 
Jogos pedagógicos representam jogos que estimulam o raciocínio cognitivo, assim como a diversão, e ao mesmo tempo, podem ser capazes de contribuir para o ensino da Metodologia de Pesquisa. Relação entre Jogos Pedagógicos e Metodologia de Pesquisa Jogos pedagógicos são bastante comuns no espaço educativo, no sentido de serem caracterizados como processos que estimulam tanto o lúdico, quanto a cognição. Em virtude da melhora cognitiva, podem ser associado ao ensino de Metodologia de Pesquisa, no sentido de compreender a importância dos métodos, técnicas e organização, em geral.
Letra B 
1- Os jogos educativos estimulam o aprendizado para trabalhar em equipe;
2- Jogos educativos como importante ferramenta para o melhorar o ensino e aprendizado;
3- O desenvolvimento da criatividade;
4- Melhora da coordenação motora; 
5- estimula a aprender com os erros.
O jogo pode se tornar um grande aliado no trabalho pedagógico, possibilitando o desenvolvimento do aluno, a sua aprendizagem e a construção de conhecimentos que realmente tenham significado para si mesmo, favorecendo o processo de alfabetização e letramento. Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
Reflexão 
Ao longo da história da Educação, o professor era um mero transmissor de informações, e o aluno era um agente passivo da aprendizagem, ou seja, não se levava em conta seu interesse. Com as mudanças atuais, parte-se do pressuposto de que o interesse do aluno é fundamental para que ocorra a aprendizagem. Assim, as metodologias de ensino tiveram que ser repensadas.
Na área da educação, inicialmente, os jogos pedagógicos eram considerados uma atividade essencialmente inútil. Mas com o avanço das pesquisas, sobretudo, na área da neurociência, os jogos pedagógicos são reconhecidos como forma de observar a criança em toda sua autenticidade. A tendência, portanto, é que ele seja cada vez mais inserido nos métodos de ensino, desde o fundamental até a graduação. Nesse contexto, os jogos educativos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas no ensino de diversas disciplinas.
 Eles ajudam as crianças, adolescentes e até os adultos a construírem suas novas descobertas, desenvolvem e enriquecem a personalidade e simbolizam um instrumento pedagógico que coloca o professor na condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.
A aprendizagem tem que acontecer prazerosamente para que a criança, adolesce e o adulto conheça o mundo em sua volta e saiba qual é o seu papel para fazer a sociedade melhor. No entanto, essa aprendizagem pode acontecer de diversas maneiras, entre elas na sala de aula: com ensino tradicional de voz e giz ou com auxílio de jogos educativos como estratégia de ensino. Pode-se aprender, portanto, de forma lúdica, contanto que o educando não seja um mero espectador, e sim um participante fundamental para a construção do seu próprio conhecimento. O ser humano é movido pela motivação e, sentindo-se importante, irá ter um desenvolvimento cognitivo mais dinâmico.

Outros materiais