Buscar

ação de consignação de pagamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
NA ESFERA TRABALHISTA
Andrea, Daniel e Vivian Direito do Trabalho II 
*
O QUE É?
Segundo o doutrinador Silvio de Salvo Venosa, o objetivo precípuo da ação é elidir a mora do devedor, utilizando-a como forma de pagamento que objetiva extinguir a obrigação quando o credor apresenta resistência em receber ou não pode ser localizado. 
*
Tem cabimento nos casos de dívida:
Líquida;
Certa e
Exigível.
*
Art. 335, CCP.
A consignação tem lugar:
I - se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma;
II - se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos;
III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil;
IV - se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento;
V - se pender litígio sobre o objeto do pagamento.”
*
NA ESFERA TRABALHISTA
Segundo o professor Sergio Pinto Martins atualmente não se discute mais o cabimento da consignação dentro da justiça do trabalho.
*
No processo trabalhista a ação de consignação em pagamento é geralmente utilizada pelo empregador, que para evitar pagamento de juros e correção monetária ao empregado que se recusa ou está ausente, para receber e dar quitação, de salários, verbas rescisórias, comissões ou percentagens de natureza salarial.
*
VÍDEO
*
EXEMPLOS DE CABIMENTO
NA ESFERA TRABALHISTA
Despedida sem justa causa e o empregado não quer receber nem dar quitação.
 Empregado deixa de comparecer ao local do trabalho para receber o salário.
Tornou-se o obreiro incapaz, declarado ausente, mudou-se para local incerto ou não sabido.
Dúvida sobre quem pode receber as verbas em nome do empregado falecido.
Pendendo litígio entre o funcionário e seu credor por alimentos.
*
PARTICULARIDADES DA AÇÃO NA ESFERA TRABALHISTA
Art. 477, §2º da CLT - não extinguindo a pretensão de receber quaisquer outras quantias que não a consignação não tenha abrangido;
Audiência de conciliação - exigência na esfera trabalhista; 
Quitação Parcial – sendo a diferença do depósito apurada nos próprios autos da ação. 
*
PROCEDIMENTO:
Partes legítimas;
Competência;
Forma;
Prazos dos recursos;
Sentença.
*
JURISPRUDÊNCIA
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. CABIMENTO. Nos termos do ar. 890 do CPC, a ação de consignação encontra cabimento para conferir efeito de pagamento tanto de quantia quanto de coisa devida. Hipótese em que, embora a consignante não deposite qualquer valor ao consignatário, referindo inexistir saldo rescisório devido ao empregado, houve a entrega da CTPS do trabalhador, tendo a presente ação o efeito de declarar extinta a obrigação da consignante de entregar o documento ao empregado. (TRT da 4ª Região, 9a. Turma, 0000073-29.2012.5.04.0029 RO, em 04/10/2012, Desembargador André Reverbel Fernandes - Relator. Participaram do julgamento: Desembargadores João Alfredo Borges Antunes De Miranda e Manuel Cid Jardon)
*
EXTINÇÃO DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Nos termos do art. 335, I, do Código Civil, é cabível o ajuizamento de ação de consignação em pagamento quando o credor não puder ou recusar-se a receber o pagamento ou dar quitação na devida forma. Não é esta a hipótese dos autos, pois a pretensão da consignante é obter a homologação da rescisão, não incumbindo à Justiça do Trabalho a respectiva homologação, uma vez que se trata de ato administrativo de atribuição do Sindicato ou da Delegacia Regional do Trabalho. Recurso não provido. (TRT da 4ª Região, 11a. Turma, 0000612-67.2012.5.04.0781 RO, em 25/10/2012, Desembargadora Flávia Lorena Pacheco - Relatora. Participaram do julgamento: Desembargadores João Ghisleni Filho e Ricardo Hofmeister De Almeida Martins Costa)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais