Buscar

metodologia e conteudos basicos de lingua portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-O ensino da Matemática passou por muitas mudanças ao longo das décadas. Nas décadas de 1940 e 1950, o ensino era baseado no raciocínio dedutivo e na memorização de conteúdos, o conhecido ensino tradicional, que exigia do aluno a memorização dos conteúdos. De acordo com o ensino atual da matemática, analise as sentenças a seguir: 
I- A matemática atual ainda contempla conteúdos e métodos tradicionais, causando desmotivação e evasão escolar.
II- O ensino da matemática prioriza o resultado dos testes e das provas, ressaltando ser o parâmetro norteador da aprendizagem dos alunos.
III- Os métodos aplicados para a compreensão da matemática são diferenciados e atualizados, possibilitando ao aluno fazer relação com o seu cotidiano.
IV- A dificuldade no aprendizado da matemática não é só uma responsabilidade do professor e nem só do aluno, mas um problema histórico.
As sentenças I, II e IV estão corretas.
Questão 2
Os substantivos próprios são palavras que particularizam os seres.Considerando somente frases que contêm um substantivo próprio, assinale a alternativa INCORRETA:
Diversos personagens do folclore brasileiro são de origem indígena.
3-A necessidade de comunicação é inegável e, a cada dia que passa, o homem diversifica as possibilidades de interação com quem vivencia. O homem dispõe de recursos verbais e não verbais para se comunicar. Não é somente por meio da escrita que a comunicação é possível, e como exemplo podemos citar o semáforo, que com as cores é capaz de transmitir mensagens até para quem não conhece as palavras. Música, dança, pintura e mímica também são exemplos desse tipo de comunicação. Desta maneira, os sujeitos dispõem de recursos verbais e não verbais para se comunicar. Sobre estes recursos, analise as seguintes sentenças:
I- O código verbal é aquele que comporta a fala ou a escrita, que se manifesta por palavras. 
II- A linguagem não verbal é uma forma de comunicação que pode ser estabelecida a partir da pintura, da mímica, da dança, do alfabeto dos surdos-mudos, dos sinais luminosos, entre outros.
III- O homem representa o mundo, exprime seu pensamento, comunica-se e influencia os outros. Para tanto, faz uso somente da linguagem verbal.
IV- Podemos dizer que um mesmo fato poderá ser transmitido através do código verbal ou não verbal, ou seja, a linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Assinale a alternativa CORRETA:
 As sentenças I, II e IV estão corretas.
Questão 4
Parece impossível pensar a humanidade sem as formas de linguagem, pois é o suporte para o compartilhamento de experiências, saberes, sentimentos, cultura e conhecimento. Além disso, a linguagem se materializa em diferentes textos. Uma dessas formas textuais são os emojis, Com que tipo de linguagem os emojis se configuram?
A) Linguagem não verbal.
Questão 5
As pessoas se comunicam o tempo todo, por meio de desenho, pintura, escrita, por gestos, telefone, internet, dentre outros. Antes de refletirmos sobre os elementos envolvidos no processo da comunicação, é essencial que recordemos que o linguista russo Roman Jakobson (1974) caracterizou seis funções de linguagem, ligadas a todo o processo comunicativo: a função referencial, cuja ação resulta na objetividade da informação; a emotiva ou expressiva, na qual são encontradas as opiniões ou emoções daquele que profere a mensagem; a função conativa ou apelativa, que possui como principal objetivo influir no comportamento dos participantes; a fática, que, por sua vez, mantem acessível o diálogo entre os interlocutores; a denominada função poética, ocorre quando a construção e a elaboração da mensagem é pensada a partir do literário; e a função metalinguística, que acontece quando o código explica um elemento do próprio código. Diante dessa afirmação, marque a alternativa correta com relação aos elementos da comunicação.
 Emissor, receptor, destinatário, canal de comunicação, mensagem, referente.
Questão 6
Os gêneros textuais são vários, e os tipos textuais podem ser classificados em textos narrativos, argumentativos, descritivos e injuntivos. Eles devem fazem parte do cotidiano e devem ser explorados no espaço escolar, com o intuito de favorecer a criticidade e o desenvolvimento linguístico do educando. A respeito dos elementos do texto narrativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Texto descritivo - na linguagem profissional, seu uso é frequente em relatórios, termos de audiências e atas, dentre outros.
( ) Texto descritivo - estrutura-se a partir da apresentação, também conhecida como início, na qual o autor apresenta parte do ambiente, algumas circunstâncias e personagens presentes na história.
( ) Texto descritivo - faz uso da linguagem para representar a imagem de alguma cena, seres ou objetos. É adotar o ato de descrever.
( ) Texto descritivo - visa à organização do texto, quem escreve capta a realidade a partir de um ponto de vista, organizando as ideias no intuito de informar o leitor, convencê-lo, transmitir impressões, sentimentos e emoções. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 F - F - V - V.
Questão 7
O trabalho com gêneros converge para o que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere ao fazer pedagógico, ou seja, exploração dos mais variados gêneros. Todavia, a classificação dos textos quanto à tipologia é bem variada, os gêneros textuais são inúmeros e os tipos textuais podem ser classificados em diferentes textos. Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A narrativa estrutura-se a partir da apresentação, também conhecida como início, na qual o autor apresenta parte do ambiente, algumas circunstâncias e personagens presentes na história.
( ) Na organização desse tipo de texto, quem escreve capta a realidade a partir de um ponto de vista, organizando as ideias no intuito de informar o leitor, convencê-lo, transmitir impressões, sentimentos e emoções.
( ) Um texto argumentativo pode ser analisado a partir de uma intenção. A intenção institui um tipo de texto que, geralmente, requer uma resposta direta ou indireta do receptor. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 V - V - F.
Questão 8
É aquele que fala ou escreve a alguém, aquele que emite uma mensagem, considerado como fonte da informação. A que estamos nos referindo?
Emissor.
9-A palavra gênero tem sido usada desde Platão, para diferenciar o modo pelo qual os textos se caracterizam como gênero lírico, dramático e épico. Faraco (2003, p. 108). Os gêneros textuais são inúmeros e os tipos textuais podem ser classificados em textos narrativos, argumentativos, descritivos e injuntivos. Considerando as principais características de cada uma dessas tipologias textuais, analise as sentenças a seguir e marque somente a alternativa INCORRETA:
O tipo de texto que , requer uma resposta direta ou indireta do receptor e é organizado de modo a incidir diretamente sobre os sentidos é chamado de texto argumentativo.
Questão 10
A forma como atualmente vem sendo abordado o ensino da matemática em sala de aula, em alguns casos, não proporciona aos alunos associar esse conhecimento com as suas atividades diárias. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
As aplicações práticas para a compreensão da matemática geralmente são deixadas de lado durante as aulas. Isso dificulta ainda mais para os alunos estabelecerem uma ligação com os conteúdos ensinados.

Continue navegando