Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Aspectos Biologicos na Educação Fisica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Atente para a afirmação: 
“O corpo e seus segmentos se movem nos planos de movimento em torno dos eixos de movimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOUGLUM, Peggy A; BERTOTI, Dolores B. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. Barueri: Pearson  Education do Brasil, 2014. Página 5. 
Considerando a afirmação e os conteúdos do texto-base Cinesiologia Clínica de Brunnstrom, capítulo 1, assinale a alternativa que apresenta um movimento articular realizado no plano anatômico horizontal ou transverso:
Nota: 10.0
	
	A
	Flexão de cotovelo.
	
	B
	Extensão de joelho.
	
	C
	Abdução de ombro.
	
	D
	Rotação lateral de quadril.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o texto-base, “Os movimentos que ocorrem nesse plano são: rotação medial e lateral (quadril e ombro); pronação e supinação (antebraço); eversão e inversão (pé)” (Cinesiologia clínica de Brunnstrom, cap.1, pag. 6).
	
	E
	Flexão lateral de tronco.
Questão 2/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Considere a citação: 
“Se observamos o sarcômero em repouso, veremos um conjunto de filamentos finos e grossos parcialmente sobrepostos. Durante o ciclo de contração, os dois tipos de filamento conservam seu comprimento original.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Histologia. Org. Gentileza Santos Martins Neiva. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, p.77.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Histologia – Tecido Muscular, unidade II sobre a energia necessária para a contração muscular, é correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	A energia para a contração muscular é proveniente da miosina.
	
	B
	A quebra da molécula de ATP fornece a energia necessária à contração muscular.
Você acertou!
Comentário: “Na cabeça do filamento grosso há também a enzima que catalisa a quebra do ATP necessária para que a contração muscular aconteça, dessa forma a energia química armazenada no ATP se transforma em energia mecânica” (texto-base, p. 77).
	
	C
	A actina fornece a energia necessária à contração muscular.
	
	D
	A contração muscular não necessita de energia para ocorrer.
	
	E
	O atrito entre os filamentos de miosina e actina fornece a energia para a contração muscular.
Questão 3/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o extrato de texto:
“Esses eixos de movimentos também são descritos em termos funcionais em referência à posição anatômica que consiste em uma posição estática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOUGLUM, P. A.; BERTOTI, D. B. Cinesiologia clínica de Brunnstrom. Barueri: Manole, 2014. p. 6. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Cinesiologia clínica de Brunnstrom: capítulo 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a posição anatômica:
Nota: 10.0
	
	A
	Posição em pé, com os pés, joelhos, corpo e cabeça voltados para a frente e os ombros em rotação, de forma que as palmas das mãos estejam voltadas para a frente e os dedos estendidos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “A posição anatômica é universalmente descrita como a posição em pé, com os pés, joelhos, corpo e cabeça voltados para a frente e os ombros em rotação, de forma que as palmas das mãos estejam voltadas para a frente e os dedos estendidos” (texto-base, p. 5).
	
	B
	Posição em pé, com os pés, corpo e cabeça voltados para a frente, joelhos flexionados e os ombros em rotação, de forma que as palmas das mãos estejam voltadas para a cima e os dedos estendidos.
	
	C
	Posição deitada, com os pés, joelhos, corpo e cabeça voltados para a cima e os ombros em rotação, de forma que as palmas das mãos estejam voltadas para a baixo e os dedos estendidos.
	
	D
	Pposição em pé, com os pés, joelhos, corpo e cabeça voltados para a trás e os ombros em rotação, de forma que as palmas das mãos estejam voltadas para a frente e os dedos flexionados.
	
	E
	Posição deitada, com os pés, corpo e cabeça voltados para a cima, joelhos flexionados e os ombros em rotação, de forma que as palmas das mãos estejam voltadas para a baixo e os dedos estendidos.
Questão 4/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o fragmento de texto:
“Essa união possibilita que a contração de fibras individuais afete o músculo todo. É também pelo tecido conjuntivo que a força de contração é transmitida aos tendões, aos ligamentos e aos ossos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEIVA, G. S. M. Histologia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 74.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Histologia – Tecido Muscular sobre a força da contração muscular, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A força da contração muscular depende da quantidade de ATP disponível.
	
	B
	O tipo de fibra muscular determina a força de contração.
	
	C
	Quanto menor é o número de fibras musculares recrutadas, maior é a força de contração.
	
	D
	A força da contração muscular é regulada pela quantidade de fibras estimuladas pelos nervos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “A força da contração muscular pode ser regulada pela variação do número de fibras estimuladas pelos nervos: o recrutamento de um grande número de fibras vai gerar mais força que o recrutamento de uma ou algumas” (texto-base, p. 74).
	
	E
	A quantidade de mitocôndrias presentes na fibra muscular determina a força de contração.
Questão 5/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o texto:
Para dar parâmetro aos movimentos realizados pelo ser humano devemos considerar os planos e eixos convencionados a partir da posição anatômica.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando texto e os conteúdos do texto-base Cinesiologia clínica de Brunnstrom: capítulo 1, relacione corretamente os planos às suas características:
1. Recebe este nome por ser um plano paralelo ao horizonte e ao solo.
2. São movimentos articulares deste plano a flexão e extensão de pescoço e ombro.
3. Divide o corpo nas partes anterior e posterior.
( ) Plano horizontal ou transverso.
( ) Plano frontal ou coronal.
( ) Plano sagital.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	2 – 1 – 3.
	
	D
	1 – 3 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é 1 – 3 – 2. De acordo com o texto-base: “[1] O plano horizontal ou transverso é assim denominado por ser paralelo ao horizonte e ao solo (plano XZ). [2] Divide o corpo nas partes anterior e posterior. [3] Os movimentos que ocorrem nesse plano são: flexão e extensão de pescoço, ombro e cotovelo” (texto-base, p. 6).
	
	E
	3 – 1 – 2.
Questão 6/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem em seu contexto original, ela está disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dumbbell-lateral-raises-1.png. Acesso em: 14 dez. 2020.
Considerando a imagem e os conteúdos do texto-base Cinesiologia clínica de Brunnstrom: capítulo 1, assinale a alternativa que corresponde corretamente à nomenclatura do movimento realizado na imagem:
Nota: 10.0
	
	A
	Supinação.
	
	B
	Abdução de ombro.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. A imagem refere-se o movimento de abdução de ombros, que ocorre no plano frontal. Abdução pode ser definida como o movimento de um segmento ósseo que se afasta da linha medial. A esse respeito, o texto-base diz que: “O movimentos que ocorrem no plano frontal são: abdução e adução (quadril, ombro e dedos) [...] A abdução é o movimento ou posição de um segmento que se afasta da linha medial [...]” (texto-base, p. 6-9).
	
	C
	Flexão de cotovelo.
	
	D
	Desvio ulnar.
	
	E
	Pronação.
Questão 7/10 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Atente para o extrato de texto: 
“ A sobrevivência humana depende de diversos tipos de movimento: contrações rápidas e de curta
Página12