Buscar

Resumo Medidas e avaliações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Medidas e avaliações.
Aula 1: Introdução: É de suma importância saber empregar técnica e instrumentos para medir é avaliar determinadas características ou habilidades com precisão. Evolução e prognóstico.
Resulta em precoce calçado em bases cientificas e com credibilidade. Fundamentação.
Histórico: 1400 a.c. Hipócrates com classificação morfologia (Físico ou delgado, apoplético ou musculosos), século XVIII, universidade de Pádua, surge nome antrometria. 1930 desenvolvimento do compasso para medir gordura corporal. 1972 inicia termo cineantropometria. 1976 congresso cientifico olímpio (Montreal), especialidade. 1980 desenvolvem-se os principais métodos de avaliação e mensuração (US, TC, bioimpedância e DEXA).
Dimensões da saúde:
· Físicas: Que englobam a presença/ausência de doenças, a alimentação, a não aderências e hábitos nocivos e o correto do sistema de saúde.
· Emocional: Que se refere ao gerenciamento das tensões e do estresse, a autoestima e entusiasmo em relação a vida.
· Social: Que envolvam qualidades nos relacionamentos e equipamentos e equilíbrio com o meio ambiente.
· Profissional: Considerando-se satisfação com o trabalho, desenvolvimento constante e reconhecimento do valor do trabalho realizado.
· Intelectual: Significando a utilização da criatividade sempre que possível, expandindo o conhecimento.
· Espiritual: Indicando um propósito de vida, baseado em valores, ética e com pensamento otimista.
· Financeira: Ter ganhos suficientes.
Capacidade funcional: Indica a habilidade do paciente de desempenho trabalho e é tradicionalmente medida comparando o pico de capacidade de exercícios do paciente com o pico esperando para sua idade e gênero.
Aptidão físicas: Capacidade de realizar tarefas diárias da vida em condições físicas e psicológicas satisfatórias de acordo com as necessidades exigidas pela atividade sem cansar. Estado dinâmico de energia e vitalidade que permite as pessoas realizarem, além das atividades do comtiano, atividades de lazer e enfrentar situações de emergência sem a presentar fadiga.
Abordagens: Aptidão físicas relacionada à performance motora: Que inclui os componentes necessários para a obtenção de uma performance máxima no trabalho ou nos esportes.
Aptidão física relacionada a saúde: Que englobam as características que possibilitam maior energia para a realização de tarefas diárias, laborais e de fazer e que, como consequência, proporciona um menor risco de desenvolvimento de doenças crónica degenerativas associadas ao sedentarismo.
Importância da avaliação em reabilitação: A realidades funcionais do individuo com incapacidades. O profissional de saúdes dever ser apto a mensurar as habilidades funcionais de forma que os usuários de seus serviços compreendam a colaborem.
Conceitos básicos: Testes/Medidas/Avaliações.
Teste: É um instrumento, procedimento ou técnica usados para se obter uma informação. Os testes são os meios pelos quais obtemos ou individuo no caso da avaliação física, um teste é o meio (instrumento) que fornece ao avaliador dor informações (dados) sobre o avaliado.
· Tipos: Escrita/observação/performance.
· Fisioterapia: Especiais/específicos.
Nenhum teste ou medida é perfeito: Deve sempre haver o teste para que possamos avaliar o desempenho.
Proes-Br/Projeto esporte brasil. Teste referentes aptidão física relacionada a saúde: Massa corporal/Estatura/Índice de massa corporal (IMC)/envergadura/Flexibilidade (sentar e alcançar) /Forças resistência (Abdominal)/ Resistencia geral (9 min).
Teste referente ao desempenho motor: Forças explosivas de membros inferiores (Salto horizontal). Força explosivas de membros superiores (Arremessão de medicineball). Agilidade (teste de quadrado). Velocidade de deslocamento (corrida de 20 metros). Resistencia geral (9 min).
Teste de salto horizontal: 
· Classificação: Fraco/Regular/Bom/Muito bom/Excelente.
· Resultados: <2,30/2,30-2,49/2,49-2,69/2,70-2,89/>2,70.
Medida: É o processo para coletar as informações obtidas pelo teste. Atribuindo um valor numérico. Devem ser precisas e o objetivas. As medidas são as respostas (dados) obtidas por intermédio dos testes e observações. Estas medias podem ser numéricas ou não.
Avaliações: Determina a importância ou o valor da informação coletada a classificam os avaliados. É a interpretação dos resultados obtidos pelas medidas clássicas, ou comparação de qualidade do indivíduo, com alguns critérios pré-estabelecidos. Faz comparação com algum padrão.
	Identificação
	Especiencação
	Aplicação
	Relevância
	Cineantropometria
	Para o estudo homens
	Para ajudar o entendimento
	Complicações para
	Mensuração do movimento humanos
	Tamanho
	Crescimento
	Educação
	
	Forma
	Exercício
	Medicina
	
	Proporção
	Performance
	Governo
	
	Composição
	Estado nutricional
	Trabalho/Esportes
A avaliação é o verdadeiro objetivo da realização da obtenção das medidas feitas através da interpretação e julgamento do doa avaliador serão obtidos os resultados e conclusões acerca de um atributo ou objetivos. Classifica os avaliados. Reflete o progresso. Indica se os objetivos estão ou não sendo atingidos. Reflete e filosofia, metas, objetivos esperados. Comparação com algum padrão ou população.
Avaliar quem: Crianças, jovens, adultos, idoso. Indivíduos ativos, sedentários, desportistas e atletas. Paciente em recuperação de uma patologia disfunção, traumas e/ou cirurgias. Indivíduo portador de necessidades especiais.
Quem avaliar: 
· Variáveis médicas: Histórico médico, pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura níveis de lipídios sanguíneos, glicose e etc.
· Variáveis antropométricas: Composição corporal, somatotipo, índices antropométricos estados nutricional, crescimento e desenvolvimento.
· Variáveis metabólicas: Sistema energético aeróbio, anaeróbico lático e alático.
· Variáveis neuromusculares: Forças, potencia, RML e Flexibilidade.
· Variáveis técnicas: Biomecânica do movimento, eficiência técnica. 
· Variáveis psíquicas: Ansiedade, motivação, inteligência, personalidade.
Técnicas psíquicas: Observação: Permite ao profissional conseguir informações sobre atitudes, hábitos devidos diária ajustamento social, qualidades de adequação e aderências ao tratamento, habilidades físicas, etc. Ficha de avaliação/Lista de checagem/Escala de classificação.
Inquirição: Indagar, pesquisar, fazer perguntas: Questionários/Entrevista/Sociograma.
Testagem: Conjunto de provas e testes para apreciar o desenvolvimento. Geralmente os testes padronizados são organizados em baterias de testes e comercialmente distribuídos dentre os testes padronizados encontram-se os de inteligência, os vocacionais, os de personalidades e os de aptidão, onde estão incluídos os antropométricos, os físicos e motores e os cardiorrespiratórios.
Instrumento utilizados na avaliação física: Esfigmomanômetro e estetoscópio/Balança/Estadiometro/fita métrica, paquímetro e compasso de dobras cutâneas/Ergômetro (campo, banco, bicicleta ergométrica e esteira) /Maquina de lactato, bioimpedância e etc./Simetógrafo. 
Tipos de avaliação:
Diagnostica: Conhecemos a situação em que se encontra determinado individuo ou grupo, em relação a uma ou diferentes variáveis (Pontos, fortes e fracos).
Formativa: Procura, durante todo decorrer do processo, saber e informar ao objetivo de estudo o que esta ocorrendo a fim de dinamizar ao máximo o processo ensino aprendizagem (Progresso de performance).
Somativa: Analisa o individuo no final do processo afim de darmos um conceito ou uma nota (Quadro evolutivo).
Como avaliar: Selecione teste e medidas/Conheçamos bem e uma gama variada/Prepare dispositivos de coleta, tratamento e armazenamento de dados/Relacione os dados com padrões e aceitos internacionalmente/Emite o seu laudo sobre essas medidas.
Fatores de influência: Número de avaliados e de avaliadores/Necessidades ou não de demonstração/Tempo de duração de demonstração/Forma de coleta de dados/Ordem fisiológico dos testes/Hereditariedade/Estado de saúde/Hábitos alimentares/Níveis de atividades física habitual.
Tipo de avaliação: I-) Dimensão morfológico/II-)Dimensão funcional/III-) Dimensão fisiológica/IV-) Dimensão comportamental.
I-) Dimensão morfológica: Índice de massa corporal/Relação cintura e quadril/ Composição corporal/Índice de conicidade/Densitometria/Somatotipia).
II-) Dimensão funcional: capacidade aeróbica/capacidade anaeróbica/Flexibilidade/Resistencia muscular localizadas/Forças.
III-) Dimensão fisiológica: Pressão arterial/Glicemia/Lipoproteínas.
IV-) Dimensão comportamental: Tolerância ao estresse/Ansiedade/Depressão.
Critérios de seleção de testes/Confianças ou fidedignidade: Indica o grau de precisão com que determinada característica é a validade. É a habilidade do teste de produzir medidas semelhantes, tomadas pelo mesmo avaliador, em diferentes ocasiões.
Reprodutibilidade/Fidedignidade: Forma de determinação. Comparação de resultados dependentes (TESTE X RETESTE), coeficiente de correlação de Pearson (r>0,70)Reprodutivo não significação válido.
Objetividade: Manutenção de resultantes de resultados semelhantes a uma avaliação, quando mesma é aplicada em um mesmo indivíduo através de diferentes, avaliadores habilidade do teste em produzir escores similares para dado indivíduo, quando o mesmo teste é administrado por diferentes avaliadores. 
É o grau que esperamos de consistência nos resultados, quando o teste é aplicado por diferentes avaliadores na mesma a mostra. 
Forma de determinação: Comparação de resultados pelos coeficientes de correlação de Pearson (r>0,90).
Validade: São representações precisas das características que se pretende medir. Nem todo instrumento de medias que apresenta confiabilidade tem validade, mas todo aquele que tem validade também apresenta confiabilidade, indicada pela capacidade de um teste mensurar com máximo precisão possível uma determinada variável. Um teste é valido quando o mesmo mede os objetivos proposto. É a habilidade de teste para mensurar precisamente com mínimo de erros, os componentes de aplicado física específica que o mesmo pretende medir. É a determinação do grau em que o teste mede aquilo que se propõe a medir

Continue navegando