Buscar

Correlação entre Direito e Justiça (imprimir)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Correlação entre Direito e Justiça.
Fundamentais uma à outra, o direito e a justiça nasceram ao mesmo tempo e possuem um tronco etimológico em comum. O que não fazem delas sinônimos, na verdade, agem de maneira equilibrada para moldar uma justiça que seja “realmente justa”.
Dessa forma, faz-se necessário em meio comum, socialmente dito, a criação de um conceito de Direito para lidar com questões de justiça em relação à conduta humana: tem-se então o Direito Alternativo, maleável no que diz respeito às suas configurações e normas, tornando-se assim em permanente formação. 
Quando ligado com pretensões autenticas da comunidade, há aí uma nítida relação com o ideal do que se considera justiça. Este Direito, usado para se chegar à justiça, pode ter uma sentido democrático ou bárbaro, para isso, depende de qual seja o tipo de seu adepto.
Perelman identificou algumas formas de manifestação da Justiça: “a cada qual segundo seus méritos; a cada qual segundo suas obras; cada qual segundo suas necessidades; cada qual segundo sua posição e a cada qual segundo o que a lei lhe atribui”. Vê-se assim, nessa definição, um conceito de justiça baseadas em condutas concretas, bastante representada por aqueles jurados do filme “11 homens e uma sentença”. Interpretada e aplicada dessa forma, a justiça tudo pode ser, menos justa. 
Airton Pereira Lopes - 1º Período

Outros materiais